Rio Claro poderá resgatar parceria na saúde com governo da Suécia

O município de Rio Claro irá fazer uma tentativa de restabelecer parceria com o governo da Suécia para o setor de saúde. O assunto foi tratado em reunião nesta sexta-feira (28) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, o secretário municipal da Saúde, Djair Francisco, e Dalva Christofoletti, uma das fundadoras da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que está encaminhando o processo.

Como representante da CNM, Dalva participou de evento da Organização das Nações Unidas (ONU) no qual conversou com Per-Arne Hjelmoborn, embaixador da Suécia no Brasil, e fez rápido relato sobre a extinção da parceria que destinava recursos ao Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória. “A primeira parceria com a Suécia foi nos anos 80, quando o prefeito era Lincoln Magalhães e tive a oportunidade de comandar a Secretaria da Educação”, relembra Dalva.

Tanto o prefeito Juninho como o secretário Djair demonstraram entusiasmo com a possibilidade e manifestaram total apoio à iniciativa. “Vamos levantar documentação das antigas parcerias e um resumo do trabalho desenvolvido no CHI para facilitar as negociações com o governo sueco”, afirmou o prefeito.

Prefeitura realiza melhorias no Novo Wenzel, Bonsucesso e Bom Retiro

A prefeitura de Rio Claro intensificou a partir do ano passado as ações e melhorias nos locais mais afastados do Centro. Os bairros Novo Wenzel, Bonsucesso e Bom Retiro são exemplos da atenção que o governo municipal vem dedicando aos moradores de regiões que por muitos anos ficaram esquecidas pelo poder público. Os três bairros são atendidos pelas escolas municipais Luis Martins Rodrigues Filho e Caminho da Vida – Profª Margarida Penteado, para as quais a prefeitura vem providenciando uma série de melhorias.

“Temos dado toda a atenção à comunidade desses três bairros, problemas que há tempos vinham assolando os moradores estão finalmente sendo resolvidos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na sexta-feira (28) acompanhou parte das obras de reforma na escola Luiz Martins.

O piso do galpão da unidade de ensino está sendo substituído e as salas de aula e áreas comuns estão ganhando piso de granilite. Antes esses locais tinham apenas contrapiso. As obras, que segundo a direção da escola eram esperadas há 20 anos, incluem substituição de portas de todas as salas de aula, serviços de pintura, instalação de canaletas, ralos, encanamento e portões, entre outros serviços.

Recentemente a prefeitura concluiu a reconstrução do muro no entorno da escola Luiz Martins, obra muito aguardada pela comunidade escolar, que há dez anos esperava pela melhoria. “O muro foi danificado por temporal em 2008 e, desde então, a escola reivindicava o reparo”, relembra o secretário da Educação, Adriano Moreira, que também vistoriou as obras na unidade de ensino nessa sexta-feira. Atrás da unidade de ensino, a prefeitura pavimentou trecho de aproximadamente 100 metros, o que melhorou o acesso de pais e alunos à escola.

Também naquela região os moradores  ganharam neste ano outra melhoria que há muito tempo esperavam. A prefeitura colocou iluminação pública no trecho da via entre as avenidas 7 e 9 com Rua 2, principal acesso à Escola Municipal Caminho da Vida – Prof.ª Margarida Penteado, localizada entre os bairros Novo Wenzel/Bonsucesso e Bom Retiro. Era um pedido antigo dos moradores.

Além disso, a prefeitura já iniciou a construção do Centro Esportivo Novo Wenzel, na Rua 3-JW, entre as avenidas 13-JW e 15-JW, que também atenderá os moradores dos bairros Bonsucesso e Bom Retiro. A área de lazer terá campo de futebol, academia ao ar livre, vestiários, quiosques, entre outros dispositivos voltados para a prática de esporte e lazer.  Os recursos para viabilizar a obra são oriundos de emenda parlamentar de R$ 465,1 mil do deputado federal Miguel Lombardi.

Prefeitura faz resumo das principais realizações em obras e serviços

A prefeitura de Rio Claro fez um resumo das principais realizações em obras e serviços nos dois primeiro anos do governo municipal. O relatório pode ser acessado no site da prefeitura através do endereço www.rioclaro.sp.gov.br. Para isso, basta apenas clicar no banner “Nova página na história de Rio Claro”, localizado no canto superior direito da página. “É uma prestação de contas à comunidade do trabalho que vem sendo realizado em nosso governo. Mesmo com dificuldades financeiras estamos conseguindo realizar obras importantes em benefício da população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que teve como uma das primeiras medidas de governo a redução no número de secretarias e de cargos comissionados.

No setor de educação destaque para as dez escolas que estão sendo providenciadas pela prefeitura. Duas já foram entregues, cinco estão em construção e três estão com projetos em andamento. “Estamos criando vagas em escolas e, principalmente em creches, para atender as mães que precisam trabalhar fora”, destaca Juninho, acrescentando que muitos serviços realizados nestes dois anos eram aguardados há muitos anos pela comunidade, como a água em Assistência e no Parque Flórida, as reformas em escolas e atendimentos em saúde.

Com mais de 32 mil procedimentos realizados, o Espaço Mais Saúde tem atendido pacientes que aguardavam há anos na fila à espera de consultas, exames e cirurgias. A construção de seis unidades de saúde da família foi concluída e três já estão atendendo a comunidade.

A Prefeitura também investe em projetos culturais, incentivando novos artistas, além de criar eventos descentralizados levando arte à periferia. O trabalho realizado pelo Fundo Social beneficiou centenas de pessoas, entre elas os 400 munícipes que receberam gratuitamente aparelhos auditivos zerando a fila de espera.  A prefeitura criou a horta solidária que alimenta famílias de baixa renda, entregou moradias populares, realizou intervenções viárias para melhoria do trânsito, criou duas centrais de segurança integrada, plantou mais de 17 mil árvores e incentiva a prática esportiva através das aulas gratuitas em dezenas de modalidades.

Estas e muitas outras informações sobre as realizações do governo municipal nos anos de 2017 e 2018 podem ser consultadas no resumo preparado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura.

Rio Claro fecha o ano com mais de 4 mil castrações gratuitas em cães e gatos

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou 2018 com 4.050 animais castrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), número que atende as metas estabelecidas e é bastante significativo no que diz respeito ao controle populacional de cães e gatos no município. O número mais expressivo de castrações até então tinha sido 2.918 cirurgias, em 2014.

A quantidade de cães e gatos castrados neste ano poderia ter sido ainda maior, já que 858 proprietários deixaram de levar seus animais no dia e hora marcados para a cirurgia, sem avisarem antecipadamente. Ainda assim, de acordo com o gerente do CCZ, Diego Reis,  o resultado reflete o empenho da equipe em manter uma média de 300 a 400 animais castrados por mês, o que coloca o programa de esterilização do município em destaque na região.

Dos animais castrados este ano, 1.994 foram cães (machos e fêmeas) e 2.056 gatos (machos e fêmeas). A expectativa é manter o ritmo em 2019, atendendo  animais pertencentes a toda a população, priorizando os das pessoas de baixa renda.
Os interessados em castrar seus animais devem ligar para 3535-4441 ou 3533-7155, de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. Será feito um cadastro e agendamento da cirurgia. Caso não seja possível comparecer no dia agendado, o proprietário deve ligar e fazer o cancelamento com pelo menos três dias de antecedência para que outro animal possa ser agendado.

Caso o cadastro já tenha sido feito, mas a Zoonoses ainda não entrou em contato, pode ser que o munícipe trocou o número de seu telefone e não informou ao CCZ. Nesse caso a pessoa deve entre em contato e fazer a atualização dos dados.

UPA do Cervezão e do Bairro do Estádio mantêm plantões no feriado prolongado

Nesse sábado (29), domingo, segunda-feira e terça-feira de Ano Novo, o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende nos feriados e fins de semana as emergências psiquiátricas. Esse atendimento é feito no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o fim de semana prolongado pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente de sábado até a segunda-feira, no Cervezão e Bairro do Estádio. No dia primeiro de janeiro o atendimento do Farmácia Todo Dia será feito somente na unidade do Bairro do Estádio.

Área de anexos
ResponderEncaminhar

Feira Corujão não será realizada na 3ª-feira

Devido ao feriado de Ano Novo a Feira Corujão de Rio Claro não terá edição na terça-feira (1). A Feira do Produtor Rural retornará na próxima sexta-feira (4) na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

A feira é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

Farmácia Todo Dia atende durante o fim de semana prolongado

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal no sábado, domingo e segunda-feira (31), das 8 às 17 horas no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Na terça-feira de Ano Novo o atendimento do Farmácia Todo Dia será feito somente na unidade do Bairro do Estádio, das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

Na terça-feira de ano novo não haverá coleta de lixo em Rio Claro

Devido ao Dia da Confraternização Universal haverá alteração na coleta de lixo em Rio Claro na próxima semana. Excepcionalmente, não haverá recolha do lixo domiciliar na terça-feira (1). O serviço será realizado normalmente nesse sábado (29) e na segunda-feira (31). Os moradores de bairros onde é feita coleta nesses dois dias podem colocar o material para ser recolhido normalmente. Aos domingos, não há coleta de lixo domiciliar.

Os ecopontos abrem no sábado (29) e na segunda-feira das 8 às 20 horas. Na terça-feira de Ano Novo os ecopontos não abrem.

O serviço de cata bagulho não terá atividade no sábado (29) e na terça-feira. Na segunda-feira (31), será normal.

A coleta seletiva de lixo não será realizada dia de ano novo, mas será normal no sábado (29) e segunda-feira (31).

Área de anexos

Ecopontos abrem no sábado e na véspera de Ano Novo

Os ecopontos de Rio Claro ficam abertos nesse sábado (29) e na segunda-feira (31) em horário normal, das 8 às 20 horas. Aos domingos os ecopontos não atendem e na terça-feira de Ano Novo, excepcionalmente, o serviço ficará fechado.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

A coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro no sábado e segunda-feira (31). Na terça-feira de Ano Novo, não haverá coleta de lixo.

A coleta seletiva de lixo trabalha normalmente na sexta-feira, sábado e segunda-feira (31), e para na terça-feira. O calendário da coleta seletiva pode ser consultado no site da prefeitura, no endereço www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”.

O caminhão da operação cata bagulho não terá atividade no sábado (29) e terça-feira de Ano Novo. Na segunda-feira, 31, o serviço será realizado normalmente.

Daae terá plantão telefônico no feriado prolongado

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente devido ao Dia da Confraternização Universal. De sábado (29) até a terça-feira (1) o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200.

O atendimento presencial será retomado na quarta-feira (2), às 9 horas, no balcão de atendimento na Avenida 8-A, bairro Cidade Nova.