Rio Claro lança Jogos Municipais dos Idosos de 2019

Rio Claro lançou oficialmente na segunda-feira (10), no hotel Central Park, os Jogos Municipais dos Idosos (Jomi) de 2019. A abertura será no dia 14 de março, com competições até dia 16 de março. Coordenadores dos grupos de terceira idade estiveram no evento e receberem mais informações.

“Será um resgate da vivência esportiva que Rio Claro teve anos atrás”, resumiu o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradecendo a presença dos representantes de terceira idade e a sabedoria que eles compartilham com a sociedade. “Vocês nos transmitem experiência a cada fala, nos passam carinho fraterno a cada abraço, a cada aperto de mão, e sempre nos lembram de que vale a pena viver”, acrescentou o prefeito.

“Ao mesmo tempo em que estamos neste clima de encerramento de ano, estamos planejando e traçando objetivos para o ano que vem, como é o caso dos Jomi”, disse Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, que também aproveitou a oportunidade para agradecer o carinho e realizações deste ano.

Ronald Teixeira Penteado, secretário dos Esportes e Turismo, destacou a importância da atividade física não só para o corpo, mas também para a mente. “Além da questão física, tem a integração social que o esporte promove”, afirmou.

Qualquer pessoa com 60 anos ou mais, completos em 2019, pode participar dos Jogos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 10 de fevereiro no setor de matrículas da Secretaria dos Esportes, no Ginásio Felipe Karan. “Esse tempo entre o fim das inscrições e início dos Jogos é importante para a organização do evento e também para que sejam providenciados os exames médicos dos participantes”, informou o diretor municipal de esportes, Vinícius Sossai.

O trabalho realizado pelos coordenadores com os idosos em cada grupo foi enaltecido por Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos. “Muitas vezes essas pessoas deixam suas casas e famílias para poderem realizar esse importante trabalho”, afirmou Néia. Já o diretor do Fundo Social, Wellington Oliveira, lembrou das realizações da administração municipal neste ano, como a implantação do Núcleo de Orientação ao Idoso. “Muitos idosos têm no Núcleo a porta de entrada para importantes serviços oferecidos no município”, lembrou. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elisa Machado Terra, também participou da atividade.

Os Jogos Municipais dos Idosos serão seletivos para os Jogos Regionais dos Idosos. Para a abertura do evento, a coreógrafa Maria da Gama está selecionando interessados em participar de apresentação de dança. Serão necessários cerca de 60 dançarinos e os ensaios começam já no mês que vem. Para participar a abertura do evento é necessário ter mais de 50 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 98448-2629, com a coreógrafa.

Mais de três mil participam de festa de Natal no Lago Azul

Com muitos brinquedos e brincadeiras, a festa de Natal realizada domingo (9) em Rio Claro teve como ingredientes principais alegria e diversão. Milhares de pessoas tomaram o Lago Azul para conferir as atrações e receber o Papai Noel.

Enquanto aguardavam o momento mais esperado, as crianças se divertiam nos brinquedos especialmente instalados ou no playground do parque. No palco, Cinderela fazia a alegria de quem preferia ir ao mundo da fantasia com canções-temas de princesas conhecidas da criançada. Havia também cinema. Tudo regado a cachorro-quente, pipoca, suco e muito sorvete.

“Receber o sorriso de cada um e estar com as crianças neste momento tão especial nos mostram o quanto esse trabalho vale a pena”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “É uma festa para as famílias, um momento de confraternização com a comunidade, que esteve conosco ao longo de todo o ano”, acrescenta Paula, lembrando que este é um momento para agradecer pelos resultados colhidos e também de reflexão, traçando objetivos para o próximo ano. “Neste ano pudemos ajudar muitas pessoas com arrecadações de eventos e campanhas, e também com a solidariedade dos colaboradores. Que Deus esteja sempre no comando para que no próximo ano possamos continuar trabalhando por quem mais precisa”, finaliza Paula.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, também esteve no local. “Este foi um ano de dificuldades, mas também de muitas conquistas e em 2019 vamos continuar trabalhando, com muito empenho e sem medir esforços, para que todos possam ter uma cidade melhor para viver”, diz Juninho, agradecendo também a participação de todos que estiveram no Lago Azul. A organização foi do Fundo Social em parceria com a Secretaria dos Esportes e Turismo.

Das 10 às 16 horas mais três mil pessoas passaram pelo local. E às 15 horas as buzinas dos triciclos anunciavam que Papai Noel estava chegando para completar a festa. Olhares fascinados e sorrisos de encantamento deixavam claro o quanto o personagem era aguardado. Um Papai Noel carregado de magia e capaz de fazer com que crianças e adultos vivessem um pouco da beleza do Natal.

André Godoy, presidente da Câmara Municipal, e os vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário também estiveram presentes.

 

Escola Paulo Koelle tem festividades de fim de ano

Com a proximidade do fim do ano letivo das escolas municipais de Rio Claro, as unidades de ensino vêm realizando apresentações culturais com os alunos, prestigiadas pelos familiares. Na segunda-feira (10) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou das atividades na escola Paulo Koelle.

“É a realização pessoal como pai, por acompanhar o desenvolvimento do filho e comemorar e se emocionar com as suas conquistas, e uma satisfação como prefeito por trabalhar para a valorização das escolas municipais para que possam oferecer cada vez mais qualidade de ensino às crianças”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A educação é uma das prioridades da administração municipal. Novas escolas estão sendo construídas e melhorias há anos reivindicadas estão sendo atendidas. Desde o ano passado a prefeitura realizou mais de 30 projetos entre reformas, manutenção e construção de novas unidades de ensino. A prefeitura implantou duas novas escolas, uma no Guanabara e a creche, inaugurada em julho, no Terra Nova. Cinco novas escolas estão em construção, sendo duas creches e três de ensino fundamental. E há ainda três creches com projetos em andamento.

 

PAT Rio Claro atende em novo endereço a partir de 5ª-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro (PAT) de Rio Claro vai mudar de endereço. Por isso, não atenderá na próxima quarta-feira (12). A partir de quinta-feira o serviço retoma o atendimento em novas instalações, na Rua 6, 676, entre avenidas 9 e 11, Centro. Não haverá mudanças no horário, que continuará sendo de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.

A mudança foi necessária para melhorar o atendimento à população. O prédio para o qual o PAT atende a partir de quinta-feira tem plenas condições de acessibilidade, inclusive com portas largas para permitir a passagem de cadeiras de rodas e piso plano, adequado para pessoas com dificuldade de locomoção. “É um prédio novo, adequado para esse serviço que inclui receber grande número de pessoas diariamente”, explica a diretora do PAT local, Renata Murbach, acrescentando que, além de instalar o PAT em um prédio melhor, a prefeitura também está economizando no aluguel do imóvel que passa de quase R$ 6 mil para R$ 5 mil.

Ainda nesta terça-feira (11) o PAT fará atendimento normal no prédio localizado na Avenida 3 entre as ruas 6 e 7.

Semáforos e nova sinalização de trânsito organizam trânsito na Rua 1 com Avenida 7

Para dar mais segurança e organizar o trânsito no centro a prefeitura de Rio Claro está realizando intervenções em um dos cruzamentos mais movimentados da região. A interseção da Rua 1 com a Avenida 7, que dá acesso ao shopping Rio Claro, está ganhando semáforos, que na quinta-feira (13) devem entrar em operação.

“Este é um local que demandava intervenção para ampliar a segurança dos inúmeros motoristas e pedestres que passam pelo local diariamente”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na segunda-feira (10) acompanhou o andamento dos trabalhos de pintura de solo, que estão inseridos nas ações da prefeitura para dar mais segurança ao trecho.

Equipe da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário utiliza o recém-adquirido equipamento de pintura, tipo “airless”, mais compacto e econômico, possibilitando que a pintura de solo seja feito sem que haja necessidade de interrupção total do trânsito. Apenas meia pista está interditada e os motoristas devem ficar atentos. A expectativa é que esse trabalho seja finalizado na terça-feira (11).

“Estamos adotando medidas necessárias para contribuir para melhor fluidez e, principalmente, maior segurança no trânsito”, reforça Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, que também acompanhou os trabalhos na segunda-feira. “Para que o trabalho tenha resultado, a colaboração de todos no respeito às leis e sinalização é fundamental”, acrescenta. 

No cruzamento da Rua 1 com Avenida 7 a prefeitura está pintando duas faixas de pedestre, faixa seccionada, divisão de pistas e setas de orientação. Também serão feitos reforços na demarcação do bolsão de motos na Avenida 7, repintura das quatro faixas elevadas e outros serviços.

O novo equipamento de pintura de solo é pequeno e não usa ar para a dispersão da tinta, portanto não necessita de compressor, consome menos combustível, economiza tinta e é mais prático em termos de manutenção.

Prefeitura amplia iluminação pública na Vila Alemã

A praça que margeia área da antiga linha férrea na Rua 3-A entre as Avenidas 32-A e 24-A, na Vila Alemã, está recebendo melhorias. A principal delas é a ampliação da iluminação pública. “Esse é um espaço muito utilizado pelos moradores desta região, que terão mais segurança para frequentarem a praça à noite”, comenta o prefeito João  Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que vistoriou parte das obras na segunda-feira (10).

São nove novos braços de iluminação, com luminárias de vapor metálico de 250 watts, que emitem luz branca e por isso iluminam mais que as antigas lâmpadas mistas existentes no local. Moradora daquele trecho à 18 anos, Ivani Aparecida Ferreira aprova a iniciativa. “Muito bom que a prefeitura esteja melhorando a iluminação, esse lugar estava muito escuro e agora vai melhorar”, elogia.

Pontos como a entrada da cidade pela Avenida Tancredo Neves, Avenida Marginal do Jardim Novo, área da antiga Vila Stecca e trecho do bairro Bonsucesso estão entre os locais em que recentemente a prefeitura ampliou ou está ampliando a iluminação pública, aumentando a sensação de segurança. Alguns desse trechos têm grande movimento de veículos e, com maior iluminação, estão mais seguros para motoristas e pedestres.

A prefeitura também realiza uma série de serviços ao longo da praça  na Rua 3-A. Limpeza, capinação e poda de árvores fazem parte das melhorias. Uma das orientações dos setores de manutenção e limpeza da cidade é para que as pessoas não joguem lixo e entulho naquela praça ou em qualquer outro local inadequado. O lixo domiciliar também não deve ser colocado em praças para ser recolhido pelo caminhão da coleta. Cada um deve colocar o lixo de casa em frente à sua residência, no dia e horário da coleta.

Construção de escola no Jardim Novo atinge altura de laje

O Jardim Novo está recebendo uma das cinco escolas que estão sendo construídas pela prefeitura de Rio Claro. Quem passa pelo local pode constatar o avanço da obra cujas paredes atingiram altura de laje. A expectativa é que parte da laje seja instalada e concretada ainda nesta semana. “Temos pressa em concluir essa escola que vai atender os alunos que residem na região e hoje estudam longe de casa”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que tem acompanhado o andamento dos trabalhos.

A nova escola terá 12 salas de aula, quadra coberta e demais dependências, e irá atender 780 alunos do ensino fundamental 1 (5º ao 9º ano) em dois períodos. O término da obra está previsto para o final de 2019. O investimento é de R$ 3,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida de R$ 493,4 mil da prefeitura.

Essa é uma das três escolas que estão sendo construídas pela prefeitura na região sul da cidade, que também está ganhando creche e escola no Jardim das Nações 1 e 2, respectivamente, com investimento superior a R$ 11,5 milhões. Isso sem contar a creche inaugurada em julho deste ano, totalizando quatro unidades de ensino na região. “É uma localidade com grande demanda de vagas e estamos trabalhando para ampliar a oferta”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Além dessas escolas na zona sul, a prefeitura está construindo uma creche no Jardim Araucária, para atender 184 crianças, e uma escola no bairro Benjamin de Castro para 780 alunos. O município tem ainda outras três creches com projetos em andamento que serão construídas nos bairros Jardim Residencial dos Bosques, Jardim Residencial das Palmeiras e Bosques de Rio Claro. Além disso, instalou uma escola no Jardim Esmeralda no ano passado, totalizando dez novas escolas providenciadas pela atual gestão municipal.

Daae faz reparo emergencial em adutora na Rodovia Washington Luís e região pode ficar sem água

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro faz reparo emergencial em adutora de 400 milímetros que se rompeu sob a Rodovia Washington Luís, próximo ao reservatório do bairro Jardim Centenário.

A equipe de manutenção da autarquia já está no local e para executar o serviço, foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros: Jd. Guanabara, condomínios e parte do Jd. das Palmeiras, Terra Nova, Jd. Nova Rio Claro, Jd. Centenário, Maria Cristina, Benjamin de Castro, Jd. Brasília e Parque das Nações.

Devido às dificuldades operacionais e de acesso, a previsão inicial para a conclusão dos trabalhos está prevista para o final do dia dessa segunda-feira e a normalização do abastecimento nos bairros afetados durante a madrugada de segunda para terça-feira.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores redobrem a atenção para o uso racional da água e reforça a importância de os moradores terem reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento, com volume suficiente para 24 horas de consumo racional.

“Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, de acordo com o Código Sanitário Estadual”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que, pelo tempo dos serviços realizados pela equipe da autarquia, os imóveis que estão em acordo com o disposto nessa lei não sofrem com a eventual falta d’água quando usada racionalmente.

A autarquia ressalta ainda que eventuais serviços para reparos na rede ou expansões na rede de distribuição de água podem ocasionar situações pontuais de turbidez na água em alguns bairros e orienta a população a relatar eventuais casos de turbidez na água ou solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água em seu imóvel por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200 ou presencialmente na Avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.