Chuvas atrapalham pavimentação de pontas de rua no Recanto Paraíso

Mesmo com as chuvas que caíram com força na noite de quinta-feira (25) a prefeitura de Rio Claro mobilizou equipe na sexta-feira (26) no Recanto Paraíso, onde estão sendo realizadas obras de pavimentação de trechos do bairro. “Estamos aproveitando cada intervalo sem chuvas, e mesmo assim, há muitas dificuldades devido às condições do solo, todo encharcado”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, lembrando que  ainda na sexta-feira o tempo voltou a ficar ruim, inviabilizando novamente a continuidade do trabalho.

O asfaltamento de pontas de rua no Recanto Paraíso totaliza quase quatro mil metros quadrados de pavimento e é um dos exemplos de como o período de chuvas, que está recomeçando, quebra o ritmo em vários setores da prefeitura que precisam realizar trabalho externo. Mesmo assim, no Recanto Paraíso nesta semana teve início importante etapa da obra com a terraplenagem e colocação de guias e sarjetas. Estão sendo atendidos trechos da Rua 22, Avenida 68, Avenida 70 e Rua 23, em investimento que conta com R$ 245 mil destinados ao município pelo deputado federal Paulo Freire (PR), a partir de articulação do vereador José Pereira dos Santos.

“A manutenção na parte viária é uma das que mais têm prejuízo com as chuvas”, explica o secretário de Obras. “O tapa-buracos fica seriamente comprometido, pois é preciso solo seco para que o serviço tenha mais qualidade”, exemplifica, lembrando que as condições do asfalto, que é muito antigo em grande parte de cidade, favorecem o aparecimento de buracos principalmente nos períodos chuvosos. A operação tapa buracos está sendo realizada com prioridade para os casos mais urgentes.

A má condição de vários trechos de ruas e avenidas de Rio Claro é um problema de décadas. A prefeitura começou a agir no ano passado para reverter a situação. O município busca financiamento para pavimentar os 20 bairros do município total ou parcialmente sem asfalto. O objetivo é obter recursos da ordem de R$ 30 milhões, o teto para financiamento. Em fevereiro e agosto deste ano o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, conversou pessoalmente com o Ministro das Cidades sobre o assunto, reforçando a importância desses recursos para o município. “Muitas melhorais já foram feitas em vários trechos da cidade, e vamos continuar redobrando esforços para melhorar as condições da malha viária de Rio Claro”, destaca Juninho.

Barthmann é a primeira empresa a aderir ao programa Adote uma Praça

A Barthmann Indústria Metalúrgica é a primeira empresa a aderir ao programa Adote uma Praça em Rio Claro, que prevê a revitalização de áreas públicas por meio de parcerias com a iniciativa privada, instituições e munícipes. O termo de adesão ao convênio com o município foi assinado nesta sexta-feira (26) no paço municipal. A praça adotada fica na Avenida Brasil com a Rua Schobell, no Distrito Industrial, próxima à rotatória Aroldo Bathmann. Os trabalhos de revitalização da praça devem começar na próxima semana.

A parceria ocorre por dois anos, período em que a empresa fará projeto de revitalização, serviços de jardinagem e manutenção da praça. Esse prazo pode ser renovado por igual período se houver conformidade entre as partes. “É uma grande satisfação para a empresa adotar essa praça em parceria com o poder público. É uma forma de contribuir com a cidade onde nossa empresa está instalada”, afirma Sandra Custódio Corrêa Ticiano.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destaca a importância das parcerias para o município. “O poder público sozinho não consegue fazer tudo. As parcerias são fundamentais para a realização de projetos e ações em benefício da comunidade”, comenta Juninho, frisando que moradores e a população em geral devem colaborar com a preservação dos espaços públicos deixando a cidade mais bonita.

A lei que institui o programa Adote uma Praça foi atualizada em setembro deste ano. “Nosso objetivo é preservar as áreas verdes na zona urbana do município, ampliando as opções e espaços de lazer para a população e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, explica o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo.

Rio Claro tem 146 praças. As empresas, instituições e munícipes interessadas em adotar uma delas podem procurar a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, que fica no paço municipal. “Algumas negociações estão em andamento e temos expectativa de assinar novos termos em breve”, informa Amanda Servidoni da Silva, diretora municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Captação de Recursos e Convênios.

O adotante recebe permissão de uso da praça onde pode instalar placa publicitária no local, respeitando a padronização definida pela prefeitura.

Corpo de Bombeiros de Rio Claro forma novos mergulhadores

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, prestigiou nesta sexta-feira (26) a cerimônia de encerramento do curso de especialização em mergulho autônomo do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Rio Claro. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal e reuniu os 18 formandos, seus familiares, instrutores e convidados. O curso capacitou os mergulhadores para mergulho, busca e salvamento aquáticos.

“É com alegria que participo dessa formatura de especialização de nossos heróis de farda. Agradeço a cada um dos bombeiros pelo empenho e dedicação no trabalho que beneficia diretamente a população”, destacou o prefeito Juninho da Padaria, que foi homenageado na cerimônia.

 O major Rodrigo Tadeu de Araújo, subcomandante do Corpo de Bombeiros, agradeceu os instrutores, cozinheiros e todas as pessoas que colaboraram com a realização do curso. “Esses 18 formandos estão entrando na família de mergulhadores do Corpo de Bombeiros e vão levar com orgulho a bandeira do mergulho. Ser mergulhador não traz sentimento de glória, mas a responsabilidade de acalentar o sofrimento de alguém”, declarou Araújo.

Entre os 18 formandos recebeu certificado de mergulhador o bombeiro municipal Marcelo Renato Picelli. Os três primeiros colocados no curso foram homenageados: cabo Cláudio Richard Negri (1º lugar), soldado Wellington Hoch Mendes (2º) e cabo Daniel Belém do Nascimento (3º). Também se formaram o 3º sargento Vinícius Fernandes de Sá; os cabos Rogério Gonçalves da Silva, Hiran Luiz Cesário e Luiz Henrique Ribeiro; e os soldados Henrique Lopes Carvalho da Silveira, Eliel Soares, Diego de Oliveira, José Ivo Pereira da Silva, Allyson Santos da Silva, Lucas Andrade Magdaleno, Brian de Moraes, Julio Cesar Farias de Souza, Thiago Sanches e Leonel Afra Estanislau.

O cabo Hiran Luiz Cesário foi o orador da turma e ressaltou a disposição dos formandos em enfrentar esse novo desafio sem vantagens pecuniárias.

Também participaram da solenidade o capitão Cléber Moura, capitão Rodrigo Barazza de Paula, tenente Paulo Ricardo Rosseti e os vereadores Adriano La Torre e Geraldo Voluntário.

Atividades e orientação no encerramento do Outubro Rosa

Com o tema “O mês se encerra, a conscientização não”, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro, em conjunto com a Secretaria de Cultura e a Faculdade Asser, promovem o encerramento da campanha Outubro Rosa, nessa segunda-feira (29). As atividades serão realizadas no Jardim Público, no Centro a partir das 9 horas.

O “Outubro Rosa” é campanha nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre os serviços e atividades oferecidas a quem passar pelo Jardim Público na segunda estão conscientização sobre prevenção ao câncer de mama com as enfermeiras da Rede Municipal de Atenção Básica, distribuição de material informativo, serviços de saúde oferecidos por alunos da Asser, além da equipe do Sepa (Serviço Especializado de Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais) com unidade móvel fazendo testes rápidos de HIV, entre outros.

No início do mês a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, anunciou que a fila de espera para exames de mamografia foi zerada no município. Trata-se de um dos exames preventivos mais importantes no combater ao câncer de mama, pois permite o diagnóstico precoce da doença e, assim, o seu tratamento.

Em Rio Claro, de janeiro de 2017 a setembro de 2018, mais de nove mil mulheres realizaram mamografia, o que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames.  Desde então a realização dos exames é feita com espera de apenas alguns dias e, quando necessário, em até três semanas a mulher já está iniciando o tratamento da doença. Para realizar este exame, basta que a mulher procure a unidade de saúde mais próxima.

O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade. Para as mais jovens, quando há indicação médica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.3600.

Saúde de Rio Claro abre mais de 90 vagas em concurso público

O Diário Oficial de Rio Claro desse final de semana publica o edital 01/2018 de abertura de concurso público na Fundação Municipal de Saúde. O concurso prevê o provimento de pelo menos 90 vagas em diversos cargos, com requisitos que vão desde o ensino fundamental até o superior completo.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet no site www.institutomais.org.br, onde estarão o formulário de inscrição e demais instruções. O edital também pode ser acessado no site da prefeitura na seção do Diário Oficial, no link www.rioclaro.sp.gov.br/diariooficial e no site da Fundação Municipal de Saúde no endereçowww.saude-rioclaro.org.br.

As inscrições serão abertas no dia 5 de novembro às 10 horas e se encerrarão em 20 de dezembro às 17 horas. As provas serão realizadas em fevereiro de 2019.

“Além de ampliar a estrutura física e criar novos serviços de saúde, também estamos investindo na estruturação da equipe de trabalho. Tudo isso para oferecer sempre o atendimento humano e de qualidade às pessoas que precisam dos serviços de saúde”, ressalta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O concurso prevê a contratação de médicos em diversas especialidades, como cardiologista, cirurgião vascular, dermatologista, endocrinologista, ginecologista, ortopedista, otorrino, entre outros, além de vários cirurgiões dentistas.  O concurso prevê também a contratação de farmacêutico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, afirma que a abertura do concurso é para suprir a demanda de profissionais, sobretudo para as novas unidades de saúde da família que serão inauguradas nos bairros São Miguel, Jardim Brasília e Bela Vista. “Também em razão do aumento das demandas de outras unidades para suprir demais profissionais como enfermeiros, médicos além dos cargos técnico-administrativos. Com a abertura deste concurso também visamos projetos futuros na Rede Municipal de Saúde”, afirma Djair.

Entre os cargos com exigência de nível fundamental estão agente administrativo, agente de serviços gerais e de telecomunicações.

Quem tem Ensino Médio completo poderá se candidatar a cargos como agente de controle de vetores e assistente de gestão municipal. Entre os cargos de nível técnico estão os de protético, técnico de enfermagem, técnico em nutrição e dietética, entre outros.

Além das 90 vagas oferecidas para contratação também será formado cadastro reserva para possível contratação durante a vigência do concurso que é de dois anos prorrogáveis por igual período uma única vez.

O candidato interessado poderá realizar inscrição para até dois cargos, desde que as provas sejam realizadas em períodos distintos, verificando, antes de efetuar a sua inscrição.

Dança segunda e terça no Centro Cultural

Com o apoio da Secretaria da Cultura de Rio Claro, a Cia Éxciton apresenta na terça-feira (30) o espetáculo de dança “Rastros”. A apresentação será às 21 horas no Centro Cultural.

“É mais uma oportunidade do público assistir de graça um espetáculo de qualidade”, informa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Por meio da dança, o espetáculo aborda a questão ambiental, o quanto a poluição, o desperdício e a exploração excessiva de recursos vêm deixando o mundo cada vez mais vulnerável, sendo impossível não associar a culpa disso tudo à má conduta da sociedade moderna em relação ao meio ambiente. O foco é o poder de destruição que a humanidade detém, mostrando a importância de uma educação que reconstrua a relação entre o ser humano e a natureza.

Na segunda-feira (29), das 18h30 às 20 horas, integrantes da Cia ministram aula aberta de dança, em que toda a comunidade está convidada a participar gratuitamente. As atividades são realizadas a partir de convênio com Unesp e Santander.

Mutirão de sábado será no Panorama e Jardim das Paineiras

Neste sábado (27), agentes do Centro de Controle de Zoonoses, apoiados pelo caminhão Cata Bagulho da Secretaria do Meio Ambiente, irão realizar mais um mutirão de limpeza, recolhendo criadouros do Aedes aegypti nos bairros Jardim Panorama e Jardim das Paineiras.

No Jardim Panorama os agentes se concentrarão nos locais onde não foi possível visitar no sábado passado. Serão recolhidos materiais descartados em terrenos e calçadas para evitar a reprodução do mosquito. De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde os mutirões seguem até dezembro. Os moradores também receberão orientação sobre como impedir a reprodução do mosquito. O trabalho começa às 7h00 e se encerra às 13h00. O mutirão só não será realizado em caso de chuva.