Prefeitura de Rio Claro adota medidas para reduzir despesas

A prefeitura de Rio Claro está adotando uma série de medidas para a contenção de despesas neste final de ano. As determinações para as secretarias municipais e autarquias estão em decreto assinado na segunda-feira (26) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Temos que reduzir ainda mais os gastos para que possamos assegurar a continuidade dos atendimentos à comunidade e manter em dia o pagamento dos servidores municipais, inclusive do décimo terceiro salário”, afirma Juninho.

No texto do decreto também está considerada a necessidade de manter a responsabilidade na gestão fiscal do município, com o equilíbrio entre receitas e despesas. “Nossa expectativa é de contarmos com a colaboração de todos para atingir a meta estabelecida”, ressalta o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

Conforme o decreto, todas as compras serão realizadas somente com justificativa dos secretários municipais e as horas extras somente serão realizadas em situações de emergências.  A meta de redução das despesas da prefeitura de Rio Claro é de no mínimo 10% em relação aos gastos efetuados no ano, com água, energia elétrica, telefonia, combustíveis e serviços de terceiros.

Prefeitura inicia melhorias na ponte do Jardim Novo

O trabalho da prefeitura de Rio Claro para melhorar a ponte do Jardim Novo teve início. Nessa terça-feira (27) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, vistoriou o andamento das obras. “Vamos deixar essa ponte novamente com boas condições para o tráfego de veículos, e pedimos que, durante as obras, a comunidade respeite a interdição para evitar acidentes”, comenta o prefeito Juninho, que esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.

A obra está sendo feita para corrigir desnível da ponte em relação ao asfalto. A estrutura será toda  desmontada  e as cabeceiras serão aumentadas, nivelando as duas entradas da ponte com o pavimento asfáltico. Será uma medida paliativa que resolverá o problema até ser possível a solução definitiva, que é a substituição por uma ponte feita de concreto que atualmente está fora das possibilidades orçamentárias do município.

A ponte fica entre as ruas 11JM e 15JM. Como está interditada, a linha de ônibus que passa por ali foi desviada, e o ônibus está levando seis minutos a mais para cumprir o itinerário. Assim que o trabalho for concluído os ônibus retomarão o percurso padrão.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, o serviço será feito pelos próprios servidores da pasta e o objetivo é realizar os trabalhos no menor período de tempo possível.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme, que acompanha o assunto, fez solicitações à prefeitura sobre a situação da ponte de madeira. A vereadora vai solicitar ao deputado federal Baleia Rossi recursos para uma solução definitiva em relação à ponte.

Rio Claro recebe caminhão-pipa

Rio Claro está ampliando sua estrutura na área de prevenção e ações nas situações de risco e acidentes. O município está recebendo um caminhão-pipa, destinado à Floresta Estadual Navarro do Andrade (Feena), que também ficará à disposição da prefeitura para uso da Defesa Civil no combate a incêndios em locais de risco como terrenos baldios e área rural. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da entrega do veículo terça-feira (27) na capital paulista. “As parcerias vêm sendo fundamentais para melhorar o atendimento da prefeitura à comunidade”, comenta Juninho, lembrando que o trabalho conjunto do município e governo do estado vem garantindo desde o ano passado muitos benefícios em áreas como segurança pública, saúde e educação.

O  evento contou com a presença do diretor municipal da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, e do vereador Júlio Lopes, que fez gestões para o município conseguir essa melhoria por intermédio do deputado federal Guilherme Mussi.

De acordo com o gerente de interior centro-norte da Fundação Florestal, Carlos Eduardo Beduschi, as parcerias com os municípios também são muito importantes para o governo do estado. “Sem apoio da prefeitura fica difícil para o governo estadual atender todas as demandas do município”, frisa. “Hoje, se a Floresta Estadual de Rio Claro está bem, é porque a prefeitura nos apoia”, acrescenta.

O caminhão-pipa pertence à Fundação Florestal paulista, e será utilizado no município a partir de convênio de gestão compartilhada entre o órgão e prefeitura de Rio Claro. “É mais um exemplo de ação conjunta trazendo melhorias a Rio Claro em uma área essencial”, comenta o Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, coronel Marco Antonio Bellagamba.

O diretor da Defesa Civil de Rio Claro também ressalta os benefícios que essa parceria com o Instituto Florestal traz para o município. “Toda a ferramenta que chega para somar esforços é importante e esse caminhão-pipa é mais um recurso disponível para para importantes ações da Defesa Civil”, finaliza Araújo.

Adesões ao Refis de Natal podem ser feitas por telefone e internet

A prefeitura de Rio Claro facilitou o atendimento para quem quer aderir ao programa de refinanciamento fiscal (Refis) que dá até 100% de desconto nos juros e multa das dívidas com o município anteriores a 2018. Além do atendimento presencial, renegociações podem ser feitas pela internet e, pela primeira vez, por telefone. Para quem parcelar pela internet e telefone, os documentos podem ser apresentados somente em janeiro. A primeira parcela ou parcela única para quem for quitar vence apenas no dia 21 de dezembro, ou seja, todos podem se adiantar e evitar problemas de última hora.

“É uma chance real de ficar em dia com os cofres públicos e economizar”, reforça o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. “Tomamos várias iniciativas para que as pessoas não tenham dificuldades e possam aproveitar essa oportunidade de resolver as pendências com o município”, acrescenta.

A novidade no atendimento é que renegociações do Refis de Natal podem ser feitas por telefone. A prefeitura montou uma central de atendimento à qual os interessados podem ligar de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas para obter informações ou firmar acordo. O número é 2112-7777. Outra opção é renegociar pelo site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br.

Nesses dois casos, quem pagar à vista só precisa quitar a parcela única até o dia 21 de dezembro. Após o atendimento telefônico, a  guia de pagamento é enviada pela prefeitura por email. Pelo site da prefeitura, basta imprimir o documento diretamente da página online.

O procedimento é diferente para quem parcela a dívida por telefone ou pelo site da prefeitura. Nesse caso, é preciso pagar a primeira parcela até 21 de dezembro e levar os documentos exigidos até o Atende Fácil entre os dias 7 a 18 de janeiro, para validar o acordo.

Já o atendimento presencial para aderir ao Refis da prefeitura é feito de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas no Atende Fácil, Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro. No caso das dívidas do Daae, os consumidores são atendidos exclusivamente na sede da autarquia (Avenida 8A, 360, Cidade Nova), de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas. Tanto na prefeitura quanto no Daae, para ser atendido e parcelar sua dívida presencialmente, o contribuinte precisa apresentar os documentos exigidos.

Documentos

Para aderir ao Refis de Natal a prefeitura de Rio Claro e Daae exigem cópia de documento que comprova a condição de responsável tributário do imóvel, cópias do CPF, RG e comprovante de residência. A documentação do imóvel também deve ser anexada ao termo do acordo. No caso do Daae, em caso de renegociação feita por terceiros, é preciso apresentar autorização de parcelamento do consumo de água e serviços de esgoto reconhecido em cartório, ou contrato de locação com data atualizada.

“Dezembro Ambiental” é destaque no Lago Azul

De sábado (1) a 21 de dezembro a prefeitura de Rio Claro promove, na Sala Verde do Lago Azul, a primeira edição do projeto “Dezembro Ambiental”. “Preparamos com muito carinho essa programação, que além de educar será uma excelente opção para o lazer de crianças e pais neste final de ano”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Organizada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, a série de atividades ambientais gratuitas é voltada principalmente para as crianças, que devem estar acompanhadas de um responsável, mas tem opções para todas as idades. “É uma forma de unir aprendizado e diversão utilizando o Lago Azul para reforçar a importância da consciência ambiental”, explica o secretário municipal do meio ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

No sábado, das 9 às 11 horas, será realizada Ecofaxina no Lago Azul. Com participação de voluntários, a prefeitura fará mutirão para recolhimento de materiais recicláveis. A ideia é estimular os visitantes a utilizarem as lixeiras de recicláveis disponíveis no parque.

Na segunda-feira (3) começam as sessões de cinema. Das 9 às 11 horas, será exibido o filme “Wall-E”. Na terça-feira (4), das 13 às 16 horas, o será exibido o filme “Lorax”. No dia 5 (quarta-feira), das 9 às 11 horas, o filme “Rio”. O grande sucesso “Vida de Inseto” é atração no dia 6 (quinta-feira), das 13 às 16 horas e, no dia 7 (sexta-feira), das 9 às 11 horas, o filme “Os Sem Floresta”.

No dia 8 (sábado) haverá oficina de horta caseira, das 9 às 11 horas. Voltado para os adultos, a atividade terá várias edições durante o Dezembro Ambiental e será realizada mediante inscrição, que deve ser feita pelo telefone 3522-1997, em horário comercial.

No dia 10 (segunda-feira) as crianças participarão de partida de futebol. No dia 11 (terça-feira), das 13 às 16 horas, grande variedade de brincadeiras será realizada para as crianças e responsáveis. No dia 12 (quarta-feira) das 9 às 11 horas, haverá atividades de pintura. No dia 13 (quinta-feira), das 13 às 16 horas, será apresentado teatro de fantoches. No dia 14 (sexta-feira), das 9 às 11 horas, haverá oficina de horta caseira e alimentação saudável com frutas.

No dia 15 (sábado), além de brincadeiras, será realizado, das 13 às 16 horas, sorteio de brindes como bolas de futebol e basquete, brinquedos diversos e diária em pousadas. Os cupons são acumulativos e quanto maior a frequência ao longo dos dias, maior a chance de ser sorteado.

Para o dia 17 (segunda-feira) está programada a atividade “Conhecendo o Lago”, das 9 às 11 horas, com um passeio em todo o Lago Azul. No dia 18 (terça-feira), das 13 às 16 horas, será realizada mais uma edição da oficina de horta caseira e alimentação saudável.

No dia 19 (quarta-feira) as crianças vão participar da “caça ao tesouro”, a partir das 9 horas. No dia 20 (quinta-feira) o divertimento será por conta das brincadeiras diversificadas, a partir das 13 horas. No dia 21 (sexta-feira), além de brincadeiras, será realizado, das 9 às 11 horas, plantio de árvores.

Sala Verde

Inaugurada no final de fevereiro deste ano, a Sala Verde “Luis Antônio Scussolino”, no Lago Azul, está localizada no prédio ao lado da Rua 2-A e tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O projeto de lei que trouxe a iniciativa a Rio Claro é do vereador Seron. “A Sala Verde tem sido um complemento às atividades realizadas em sala de aula, melhorando o entendimento das crianças quanto às questões ambientais”, analisa o secretário municipal de Educação, Adriano Moreira.

“Esperamos que as crianças curtam e aprendam com o Dezembro Ambiental”, comenta o gerente de conservações da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Andrade, um dos idealizadores do evento. A organização é das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, com o apoio da Sustentare Saneamento S/A, Pousada Cachoeira das Furnas, Pousada e Spa LS Villas, Pousada Fazenda Morro Pelado, Centro de Estética Katia Ribeiro, Pesqueiro Jacutinga, Chiquinho Sorvetes, Natur Turismo, Supermercado Covabra, Cervejaria Prada, Di’vino, Lê Cruz, Bicho Mimado, La Coxinha e Loja Primavera.

Área de anexos

ResponderEncaminhar

Políticas públicas para pessoas com deficiência são tema de reunião entre equipe de RC e a senadora eleita Mara Gabrilli

Na manhã de segunda-feira (26) comitiva de Rio Claro composta pelo Secretário de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Teixeira Penteado; o assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Paulo Meyer e o Analista de Políticas Públicas, Vilson Andrade, esteve na capital paulista onde se reuniu com a senadora eleita Mara Gabrilli (PSDB). Na pauta o grupo abordou políticas públicas para pessoas com deficiência, a importância do modelo de educação especial dentro da escola regular e os exemplos existentes em Rio Claro, por meio da rede municipal de ensino.

Além dos temas em questão, o titular da Setur, Ronald Penteado, também entregou à senadora eleita solicitação de emenda para aquisição de van. O veículo se faz necessário para transporte de atletas que praticam atividades esportivas, em especial pessoas com deficiência.

O secretário destaca que este tipo de articulação se faz necessária na busca de recursos para que se possa trabalhar a inclusão. “A senadora Mara Gabrilli nos recebeu muito bem, foi uma reunião muito produtiva. Tenho certeza que este encontro trará para Rio Claro excelentes resultados. Levamos as solicitações e dialogamos sobre as necessidades para que possamos trabalhar políticas públicas inclusivas”, comenta.

Ainda na reunião, foi reiterado ofício do secretário de Educação de Rio Claro, Adriano Moreira, com pedido de aquisição de recursos para acessibilidade nas escolas municipais. Também foi entregue documento cujo foco é o Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victória”. O objetivo é interceder de modo a agilizar o processo, que já se encontra no Ministério da Saúde, para que o mesmo se torne um serviço de habilitação adulto.

Para o assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Paulo Meyer, esta proximidade com a senadora é muito importante. “Mara Gabrilli é uma das importantes pontes que temos para conseguir trazer ao município recursos não só para acessibilidade e políticas públicas para pessoas com deficiência, mas também para dialogar sobre as necessidades de diretrizes nacionais voltadas para pessoas com deficiência, a exemplo do Plano Nacional de Educação Especial, dentre outros”, analisa Meyer.

De janeiro a outubro, saúde de Rio Claro transportou mais de 40 mil pacientes

A Fundação Municipal de Saúde registrou a remoção e transporte de uma total de 41.513 pacientes no período de janeiro a outubro deste ano, por meio de seu departamento de transportes.

Pela linha 160, que recebe os pedidos para transporte de pacientes em ambulâncias e outros veículos para locais dentro do perímetro urbano, foram transportados 23.441 pacientes e, em viagens para unidades de saúde e tratamentos fora de Rio Claro foram transportados outros 18.072 pacientes.

Para o transporte intermunicipal a Secretaria Municipal da Saúde conta com um total de 15 veículos, sendo sete ambulâncias, quatro vans e quatro carros menores, e em boa parte deles são conduzidos mais de um paciente. A média é de seis por viagem, mas há vans que transportam até 15 pessoas.

“Trata-se de um setor estratégico e de muita importância para a saúde municipal, seja no transporte municipal ou nas remoções de pacientes para tratamentos e exames em outras cidades”, afirma o secretário municipal de Saúde Djair Francisco.

Para reforçar o transporte intermunicipal, a Fundação Municipal de Saúde recebeu na semana passada mais uma ambulância equipada e que deverá entrar em circulação nos próximos dias após passar pelas revisões necessárias.

Além dos veículos para as viagens intermunicipais, a frota do setor conta ainda com as ambulâncias brancas da Linha Saúde, que são utilizadas pela equipe de motoristas para remoções dentro da cidade, ou seja, das residências para unidades de saúde ou de uma unidade para outra. Para o transporte municipal são sete veículos, sendo três vans com maca, três kombis e uma van para cadeirantes. “Esse é um serviço essencial prestado pelo município e estamos redobrando esforços para ampliar ainda mais esse atendimento”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que neste ano a frota foi ampliada. No ano passado, o governo federal autorizou que duas ambulâncias excedentes do Samu fossem adaptadas e utilizadas pelo município para o transporte de pacientes.

Mais informações sobre o transporte de pacientes feito pelo município podem ser obtidas no setor de Transporte da Secretaria de Saúde pelos telefones 3525-2070 ou 3524-8155.