Governador eleito confirma a Juninho Fatec de Rio Claro

Dois dias após ser eleito governador de São Paulo, João Doria recebeu o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. No encontro, realizado terça-feira (30) na capital paulista, o futuro governador afirmou que Rio Claro terá a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e que discutirá projetos com Rio Claro e região para atendimento das demandas dos municípios. “Vamos ter a Fatec, sobre a qual já nos comprometemos. Vamos continuar fazendo o que temos que fazer, ajudando quem precisamos ajudar. Rio Claro faz parte desse grupo”, anunciou.

De acordo com o prefeito Juninho, a reunião com João Doria foi importante também pela oportunidade de maior aproximação com o governo estadual. “Vamos precisar muito da atenção do governo estadual para continuar atendendo a comunidade”, disse. Juninho desejou boa sorte ao governador eleito e lembrou que o município deu uma resposta bastante positiva ao candidato a governador e ao seu vice, Rodrigo Garcia, nas eleições e que, portanto, tem a expectativa de que façam um ótimo governo.

João Doria, que se mostrou otimista em relação ao trabalho que realizará no governo estadual, agradeceu Rio Claro pelo apoio nas eleições. “Nos ajudou duas vezes, no primeiro turno e agora no segundo turno”.

Em Rio Claro, o candidato João Doria foi o escolhido por 65.965 eleitores no segundo turno das eleições para governador, o que representou 69,24% dos votos válidos.

No encontro com o governador eleito, o prefeito Juninho também pediu atenção especial ao setor de segurança pública. Na visita que fez a Rio Claro em agosto, Doria manifestou sua intenção em criar mais 17 batalhões especiais da PM e oferecer armamento “de primeiro mundo” aos policiais. Atualmente, o estado de São Paulo tem cinco batalhões especiais.

O prefeito anunciou que outros projetos de Rio Claro serão incluídos na pauta de parcerias com o governo estadual, se possível ainda este ano.

Rio Claro ganha prêmio estadual com Horta Solidária

A iniciativa da prefeitura de Rio Claro em transformar uma área de lixo e insegurança em espaço de produção de alimentos e geração de emprego foi contemplada com o Prêmio “Josué de Castro de Combate à fome e à desnutrição”, concedido pelo governo estadual a iniciativas que promovam a segurança alimentar. O município conseguiu o segundo lugar na premiação com a apresentação do projeto Horta Solidária, implantado no ano passado, logo no início da atual administração.

“Vimos naquele espaço, que não tinha nenhuma utilidade e era motivo de constantes reclamações, a oportunidade para produzirmos alimentos para quem mais precisa. O maior prêmio é poder colocar o projeto à disposição de outros municípios para que mais pessoas sejam atendidas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve em São Paulo na terça-feira (30) participando da cerimônia de entrega do prêmio. “Este é um projeto que tem sido referência para outras cidades e agora recebemos mais este reconhecimento”, finaliza Juninho.

O município foi premiado na categoria “programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais”. “Trabalhamos para proporcionar às pessoas menos favorecidas uma alimentação de qualidade e os nossos projetos, inclusive a Horta Solidária, estão alinhados a essa proposta, já que toda a sua produção é direcionada, por meio do Banco de Alimentos, a pessoas que precisam deste atendimento”, observa Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Além de auxiliar na alimentação de quem mais precisa, levando itens de qualidade à mesa das pessoas, a Horta Solidária se destaca por seu papel de transformar vidas, dando oportunidade de emprego e capacitação profissional a pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, através do programa Nova Vida. O programa já atende cerca de 250 bolsistas. “Com a Horta Solidária atuamos em diferentes áreas sociais, beneficiando centenas de pessoas”, observa Daniel Bastos Buchdid, diretor do Departamento de Gestão de Programas Complementares.

“Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar trabalhando, com dedicação e empenho, em favor da comunidade”, afirma Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a implantação da Horta Solidária, o terreno foi limpo, recebeu alambrado, calçadas, sistema de irrigação e toda a infraestrutura básica necessária. No início foram criados doze canteiros para a produção de verduras e hortaliças e aos poucos a estrutura foi ampliada, chegando a 50 canteiros, com produção que hoje ultrapassa uma tonelada por mês.  O local conta também com espaço especial para crianças fazerem o plantio e colheita de alimentos, sendo a horta aliada na abordagem educativa.

O prêmio “Josué de Castro de Combate à fome e à desnutrição” é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na categoria em que Rio Claro ficou com a segunda posição a vencedora foi Botucatu, com o projeto “Agricultura Urbana”. A terceira colocação foi para Lins com o “Projeto Horta nas Escolas”. A Secretaria do Desenvolvimento Social de Rio Claro cadastrou, ainda, outro projeto intitulado “Planejamento das Ações de Educação Alimentar e Nutricional no Município de Rio Claro/SP”, que foi classificado em 13º lugar.

Farmácias Todo Dia abrem no feriado e fim de semana

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal no feriado de sexta-feira (2). As duas unidades ficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Ambas, que também ficam abertas aos sábados e domingos, atendem das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

Além das unidades do Farmácia Todo Dia, as duas UPAs terão funcionamento normal durante todo o fim de semana prolongado.

Ecopontos abrem no feriado de sexta-feira das 8 às 17 horas

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos em horário especial no feriado de Finados. Na sexta-feira (2) o serviço poderá ser utilizado das 8 às 17 horas. No sábado (3) os ecopontos atendem em horário normal, das 8 às 20 horas. Aos domingos os ecopontos não abrem.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

A coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro na sexta-feira e no sábado. A coleta seletiva de lixo não passa na sexta-feira, mas trabalha normalmente no sábado (3). O calendário da coleta seletiva pode ser consultado no site da prefeitura, no endereço www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”. O caminhão da operação cata bagulho não terá atividade no feriado de sexta-feira e nem no sábado.

UPAs do Cervezão e Bairro do Estádio mantêm plantão no feriado prolongado

No feriado de sexta-feira (2), além do sábado e domingo, o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas do setor de saúde da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende, no feriado e fim de semana, emergências psiquiátricas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o fim de semana prolongado pela linha 192. E o programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente.

Daae terá plantão telefônico no feriado de Finados

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente na sexta-feira (2) devido ao feriado de Finados. O atendimento presencial será feito até às 15 horas de quinta-feira (1), no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

Na sexta-feira (2), sábado e domingo o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5), às 9 horas.

Coleta de lixo será normal em Rio Claro na sexta-feira e no sábado

O feriado do Dia de Finados não vai afetar a coleta de lixo domiciliar em Rio Claro. O serviço será realizado normalmente na sexta-feira (2) e também no sábado. Os moradores de bairros onde há coleta nesses dias podem colocar o material para ser recolhido normalmente. Aos domingos, não há coleta de lixo domiciliar.

Os ecopontos também abrem no feriado de sexta-feira, das 8 às 17 horas, e no sábado, das 8 às 20 horas. O serviço de cata bagulho não terá atividade na sexta-feira e no sábado. A coleta seletiva de lixo não será realizada no feriado de sexta-feira. No sábado, será normal.

Feira Corujão não será realizada no feriado de Finados

Devido ao feriado de Finados a Feira Corujão de Rio Claro não terá edição nessa sexta-feira (2). A Feira do Produtor Rural retorna na próxima terça-feira (6) na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

A feira é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

Finados: agentes estarão nos cemitérios para orientar visitantes contra o Aedes

Uma das orientações é para que os plásticos  que envolvem os vasos de flores seja retirados.

Nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, 14 agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde estarão das 8 às 17 horas nos cemitérios de Rio Claro orientando os visitantes sobre a importância de evitar que objetos como embalagens plásticas de flores e vasos de plantas acumulem água das chuvas, e se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Dos 14 agentes, seis estarão no Cemitério de São João Batista, que tem maior movimento no Finados e recebe cerca de 40 mil visitantes na data. Outros seis estarão no Cemitério das Palmeiras e dois no Cemitério Evangélico.

De acordo com a chefe do Núcleo de Endemias, Maria Júlia Guanieri Baptista, por serem pontos estratégicos, devido ao ambiente propício para a proliferação do mosquito, a atenção nos cemitérios precisa ser redobrada por conta da grande circulação de pessoas no dia de Finados.

Um dos alertas que a prefeitura faz àqueles que forem ao cemitério prestar homenagens no dia Finados é para que tirem as embalagens dos vasos que forem deixados nos túmulos, para não transformar os recipientes em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Descartar objetos e outros tipos de embalagens dentro do cemitério da maneira correta também ajuda a reduzir os riscos de multiplicação do Aedes aegypti.