Prefeitura amplia iluminação na entrada da cidade pela Avenida Tancredo Neves

Mais um ponto bastante movimentado de Rio Claro está ganhando nova iluminação pública. Com a ampliação, quem transita à noite pelas imediações da praça Silvério Scatolin, na entrada da cidade, pela Avenida Tancredo Neves, terá mais segurança. “O trânsito ficará mais seguro, os pedestres terão mais tranquilidade para andar naquela região e o visual da praça ficará mais bonito”, enumera o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que as obras de melhoria da iluminação pública têm sido feitas de maneira constante pelo governo municipal desde o ano passado.

Postes antigos da praça, menores, foram retirados e postes mais adequados foram implantados pela prefeitura. São 13 novas luminárias, com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts de potência. “É um grande ganho em luminosidade naquele trecho”, comenta o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima. As lâmpadas antigas eram mistas, de 250 watts.

A troca das luminárias está sendo feita pela empresa Selt, contratada pela prefeitura para realizar os serviços de iluminação pública no município. “Mesmo com as chuvas da quarta-feira (24) atrapalhando, conseguimos realizar uma boa parte do trabalho”, comenta o secretário.

Os investimentos da prefeitura na iluminação pública têm atendendo várias regiões da cidade e locais de grande concentração de pessoas. Na semana passada o município entregou obras de revitalização na praça Dalva de Oliveira, que incluíram ampliação da iluminação pública. Na semana anterior, poste em via do Jardim Nova Rio Claro que estava sem iluminação ganhou duas luminárias. No mês passado, a Rua 19 do Jardim Novo foi atendida com a troca de 13 luminárias e, além disso, a Avenida Marginal do bairro ganhou 12 novos braços de iluminação e 44 substituição de lâmpadas amarelas de 100 watts por brancas de 250 watts. Também no mês passado, a prefeitura ampliou a iluminação pública na Rua Maria Ferraz Pereira, antiga Rua 1, no distrito de Assistência, que dá acesso à rodovia que liga o município à Piracicaba. As lâmpadas de 70 watts de potência foram substituídas por lâmpadas de 250 watts, e cada braço agora tem duas lâmpadas.

Teatro infantil gratuito no sábado e domingo

Jardim Público e Lago Azul, em Rio Claro, terão nesse sábado e domingo (27 e 28), respectivamente, espetáculo de teatro infantil do projeto “Hoje tem teatro? Tem, sim, senhor!”. A peça “O passe e o gol” será encenada às 11 horas de sábado no Jardim Público e no domingo às 15 horas no Lago Azul.

“As apresentações são gratuitas e o espetáculo tem como uma de suas principais características a ampla participação do público, sendo voltado a todas as idades”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O texto da peça marca a estreia na literatura infantil do jornalista Juca Kfouri e tem como tema o futebol. “O Passe e o Gol” propõe discutir o relacionamento entre irmãos, no caso irmãos gêmeos, e a rivalidade tão comum entre eles. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? O texto permite refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, para que o projeto coletivo seja bem sucedido. Laerte Asnis é responsável pela adaptação, encenação e direção do espetáculo. E Valéria Peres Anis assina a direção musical e toca teclado. São 50 minutos de duração.

Na peça teatral, a partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão do saber ganhar e saber perder. Sugere, ainda, a exploração de temas como: o respeito às diferenças, a paz, o companheirismo e a união. Os irmãos gêmeos Joãozinho e Marinho se dão muito bem, mas não quando o assunto é futebol. Joãozinho joga como atacante e faz muitos gols; o irmão joga no meio campo, e tem a função de armar as jogadas. O problema de Joãozinho é não saber ganhar – se vangloria de ser artilheiro e menospreza o irmão. Seus pais tentam mostrar que esse comportamento não é correto, mas ele se recusa a entender. O conflito sofrerá mudanças radicais quando os dois são convocados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Na final do campeonato entre Preto e Branco Futebol Clube e Mascarados Futebol Clube, muitas surpresas acabam acontecendo. Todas favorecem a atuação de Marinho e mostram a Joãozinho a importância da união do grupo para o sucesso da turma.

O evento é realizado me parceria com o governo estadual, por meio do Proac; Cooperativa Paulista de Teatro; e Teatro do Grande Urso Navegante. O patrocínio é do Instituto Carlos Roberto Hansen, Tigre e Urbano.

Secretaria do Meio Ambiente abre inscrições para oficina de composteira doméstica

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está com inscrições abertas para a realização da primeira oficina de composteira. Marcada para às 9 horas do dia 10 de novembro, o evento será realizado na Sala Verde do Lago Azul, localizada próxima à entrada da Rua 2A.

“A atividade tem como objetivo ensinar a fazer uma composteira em casa, fazer uma reflexão sobre a quantidade de restos de comida que acaba sendo desperdiçada, além de ser uma forma de contribuir com o meio ambiente”, comenta o secretário do meio ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 02 de novembro, no link https://goo.gl/S7LmFq, sendo necessário informar nome, idade, e-mail, endereço e número de telefone. Terminado o preenchimento dos dados, o munícipe deve clicar em “enviar” que estará automaticamente inscrito no curso.

“Vamos enviar, na semana do evento, por e-mail, um lembrete sobre a realização da oficina. Por isso, é de extrema importância o preenchimento correto dos dados”, afirma Leonardo Andrade, gerente de conservações da secretaria e um dos responsáveis pelo evento. “A oficina é oferecida para pessoas de todas as idades e será emitido um certificado de participação para todos presentes”, acrescenta.

Para a oficina, a Secretaria pede aos participantes que estejam munidos com três potes vazios de sorvete de dois litros, sendo um com tampa, uma tesoura com ponta e uma torneira de bebedouro de plástico.

A composteira doméstica é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e micro-organismos transformam restos de alimentos em adubo em um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.

A ação também faz parte do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Equipe de handebol de Rio Claro é vice-campeã nos Jogos Infantis do Estado de São Paulo

A equipe masculina de handebol de Rio Claro conquistou a segunda colocação na modalidade na primeira edição dos Jogos Infantis do Estado de São Paulo, encerrados no último final de semana, em Jundiaí. O evento reuniu mais de 4 mil atletas da categoria sub 16 que disputaram medalhas no atletismo, basquetebol, handebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol e natação. A equipe de Rio Claro conta com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur).

De acordo com o coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, em um jogo da semi-final o atleta e capitão da equipe, Pedro Luis Peres Vila, sofreu um contato irregular do adversário, causando um sério acidente no jovem, o que prejudicou a equipe na final. “Ele recebeu uma pancada de forma irregular no peito durante um lance no ataque e teve perfuração no pulmão. Foi hospitalizado e não jogou a final, o que prejudicou a equipe por ser o capitão”, disse. O atleta foi homenageado pelo organizador do evento em Jundiaí.

O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza a equipe. “Mais uma vez esses jovens demonstraram toda garra e determinação que uma equipe pode ter. Lamento muito o ocorrido com o Pedro e espero que tenha uma breve recuperação. É preciso ter em mente que não vale tudo para ganhar uma competição, é preciso respeitar as regras e os adversários. Mas, independentemente da situação e do resultado final, já são vitoriosos”, comenta o secretário.

Na primeira fase da competição a equipe de handebol de Rio Claro venceu Francisco Morato por 44×16 e em outro jogo marcou 29×18 em cima da equipe de Praia Grande. Na segunda fase perdeu para Ribeirão Preto por 15×14; venceu Franca por 27×21 e ganhou de São José dos Campos por 16×15. Na semifinal novamente venceu Praia Grande por 25×23. E, na final realizada na manhã de sábado, perdeu para a equipe de Salto quando o placar marcou 34×31.

Ao retornar para Rio Claro a equipe de handebol foi recepcionada por uma carreata em homenagem ao time.

Unidade de saúde do Wenzel ganha reforma após dez anos de espera

Mais uma unidade de saúde será reformada em Rio Claro. Depois da reforma iniciada na semana passada na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim das Palmeiras, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também vai realizar melhorias na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Wenzel “Dr. Mário Fittipaldi”. O prédio está com problemas no telhado, o que causa infiltrações em dias de chuva. Devido à umidade, paredes estão com bolor e apresentam rachaduras. “É um problema que herdamos e felizmente vamos resolver”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O serviço terá início nos próximos dias e a prefeitura pede a compreensão da comunidade para eventuais transtornos que possam ser causados pela obra. “Vamos trabalhar para diminuir o impacto para a população, mas queremos antes de tudo que a obra seja executada com segurança e atenda os anseios da comunidade e dos funcionários da unidade que esperam pela reforma há mais de dez anos”, comenta o prefeito Juninho da Padaria, que visitou a unidade de saúde nesta terça-feira (23) acompanhado do vereador Ruggero Seron que apresentou requerimento solicitando a melhoria. “Essa obra com certeza trará maior dignidade para a população e tornará a unidade mais acolhedora para atender as pessoas que precisam do serviço”, afirma Seron.

A coordenadora da UBS Wenzel, Alexandra Marques, destaca que a reforma é uma grande conquista para os servidores da unidade e a população. “O atendimento na unidade será mantido, mas vamos precisar fazer algumas mudanças para realizar a obra e por isso solicitamos a compreensão dos usuários”, explica Alexandra. De acordo com ela, o conserto do telhado vai resolver 90% dos problemas na infraestrutura da unidade.

A reforma do prédio prevê uma série de reparos estruturais que incluem troca completa do telhado, substituição de revestimentos e portas, reparos elétricos e hidráulicos, consertos de trincas, adequações de salas, além de nova pintura do imóvel. “Vamos investir R$ 178 mil na obra de significativa importância para os profissionais que trabalham na unidade e os pacientes que contarão com instalações adequadas para um melhor atendimento”, informa o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. A reforma tem como objetivo recuperar a estrutura de unidades de saúde para dar melhor acolhimento à população.