Novo aparelho de raios-x começa a funcionar na UPA do Cervezão

A prefeitura de Rio Claro concluiu nesta terça-feira (13) a instalação do novo aparelho de raios-x na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão. Ainda na tarde desta terça foram feitos os cinco primeiros exames com o novo equipamento, de última geração, que representa grande avanço para o setor de saúde do município. A UPA do Cervezão funciona 24 horas.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou o final da instalação do equipamento na terça-feira e comenta que a aquisição do aparelho é mais um resultado dos esforços da atual gestão, que definiu a saúde como prioridade. “Com o novo aparelho de raios-x, os profissionais têm equipamento de primeira linha para trabalhar e prestar melhor atendimento aos pacientes, com maior rapidez e qualidade de imagem”, explica Juninho, lembrando que em breve também será instalado um novo aparelho de raios-x na UPA da Avenida 29, e que a prefeitura já instalou um aparelho semelhante no pronto-socorro da Avenida 15.

Os dois novos aparelhos dispensam o uso de filmes radiológicos, uma vez que suas imagens são geradas digitalmente em alta resolução na tela de um computador e podem, inclusive, serem usadas para envio aos especialistas via internet, tornando o processo mais rápido e mais preciso.

Para a instalação do equipamento foi necessário refazer todo o sistema elétrico, que não comportava o aparelho. A sala onde foi instalado o aparelho também foi reformada. “Tudo foi preparado com o objetivo de melhor atender a população, que terá um aparelho novinho em substituição ao antigo que vivia dando problemas”, lembra Juninho. 

Os técnicos que operam o aparelho de raios-x fizeram treinamento para aprender a manusear o equipamento. “Esse treinamento foi necessário para uma utilização mais eficiente do aparelho, com o objetivo de oferecer atendimento mais eficaz para os pacientes que precisam fazer exames”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. Nessa mesma linha, Fábio Santin, técnico de radiologia há 26 anos, afirma que “com o novo aparelho, será possível ter maior precisão no diagnóstico dos exames”.

A finalização da instalação do novo equipamento de raios-x na UPA do Cervezão também foi acompanhada pelos vereadores Paulo Guedes, Hernani Leonhardt e Júlio Lopes. Os recursos destinados à compra dos novos equipamentos de raios-x são parte do R$ 1 milhão que a Câmara de Vereadores devolveu à prefeitura, para ser aplicado no programa Mais Saúde. O vereador André Godoy, presidente da Câmara, frisa que “a Câmara Municipal tem sentimento único neste momento de dever cumprido. Esperamos que estes aparelhos possam agilizar os atendimentos com qualidade para a nossa comunidade”, frisou.

Rio Claro homenageia médico que criou as carretas da saúde

O setor de recepção do Espaço Mais Saúde de Rio Claro passou a ser denominado “Roberto Kunimassa Kikawa”, em homenagem ao médico que foi o criador das carretas da saúde e que morreu assassinado no sábado (10). “E a escolha do local não foi por um acaso”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O Dr. Kikawa sempre defendeu e lutou por serviços de saúde que priorizassem a qualidade no atendimento médico com acolhimento e carinho a todos os pacientes, especialmente os que mais precisam. E é ali na recepção o primeiro contato do público com o serviço oferecido no Espaço Mais Saúde”, afirma Juninho. O prefeito de Rio Claro ressalta que sua admiração por Kikawa se baseia não só pelo profissionalismo, mas também pelo respeito aos mais humildes.

“Dr. Roberto foi um ícone, homem cuja iniciativa extraordinária beneficiou milhões de pessoas”, destaca Djair Francisco, secretário municipal de Saúde.

Foi em 15 de setembro do ano passado que a prefeitura inaugurou o Espaço Mais Saúde, complexo médico hospitalar instalado na Avenida 12 com Avenida Visconde do Rio Claro para realização de consultas, exames e cirurgias. A criação do espaço foi viabilizada através da contratação do Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), projeto criado por Roberto Kikawa em 2008 em cumprimento a uma promessa feita ao pai de ser um médico mais humano. O Cies realiza os procedimentos que são pagos pela tabela SUS (Sistema Único de Saúde). 

Em Rio Claro, o agendamento dos pacientes é feito pela Fundação Municipal de Saúde por meio da Central de Regulação de Vagas. Desde o início dos trabalhos já foram realizados mais de 25 mil procedimentos em pacientes que estavam na fila de espera por atendimento na rede pública de saúde e algumas filas já foram zeradas. A iniciativa de trazer as carretas para Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal que em junho do ano passado antecipou a devolução de R$ 1 milhão ao município com o pedido de que os recursos fossem utilizados na saúde.

Juninho busca recursos para melhorias no Lago Azu

A prefeitura Rio Claro pretende obter recursos financeiros nos governos estadual e federal para importantes serviços no município. Projetos com este objetivo foram apresentados nesta terça-feira (13) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao deputado estadual Cezinha de Madureira que, a partir do próximo ano, está em Brasília como deputado federal.

“Solicitamos recursos para melhorias no Lago Azul, para a compra de mais um aparelho de raios-x e para a implantação de uma praça de recreação na região do Jardim Santa Elisa, e temos grande expectativa de que nossos pedidos sejam atendidos”, afirmou Juninho, que esteve na Assembleia Legislativa acompanhado dos pastores Roberto Arruda e Renan Fracaroli, ambos da Assembleia de Deus Ministério Madureira.

“Há dias procuramos o prefeito para que ele nos apontasse demandas da comunidade rio-clarense que pudessem ser pleiteadas ao nosso deputado Cezinha. O prefeito prontamente nos atendeu e aqui também fomos muito bem recebidos, abrindo uma grande possibilidade de que a cidade seja atendida”, afirmou o pastor Roberto, acrescentando que a iniciativa é uma maneira de auxiliar Rio Claro e agradecer aos eleitores que confiaram voto em Cezinha de Madureira e Alex de Madureira, este eleito deputado estadual.

Os projetos de Rio Claro irão tramitar com acompanhamento do deputado Alex na Assembleia Legislativa e do deputado Cezinha na Câmara dos Deputados.

Circuito Cultural Paulista traz espetáculo “Carimbó é o Bicho!” a Rio Claro

 Imagine assistir um show musical divertido, dançante e interativo, voltado ao público infantil? É o que promete a apresentação “Carimbó é o Bicho!” que será realizada em Rio Claro no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 14 horas, na sede da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que fica na Avenida 13-JW, 100, Jardim Novo Wenzel.

O evento integra a programação do Circuito Cultural Paulista, programa do governo estadual “Associação Paulista dos Amigos da Arte”, que visa promover a difusão cultural descentralizada. A atividade conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

O evento tem entrada gratuita e classificação livre. A proposta é promover a participação das crianças, pais e familiares para cantar e dançar com o grupo em um passeio musical por um dos ritmos mais contagiantes do Brasil, o carimbó do Pará.

A fauna típica da região Norte do País é o tema central das canções do repertório. Nessa festa tem macaco, peixe-boi, jacaré, borboleta e aves como maçariquinho e socó, entre outros, tudo ao som do carimbó. 

“Carimbó é o Bicho!” conta com a participação de  Maiana Monteiro (voz e maracas), Afonsinho Menino (percussão), Vavá Couto (violão) e Sérgio Paulo (saxofone), com participação especial de Caçula Brito (dança e voz).

Consciência Negra tem ato cívico na terça-feira

Rio Claro realiza neste mês uma série de atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra. Programação cultural gratuita será realizada até dia 27 de novembro. Ato cívico marcará o Dia da Consciência Negra (20) às 9 horas no paço municipal.

“A comunidade negra foi e é importante na construção da nossa cidade e este momento pede essa reflexão e valorização do negro”, frisa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. A semana é organizada pela Secretaria da Cultura, por intermédio da Diretoria de Políticas Especiais.

“A programação visa celebrar a cultura e raízes da comunidade negra e também discutir os direitos dos negros, muitas vezes discriminados”, observa Josiane Martins, assessora dos Direitos Raciais.

Na quarta-feira (14) será feita entrega da medalha Zumbi dos Palmares a pessoas que trabalham em prol da comunidade negra. A solenidade será às 19h30 na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Geraldo Voluntário.

Roda de capoeira com as crianças da Academia Esperança será realizada na Philarmônica, às 16 horas dessa sexta-feira (16). No sábado (17) haverá missa afro na Igreja São Benedito às 18 horas. Palestras e exibições de filmes também integram a programação, que pode ser conferida no sitehttp://www.cultura.rc.sp.gov.br/consciencianegra/.

O Mês da Consciência Negra tem apoio da Câmara Municipal, Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), Conselho Municipal da Comunidade Negra, Grupo de Capoeira Angola Menino de Arembepe e Quero Cultura.

Câncer de próstata é tema de palestra para servidores municipais

Rio Claro realiza palestras sobre câncer de próstata, orientando os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e de exames preventivos.

A primeira atividade será nesta quarta-feira (14) na Fábrica de Artefatos de Cimento e Usina de Asfalto (Facua), das 13h30 às 15 horas. Neste mesmo horário a palestra será ministrada na quarta-feira da próxima semana (21) no Núcleo Administrativo Municipal. A realização é da prefeitura em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

“A informação é o primeiro passo para a prevenção”, observa Jean Scudeller, secretário da Administração.

A atividade está integrada à programação do Novembro Azul, que alerta para a importância dos homens adotarem cuidados com sua saúde, especialmente no que se refere ao câncer de próstata. A palestra será ministrada por profissionais da Fundação de Saúde.

“É a oportunidade para os servidores municipais conhecerem um pouco mais sobre a doença e a importância da prevenção”, destaca Mario Davi Veiga, presidente da Cipa.

Suelen Karine está entre as atrações musicais do 3º Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri em Analândia

No próximo sábado (17) Rio Claro estará participando da 3ª edição do Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri, a partir das 18 horas, na praça central de Analândia. A cantora Suelen Karine está entre os destaques das atrações musicais. Também de Rio Claro, o grupo exclusivamente formado por mulheres, Ilú de Candace, também irá se apresentar no evento. A entrada é aberta ao público.

Já na área gastronômica, os representantes da Cidade Azul no festival são o restaurante O Rei do Cupim e a Cervejaria Prada, que irão levar suas iguarias para o público presente.

O Festival Gastronômico reunirá a culinária das 13 cidades que integram o projeto da Região Turística da Serra do Itaqueri: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Rio Claro, Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

O titular da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado, salienta que este é um importante evento para fomentar o turismo na região. “O evento acontece em meio a um feriado prolongado e muitos turistas estarão tanto em Analândia como nas cidades da região. Tenho certeza que será novamente um sucesso, pois tudo está sendo organizado com muita qualidade e atenção para que o público conheça a diversificada gastronomia de nossa região”, observa o secretário. 

A cantora Suelen Karine promete encantar o público com sua intensidade vocal e um repertório diversificado. Além disso, a participante doreality promovido pela Rede Globo, The Voice Brasil, irá apresentar uma canção de sua autoria intitulada “Felicidade”.

Formado por mulheres, o grupo Ilú de Candace levará músicas populares caracterizadas pela influência afro-brasileira. As canções têm acompanhamento percussivo com tambores tocados pelas integrantes do grupo.

O público também poderá conferir no evento apresentação da Banda Municipal de Ipeúna; Orquestra de Viola de Torrinha; Marcos Vinícius e Mateus, de Corumbataí e Jhonny Daves, de Analândia.

Além das atrações culturais, o festival contará com exposição de artesanatos, venda de pratos típicos, produtores da Serra do Itaqueri e agências de turismo.

A 3ª edição do Festival Gastronômico é uma realização da Governança da Região Turística da Serra do Itaqueri em parceria com o Centro Universitário Senac Águas de São Pedro, prefeitura municipal de Analândia por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Associação Empresarial de Analândia. 

Escola Agrícola recebe inscrições para o próximo ano letivo

A Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães”, localizada na estrada de Ajapi em Rio Claro, receberá de 26 a 30 de novembro inscrições de novos alunos para o ano letivo de 2019. Serão oferecidas 50 vagas para o sexto ano do ensino fundamental que serão preenchidas na seguinte ordem de prioridade: alunos concluintes do quinto ano da escola agrícola, alunos concluintes do quinto ano residentes na zona rural do município e alunos concluintes do quinto ano residentes nos distritos de Ajapi e Ferraz.

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar a escola nesse período munidos dos seguintes documentos: cópia de certidão de nascimento, cópia de comprovante de endereço em nome do responsável pelo aluno ou declaração de residência feita pelo proprietário do imóvel, declaração de escolaridade expedida pela escola de origem, cópia da carteira de vacinação e três fotos 3×4. 

A Escola Agrícola fica no quilômetro sete da estrada que liga o Distrito Industrial a Ajapi. O horário de atendimento é das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3536-3022 e (19) 3527-0670.

Grupo Araponga apresenta samba de raiz no Casarão da Cultura

Anote no calendário. Dia 22 de novembro (quinta-feira) tem samba de raiz e roda de samba no Casarão da Cultura, em Rio Claro, a partir das 19h30. O grupo Araponga Samba Show vão se apresentar trazendo para o público uma coletânea de sucessos que remonta desde o primeiro samba gravado no Brasil por Donga, passando por outros nomes consagrados como Almir Guineto, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, até os dias atuais. O show tem entrada gratuita.

“Essa apresentação marca mais uma edição do Samba no Casarão, evento cultural que está se tornando tradição no município como palco de boa música e uma oportunidade para prestigiar artistas de Rio Claro e região”, comenta a secretária municipal da Cultura, Daniela Ferraz.

O grupo Araponga surgiu em 2014 na sede da Banda União dos Aristas Ferroviários com a união dos músicos Luizão, Jodate, Tadeu, Rogério e Roberto. Atualmente, o Araponga está gravando o primeiro trabalho solo com composições do próprio grupo e de novos compositores da cena regional de samba. O grupo tem como objetivo apresentar um espetáculo destinado ao entretenimento, promovendo a cultura, divertimento e alegria de pessoas de todas as idades.

O Casarão da Cultua fica na Avenida 3 com a Rua 7, número 568, Centro.

Farmácias Todo Dia abrem nos feriados e fim de semana

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal na quinta-feira (15), sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira (20). As duas unidades do programa ficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Ambas atendem das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

Além das unidades do Farmácia Todo Dia, as duas UPAs terão funcionamento normal durante todo o fim de semana prolongado.