Trevo da Viviani volta a ter iluminação

A iluminação pública no trevo da Avenida Tancredo Neves próximo à Rodovia Washington Luis, conhecido como trevo da Viviani, foi restabelecida nesta segunda-feira (26). O local ficou sem iluminação por alguns dias em razão de uma pane elétrica provada em dia de chuva forte. Os reparos foram feitos pela empresa Selt, contratada pela prefeitura de Rio Claro para a manutenção na iluminação pública da cidade.

Alunos da rede municipal fazem apresentação musical no shopping

Alunos de três escolas da rede municipal de ensino farão apresentação musical no Shopping Rio Claro. O evento será realizado na quinta-feira (29), às 19h30, na praça de alimentação. Os participantes poderão apreciar apresentação de flauta doce de aproximadamente 60 crianças com idades entre oito e dez anos, alunos das escolas Monsenhor Martins, Celeste Calil e Jardim das Palmeiras – Caic.

“Cada escola fará apresentação de duas músicas”, explica Uelinton Castro, coordenador de Artes da Secretaria Municipal da Educação. As crianças vão tocar as músicas Oração, Ode da Alegria, Pastorzinho, Chinesinho, Minha Canção e A Casa, finalizando com apresentação conjunta de Asa Branca. O espetáculo é aberto aos pais, educadores e à comunidade em geral.

A apresentação marca o encerramento do projeto desenvolvido nas escolas. A prefeitura comprou flautas doces para os alunos da rede municipal de ensino e ofereceu capacitação para os professores de artes com proficiência em música preparando-os para trabalhar musicalização com as crianças. “A iniciação dos alunos à flauta doce foi realizada em sala de aula na disciplina de artes”, informa Castro. O resultado da aprendizagem será apresentado no espetáculo de quinta-feira (29).

“Nosso objetivo é promover uma educação integral de qualidade, que ofereça um aprendizado diferenciado, e a música é um importante recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento das crianças”, destaca o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

O Shopping Center Rio Claro fica na Avenida Conde Francisco Matarazzo Júnior, 205, no bairro Vila Paulista.

Festa de Natal para as crianças no Lago Azul

Brinquedos e brincadeiras não vão faltar para divertir o público na festa de Natal para as crianças, que está sendo organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. O evento será no dia 9 de dezembro, um domingo, no Lago Azul, onde o público irá acompanhar a chegada do Papai Noel.

“Estamos preparando com muito carinho essa festa, que levará muita animação e diversão para os pequenos e nos possibilitará compartilhar com as famílias rio-clarenses o espírito natalino de união, fraternidade e amor”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, agradecendo a todos que ao longo do ano contribuíram com as campanhas e eventos solidários realizados. “Se hoje podemos levar à comunidade uma festa gratuita, em que todos estão convidados a se divertirem conosco, é porque a população se uniu a nós nessa corrente do bem”, finaliza.

Das 10 às 16 horas brinquedos infláveis, pintura facial, pipoca, cachorro-quente, sorvete e espaço de beleza são alguns dos atrativos da festa. O grande acontecimento será no período da tarde, quando o Bom Velhinho, com seu habitual carisma e simpatia, chega ao Lago Azul. A festa que tem o apoio da Secretaria dos Esportes e Turismo, terá ainda a presença da princesa Cinderela, interpretada pela cantora Bianca Rubio.

Prefeitura fará melhorias em ponte do Jardim Novo

A ponte do Jardim Novo localizada na Avenida 14JM recebe serviços realizados pela prefeitura de Rio Claro a partir dessa terça-feira (27). “Será uma ação paliativa que resolverá o problema naquela movimentada ponte até que tenhamos recursos para uma solução definitiva”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve segunda-feira (26) no local e pede que motoristas respeitem a interdição de trânsito que será necessária naquele trecho para que as obras sejam realizadas.

A ponte fica entre as ruas 11JM e 15JM. Como ficará interditada, a linha de ônibus que passa por ali terá desvio e o ônibus levará até seis minutos a mais para cumprir o itinerário. Não será necessário alterar a localização dos pontos de embarque e descida de passageiros. Assim que o trabalho for concluído os ônibus retomarão o percurso padrão.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, o serviço será feito pelos próprios servidores da pasta e o objetivo é realizar os trabalhos no menor período de tempo possível. “Épocas de chuva como esta costumam dificultar o andamento de obras desse tipo, mas estamos empenhados em realizar essa intervenção de forma breve, uma vez que é grande a circulação de veículos naquele trecho”, explica.

Atualmente há dificuldade para o trânsito de veículos devido a um desnível da ponte em relação ao asfalto. “Vamos desmontar a ponte e aumentar as cabeceiras, nivelando as duas entradas da ponte com o pavimento asfáltico”, explica o diretor de Obras Públicas da prefeitura, Válter Godoy, acrescentando que a solução definitiva do problema é a substituição por uma ponte feita de concreto, o que atualmente está fora das possibilidades orçamentárias do município.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme, que acompanha o assunto e hoje também esteve no local, fez solicitações à prefeitura sobre a situação da ponte de madeira. A vereadora vai solicitar ao deputado federal Baleia Rossi recursos para uma solução definitiva em relação à ponte

Intervenção Cultural é sucesso de público

Com a participação de integrantes de vários segmentos culturais de Rio Claro, o evento Intervenção Cultural, realizado no domingo (25) reuniu grande público na antiga estação ferroviária. Foram seis horas de atrações gratuitas, em uma realização do Conselho Municipal de Política Cultural (Concult), em parceria com a Secretaria da Cultura.

“Desde a organização até a realização e participação, tivemos várias pessoas de diferentes segmentos envolvidas, o que contribuiu para a pluralidade do evento, que pôde oferecer ao público uma experiência cultural bastante rica”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura, acrescentando que o retorno recebido do público foi bastante positivo. “Muitas pessoas elogiando e já sugerindo para o ano que vem uma segunda edição”, destaca Daniela.

Música, dança, circo e artes visuais estiveram entre as atrações apresentadas. O evento reuniu cerca de 80 artistas em 13 apresentações, levadas ao público das 16 às 22 horas. Além de difundir e fortalecer as diversas linguagens artísticas e culturais presentes na cidade, “Intervenção Cultural” também se propôs a conscientizar a população a respeito das funções do Concult e da importância de representatividade e participação da sociedade no conselho.

Profissionais que atuam em museus participam de oficina

Quarenta pessoas participam na terça e quarta-feira (27 e 28) de oficina sobre Organização de Áreas de Guarda, direcionada a profissionais que atuam em museus de pequeno e médio porte. A atividade será no Casarão da Cultura de Rio Claro. A realização é do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e Acam Portinari, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

“Este é o terceiro módulo da oficina, que promove aos profissionais participantes conhecimento amplo para aperfeiçoamento do trabalho que realizam”, comenta Daniela Ferraz, secretária da Cultura. As inscrições estão encerradas.

A oficina fornece panorama atual das metodologias de trabalho e formas de atuação para a organização e gestão de áreas de guarda das coleções museológicas. A atividade será ministrada pela assistente de Ações Técnicas da Acam Portinari, Ana Carolina Xavier Ávila.

Toda explanação terá como fundamento exemplos práticos, baseados em projetos desenvolvidos de 2010 a 2018 pela Equipe Técnica da Acam Portinari de Apoio ao Sisem-SP, relativos à conferência de acervos, atualização de inventários patrimoniais e requalificação das áreas de guarda.

4ª Olimpíada Ambiental tem premiação nesta quarta-feira

Os premiados da 4ª Olimpíada Ambiental de Rio Claro serão conhecidos nessa quarta-feira (28). A cerimônia de encerramento, aberta ao público, começa às 19 horas, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), localizado na rua Dr. Eloy Chaves, 3265, no bairro Alto do Santana.

Realizado pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, o evento teve a participação recorde de mais de 6.700 pessoas envolvidas diretamente, entre estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e de dois projetos sociais, além de funcionários e corpos diretivos das escolas inscritas, somando vinte escolas da rede municipal de ensino do município.

“O envolvimento das crianças nas Olimpíadas Ambientais é cada vez maior, assim como a vontade de aprender e proteger o meio ambiente”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

Na solenidade, além da premiação das três escolas que mais pontuaram do ensino Infantil e do Ensino Fundamental, haverá a entrega de medalhas das três melhores equipes que disputaram as competições de futsal masculino e feminino, a apresentação teatral da escola campeã nessa categoria, com uma peça que aborda temas ambientais, e a premiação da melhor atriz e do melhor ator dentre as escolas participantes dessa atividade.

“O entusiasmo dos alunos é tão grande que passa para seus familiares, que também acabam participando das ações, aumentando o raio de informação para cuidarmos melhor do planeta e do nosso futuro”, afirma o secretário de Educação, Adriano Moreira.

A olimpíada ambiental “10 Diretivas Que Podem Mudar Nosso Destino” integra o calendário oficial do município de Rio Claro e, neste ano, aborda o tema voltado às 10 diretivas do Programa Município Verde Azul.  A olimpíada ambiental tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo, com patrocínio da Sustentare Saneamento e Massa Mania.

A atividade integra as ações de Rio Claro no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Tiro de Guerra forma mais 100 atiradores

Importante na formação de jovens cidadãos e de indivíduos conscientes e atuantes na sociedade. Assim o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou na segunda-feira (26) a importância do Tiro de Guerra, durante a solenidade de formatura da turma de 2018 do TG 02-032. “O TG entrega para a sociedade homens diferentes daqueles garotos que entram no serviço militar”, disse Juninho, destacando a importância da família nesse processo e emoção dos pais e mães presentes à cerimônia. “Precisamos de pessoas boas e solidárias, e esses valores são estimulados no Tiro de Guerra”, acrescentou, lembrando das participações do TG nas campanhas de alimentos do Fundo Social de Solidariedade, que neste ano arrecadou sete toneladas de comida para distribuição aos que mais necessitam.

Cem atiradores se formaram neste ano. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, André Godoy e do comandante da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando de Godoy. As autoridades militares na solenidade foram os primeiros sargentos Robinson Alexandre Boeck, chefe de instrução, e Jussiê de Souza Dantas, instrutor do TG, e o primeiro tenente Dennis de Souza Ferreira, delegado da 7ª Delegacia do Serviço Militar.