Obras na Escola João Rehder entram na fase de acabamentos

As obras na Escola Municipal “João Rehder Neto”, localizada no bairro Santa Terezinha, estão avançando em ritmo acelerado. A unidade de ensino está ganhando novo bloco com refeitório, cozinha, despensa, lavanderia e vestiário com sanitários para os funcionários.  A construção iniciada em julho está na fase de acabamento, com instalação de revestimentos e pisos cerâmicos, além de portas e janelas. Concluída essa etapa, as paredes começarão a ser preparadas para receberem pintura.

“Queremos concluir a obra o quanto antes para oferecer maior conforto para as crianças na hora da merenda. O refeitório atual é pequeno e as crianças precisam se revezar para fazerem a refeição. Com o novo refeitório, os alunos vão comer em um local adequado, amplo e confortável”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o canteiro de obras na quarta-feira (4).

As obras também beneficiam os funcionários, já que as cozinheiras terão local adequado para o trabalho. “A cozinha atual é muito baixa e o calor é excessivo. O novo espaço vai resolver esses problemas e é visível a satisfação nos rostos de nossos colaboradores e alunos”, informa Juninho da Padaria.

A obra atende antiga reivindicação da comunidade escolar e dos pais dos alunos. A direção da escola fez a solicitação na administração anterior, sem sucesso, e reapresentou o pedido nesta gestão, que atendeu a demanda. “Melhorar a infraestrutura das escolas tem sido uma das nossas prioridades. São mais de 30 projetos realizados ou em andamento desde o ano passado”, comenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Além das obras de manutenção e reforma, a prefeitura tem cinco escolas em construção, sendo duas creches no Jardim Araucária e Jardim das Nações 1 e três unidades de ensino fundamental nos bairros Benjamin de Castro, Jardim Novo e Jardim das Nações. Juntas, as escolas vão oferecer 2.824 vagas. A prefeitura tem ainda outras três creches com projetos em andamento. Além disso, instalou uma escola no Jardim Esmeralda no ano passado e inaugurou uma creche em julho deste ano no Terra Nova, totalizando dez novas escolas.

Daae comemora 49 anos com bolo em homenagem aos funcionários

Nesta quarta-feira (5), o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro completa 49 anos de fundação. A comemoração do aniversário teve cachorro-quente, refrigerante e bolo, e contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, do superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti, diretores e funcionários do Daae.

Na ocasião, Juninho da Padaria destacou a importância dos serviços prestados pelo Daae à população. “Nesses 49 anos, o Daae evoluiu muito. Levar água de qualidade para as casas das pessoas é um trabalho digno e fundamental para a vida de todos, que só é possível porque é feito por pessoas capacitadas, com muita dedicação e carinho, e agradeço pelo excelente trabalho que tem sido feito”, elogiou o prefeito.

Paulo Bortolotti fez um agradecimento aos funcionários pelo envolvimento no trabalho desenvolvido pela autarquia. “Hoje é um dia de alegria, que precisa ser comemorado. O Daae é referência em análise no tratamento de água, pesquisas e projetos desenvolvidos. Quero agradecer todo o corpo de funcionários por esse trabalho maravilhoso, por esse comprometimento em levar água bem tratada para a população de Rio Claro”, comentou o superintendente.

Os participantes cantaram parabéns ao Daae e o primeiro pedaço foi servido ao funcionário mais antigo presente na celebração, Luiz Cruz Fernandes, que tem 37 anos de casa. “É uma alegria imensa. O Daae é a minha vida e todos nós temos muito orgulho de trabalharmos aqui, levando água, um bem fundamental para a vida de todos”, disse o chefe do setor de manutenção da autarquia.

Cooperativismo doa alimentos ao Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro recebeu na quarta-feira (5) doação de quase 700 quilos de alimentos, arrecadados no final de semana durante a Feira do Cooperativismo, realizada no evento A Família na Floresta.

“A demanda por atendimentos é grande, especialmente nesta época do ano, e o apoio dos nossos parceiros é fundamental”, observou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social. “Esses alimentos certamente vão nos ajudar a fazer mais feliz o Natal de muitas famílias”, resumiu.

Os alimentos foram doados pela comunidade que participou do evento. Ao doar o alimento o participante recebia uma camiseta. “O evento foi um sucesso e, além de fomentar o cooperativismo na cidade, tem essa ação solidária em prol de famílias carentes”, observou Rachel Vilanova Conceição, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Marcelo Undiciatti, da Sicoob Cocre, ressaltou o trabalho positivo que o Fundo Social desenvolve na cidade. “O Fundo Social conhece as necessidades e sabe da logística de distribuição, e certamente dará o melhor destino a estes alimentos e fará com que cheguem até quem precisa”, disse Undiciatti.

O vereador Júlio Lopes frisou que embora esta tenha sido a primeira edição da Feira do Cooperativismo, o trabalho em favor do setor já era desenvolvido anteriormente. “A intenção é darmos continuidade a este trabalho em próximas edições de A Família na Floresta”.

Da entrega também participaram Gislaine Rossi Pinhatt, da Sicoob Crediacirc; Ruan Queiroz e Fernando Bissoli, da Sicoob UniMais; e Antonio Cavotto, da Wall Corp.

A Família na Floresta foi realizada no sábado e domingo (1 e 2) pela prefeitura, por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo de Rio Claro, Câmara Municipal e OAB. A programação incluiu palestra, atividades físicas e atrações culturais.

Feira Corujão tem brindes, música e Papai Noel na sexta-feira

A Feira Corujão de Rio Claro terá atrações especiais na edição dessa sexta-feira, dia 7, e nos dias 14 e 21 de dezembro. A feira terá apresentações musicais e os consumidores participarão de sorteios de brindes. Para completar a festa, Papai Noel estará presente. A Feira Corujão é realizada das 17h30 às 20h30 na Central de Agronegócios, no antigo espaço livre da Vila Martins.

“Essa é uma maneira de agradecer e prestigiar os clientes já assíduos da feira e também um atrativo a mais para quem quer conhecer os produtos ali comercializados”, destaca Emílio Cerri, Secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Nessa sexta-feira o público fará suas compras ao som do sertanejo de Wesley Cristian. No dia 14 o DJ Enzo assume o palco. E no dia 21, Orlando Rodrigues interpreta canções da Música Popular Brasileira.  As crianças também poderão brincar de graça na cama-elástica.

Os sorteios serão realizados em dois horários: às 18h30 e às 20 horas. Os consumidores que adquirirem produtos na feira irão concorrer a eletrodomésticos, cestas montadas pelos produtores, artesanatos e itens de alimentação.

“Quem realizar as compras nas edições das terças-feiras também recebe cupom para concorrer, mas para receber o prêmio é preciso estar na feira no momento do sorteio”, explica Cerri. Cada compra dá direito a um cupom para os sorteios que serão realizados naquela semana.

Para quem gosta de registrar a diversão em imagens, haverá painel montado no local para deixar as fotos mais divertidas.

A Feira Corujão é realizada às terças e sextas-feiras na Rua 3-A, 1.155. Além de verduras e legumes são vendidos bolos, pães, massas, temperos, pimentas, condimentos e outros produtos culinários. Também são atrativos as barracas de artesanato. O local possui estacionamento próprio.

Daae e Whirlpool fazem plantio de 100 mudas no Mãe Preta

Dando continuidade ao “Projeto Nascentes”, na tarde de quarta-feira (5) o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro fez, em parceria com a Whirlpool, plantio de 100 mudas no bairro Mãe Preta.

Cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental da escola Jovelina Moratelli participaram do plantio de pequenas árvores nativas em terreno ao lado da empresa. A área conta com ao menos cinco nascentes próximas do Ribeirão Claro.

“Essa é mais uma ação do projeto desenvolvido pelo Daae, visando a conservação dos recursos hídricos no município, além de prestarmos uma homenagem não só ao meio ambiente, mas também ao Daae, que completa 49 anos nessa quarta-feira”, destaca o superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti.

Antes do plantio, os alunos participaram de palestra ambiental no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no bairro Mãe Preta, na qual os funcionários do Daae explicaram o “Projeto Nascentes” e falaram sobre a importância da preservação e do uso racional da água. Representantes da Whirlpool falaram sobre o descarte correto de resíduos. Além dos estudantes, acompanharam as palestras aproximadamente 70 pessoas atendidas pelo Cras Mãe Preta.

“Estamos orgulhosos de fazer parte de uma ação que deixa um legado para as próximas gerações, a  Whirlpool preza pela redução dos impactos ambientais em em suas operações”, comentou Renato Cerri, diretor da planta da Whirlpool de Rio Claro.

O “Projeto Nascentes” é iniciativa da prefeitura por intermédio do Daae e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, focada na recuperação, ampliação, proteção e conservação dos recursos hídricos em 10 nascentes da cidade, sendo cinco em áreas próximas ao Rio Corumbataí e cinco próximas do Ribeirão Claro.

“Parcerias como essa com a Whirlpool são fundamentais para a realização de projetos e ações em benefício da comunidade”, acrescenta o superintendente do Daae, ressaltando que empresas interessadas em participar do “Projeto Nascentes” devem entrar em contato pelo telefone 3531-5248.

Além da recuperação das nascentes, o Daae também desenvolve visitas monitoras de estudantes nas nascentes do bairro Vila Cristina e no bairro Diário Ville.

Ações

Nos últimos dois anos, o Daae fez o plantio de mais de 500 mudas, todas provenientes do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi. O Daae revitalizou toda a área do viveiro e fez a manutenção e troca de equipamentos, facilitando o trabalho dos funcionários e os cuidados com as mudas.

Atualmente, o viveiro do Daae conta com cerca de 3.200 mudas para pronta entrega de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes. O objetivo é proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

Informações sobre doação de mudas pelo Daae e agendamento de visitas às nascentes podem ser solicitados pelo telefone 3531-5248, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 3.000 mudas de árvores nativas e frutíferas. Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Saúde de Rio Claro recebe novos profissionais do programa Mais Médicos

Na manhã desta quarta-feira (5), o secretário municipal de Saúde de Rio Claro, Djair Claudio Francisco recebeu em seu gabinete duas dos três novos médicos contratados pelo programa Mais Médicos.

Os profissionais estiveram reunidos com Djair juntamente com a Chefe de Núcleo da Atenção Básica de Saúde, Gisele Thiele, e do médico Jair Vergínio, gerente da Atenção Básica no município.

De imediato, para suprir a necessidade, foram realizadas três novas contratações. A médica Morgana Neves Macedo ficará responsável pelo atendimento na Unidade de Saúde da Família de Ajapi. Lorena Queiroz Furtado de Mendonça e Felipe Alves Vieira atenderão na Unidade Básica de Saúde do Boa Vista.

Os profissionais do programa Mais Médicos que estão em Rio Claro fazem parte dos mais de 8 mil médicos que se inscreveram para o novo programa em edital aberto no mês passado pelo Governo Federal, para contratações feitas em substituição aos médicos cubanos, que retornaram a seu país por determinação do governo de Cuba.  Ao todo foram ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

“Os médicos que recebemos são ótimos profissionais que já estão em atividade nas unidades de Ajapi e do Boa Vista. Contarão com nosso apoio e toda estrutura da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de garantir à população um atendimento de qualidade e humanizado. O programa Mais Médicos é um complemento importante para nossa Rede de Atenção Básica”, afirmou Djair.

Os profissionais do Mais Médicos recebem da União uma bolsa-formação (atualmente no valor de R$ 11,8 mil) e uma ajuda de custo inicial entre R$ 10 e R$ 30 mil para deslocamento para o município de atuação. Além disso, todos têm a moradia e a alimentação custeadas pelas prefeituras.

Saúde faz licitação para aquisição de Castramóvel

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nessa semana uma licitação para a aquisição de um veículo preparado para o transporte de animais para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos. O objetivo é facilitar aos proprietários o acesso ao serviço de castração de seus animais já oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses.

“Muitas pessoas não têm como levar seu animal de estimação até o Centro de Controle de Zoonoses. Assim esperamos implantar o novo serviço o mais rápido possível, uma facilidade a mais para a população”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para a aquisição do Castramóvel a Secretaria de Saúde conta com recurso no valor de R$ 120 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar, por intermédio da vereadora Maria do Carmo Guilherme. O recebimento desse e de outros recursos provenientes de emendas parlamentares para a Saúde deve-se ao trabalho do prefeito e equipe na regularização das finanças do município.

O município conta com o serviço de castração gratuita que é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses e uma das dificuldades identificadas é o não comparecimento nas cirurgias já agendadas.

Apesar de todo o empenho em castrar o maior número possível de animais, a Secretaria de Saúde ainda encontra alguma resistência de proprietários. Mesmo assim, se forem somados todos os anos desde a criação do projeto (2011), Rio Claro já castrou 19.109 animais. Somente neste ano de 2018 foram agendados 4.173 procedimentos e realizadas 3.446 castrações.

O atendimento feito pelo Centro de Zoonoses prioriza as pessoas de baixa renda, permitindo que tenham acesso ao serviço. Com isso é possível esterilizar muito mais animais, evitando que eles se reproduzam e que filhotes acabem sendo abandonados pela cidade. Apesar de ser prioridade, o atendimento não é exclusivo para os que não podem pagar pelo procedimento. Ele está aberto a toda à população.

Para ter acesso ao serviço de castração de animais oferecido pela prefeitura o munícipe pode ligar para 3535-4441 ou 3533-7155 e pedir informações sobre cadastros, agendamentos e encaixes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.

Prefeitura tem nova máquina para sinalização de solo

A prefeitura de Rio Claro programou para esta quinta-feira (5) e sexta-feira ação de reforço na sinalização de solo na Via da Saudade. Diferentemente do que acontecia até agora, não será necessário interromper todo o trânsito para a realização desse serviço, apenas meia pista será interditada de cada vez. Isso porque o departamento de Trânsito tem novo equipamento para demarcação das vias, modelo “airless”, que é mais compacto, prático e econômico. “Assim, damos mais dinamismo a esse importante serviço para a segurança no trânsito”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Mesmo com o trânsito parcialmente liberado, a prefeitura pede que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pela Via da Saudade durante a realização do serviço. A máquina começou a ser utilizada nesta semana, na Avenida Tancredo Neves.

“Com essa máquina diminuímos transtornos durante ações de reforço na sinalização, principalmente em áreas de grande movimento, como a região central”, observa o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba. O equipamento é pequeno e não usa ar para a dispersão da tinta, portanto não necessita de compressor. “Também consome menos combustível, economiza tinta e é mais prático em termos de manutenção”, explica o gerente de operações do departamento de Mobilidade Urbana, Joaquim Negreiros.

A máquina “airless” é usada para pintura de faixa simples, faixa dupla contínua, faixa seccionada e  faixa de pedestre, além de possuir pistola manual para pintura de legendas como “Pare” e “Devagar”. O bico do recipiente de tinta tem adaptadores nas medidas específicas e dispensa regulagem para os diferentes tipos de pintura, o que economiza tempo.

Com mais equipamentos, o serviço de demarcação de solo fica mais dinâmico. O caminhão com compressor  do departamento de Mobilidade Urbana continua sendo utilizado, além disso, o departamento conta com um trator para pintura de faixa contínua, que será reformado.