Feira Corujão de Natal tem mais uma edição nesta sexta

A Central de Agronegócios, em Rio Claro, recebe na sexta-feira (21) mais uma edição especial da Feira Corujão. A feira terá apresentações musicais e os consumidores participarão de sorteios de brindes. Para a alegria das crianças, o Papai Noel também estará presente. A Feira Corujão é realizada das 17h30 às 20h30, no antigo espaço livre da Vila Martins.

Nesta sexta a atração musical será a dupla sertaneja Robson e Rafael. Os sorteios serão realizados em dois horários: às 18h30 e às 20 horas. Os consumidores que adquirirem produtos na feira irão concorrer a eletrodomésticos, cestas montadas pelos produtores, artesanatos e itens de alimentação.

“As edições especiais têm sido um sucesso e chegamos a esta última edição bastante satisfeitos com os resultados e o retorno positivo que temos recebido do público”, comenta Emílio Cerri, secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. Esta é a terceira edição especial da feira neste mês de dezembro.

Quem realizou as compras nas edições das terças-feiras também recebeu cupom para concorrer, mas para receber o prêmio é preciso estar na feira no momento do sorteio. Cada compra dá direito a um cupom para os sorteios que serão realizados naquela semana.

Para quem gosta de registrar a diversão em imagens, haverá painel montado no local para deixar as fotos mais divertidas.

A Feira Corujão é realizada às terças e sextas-feiras na Rua 3-A, 1.155. Além de verduras e legumes são vendidos bolos, pães, massas, temperos, pimentas, condimentos e outros produtos culinários. Também são atrativos as barracas de artesanato. O local possui estacionamento próprio.

Cras Terra Nova tem confraternização de fim de ano

Alegria e descontração marcaram a confraternização de encerramento de ano no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Terra Nova, em Rio Claro.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrou as ações que a prefeitura tem realizado para o desenvolvimento da região, como a inauguração da creche do Terra Nova e a construção de mais três unidades de ensino, no Jardim das Nações e Jardim Novo. “É muito bom estar aqui com vocês e compartilhar deste momento de festa”, comentou o prefeito Juninho, lembrando que intervenções no trânsito também estão previstas para o bairro. “A atenção ao trânsito antes de tudo é uma maneira de preservar vidas”, acrescentou.

O trabalho desenvolvido nos Cras no município é fundamental para que as famílias recebam a atenção e assistência de que precisam. “Os Cras são portas de entrada para que o usuário seja inserido nos serviços sociais desenvolvidos”, destacou Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social. “As equipes dos Cras estão à disposição da comunidade e assim permanecerão no próximo ano para que a comunidade seja assistida”, finalizou Erica. Os convidados formam recepcionados por Elisangela dos Santos, coordenadora do Cras Terra Nova.

Durante o evento os usuários dos serviços receberam do Fundo Social de Solidariedade um kit com dois desodorantes, doados pela empresa Soffie Cosméticos, a partir de articulação do vereador Val Demarchi.

“É uma lembrança singela, mas com ela vocês recebem todo o nosso carinho e desejo de um Feliz Natal e um 2019 repleto de realizações e prosperidade para todos”, observou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Cento e cinquenta frascos de desodorante foram distribuídos no Terra Nova. Outros 150 frascos serão entregues em outros serviços sociais que atendem a comunidade de Rio Claro.

Feira Corujão não será realizada no Natal

Devido ao feriado de Natal a Feira Corujão de Rio Claro não terá edição na terça-feira (25). A Feira do Produtor Rural será realizada nesta sexta-feira (21) e depois retornará na próxima sexta-feira (28) na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

A feira é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

UPA do Cervezão e do Bairro do Estádio mantêm plantões no feriado prolongado

Nesse sábado (22), domingo, segunda-feira e terça-feira de Natal, o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende nos feriados e fins de semana as emergências psiquiátricas. Esse atendimento é feito no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o fim de semana prolongado pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente de sábado até a segunda-feira, no Cervezão e Bairro do Estádio. No dia de Natal o atendimento do Farmácia Todo Dia será feito somente na unidade do Cervezão.

Farmácia Todo Dia atende durante o fim de semana prolongado

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal no sábado, domingo e segunda-feira (24), das 8 às 17 horas no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Na terça-feira de Natal o atendimento do Farmácia Todo Dia será feito somente na unidade do Cervezão, das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

Na terça-feira de Natal não haverá coleta de lixo em Rio Claro

Devido ao Natal haverá alteração na coleta de lixo em Rio Claro na próxima semana.Excepcionalmente, não haverá recolha do lixo domiciliar na terça-feira (25). O serviço será realizado normalmente nesse sábado (22) e na segunda-feira (24). Os moradores de bairros onde é feita coleta nesses dois dias podem colocar o material para ser recolhido normalmente. Aos domingos, não há coleta de lixo domiciliar.

Os ecopontos abrem no sábado (22) e na segunda-feira das 8 às 20 horas. Na terça-feira de Natal os ecopontos não abrem.

O serviço de cata bagulho não terá atividade no sábado (22) e na terça-feira de Natal. Na segunda-feira (14), será normal.

A coleta seletiva de lixo não será realizada dia de Natal, mas será normal no sábado (22) e segunda-feira (24).

Daae terá plantão telefônico no feriado prolongado

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente devido ao Natal. O atendimento presencial será feito até às 15 horas de sexta-feira (21), no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

De sábado (22) até a terça-feira (25) o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200. O atendimento presencial será retomado na quarta-feira (26), às 9 horas.

Ecopontos abrem no sábado e na véspera de Natal

Os ecopontos de Rio Claro ficam abertos nesse sábado (22) e na segunda-feira (24) em horário normal, das 8 às 20 horas. Aos domingos os ecopontos não atendem e na terça-feira de Natal, excepcionalmente, o serviço ficará fechado.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

A coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro no sábado e segunda-feira (24). Na terça-feira de Natal, não haverá coleta de lixo.

A coleta seletiva de lixo trabalha normalmente na sexta-feira, sábado e segunda-feira (24), e para no Natal. O calendário da coleta seletiva pode ser consultado no site da prefeitura, no endereço www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”.

O caminhão da operação cata bagulho não terá atividade no sábado (22) e terça-feira de Natal. Na segunda-feira, 24, o serviço será realizado normalmente.

Daae amplia plantio de mudas para recuperação de nascentes e mananciais

Em 2018 a prefeitura de Rio Claro ampliou em mais de 150% a doação e plantio de mudas para a proteção e conservação de nascentes e mananciais do município, em relação ao ano passado. Entre 2017 e 2018, cerca de 4.500 mudas foram usadas com essa finalidade. Neste ano o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) utilizou 3.164 mudas de árvores frutíferas e nativas para preservação de recursos hídricos. Em 2017, quando a atual gestão assumiu o governo e criou o projeto Nascentes, foram 1.250 mudas.

“O projeto Nascentes une educação ambiental e plantio de mudas para difundir o respeito à natureza e a preservação ambiental, com o objetivo de valorizar e respeitar a vida”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Do total das mudas utilizadas ano passado no projeto Nascentes, o Daae doou 1.130 mudas e fez diretamente o plantio de 120 mudas. Neste ano, 2.522 foram doadas e 642 foram plantadas pela autarquia. Esse trabalho é feito em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“Com o projeto Nascentes temos o objetivo de recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos no perímetro urbano de Rio Claro em dez nascentes por ano”, ressalta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que, além da proteção e recuperação ambiental, essa ação é essencial para a preservação da água. “É uma ação de longo prazo,  portanto o trabalho terá continuidade nos próximos anos”, informa.

As dez nascentes ficam nos bairros Mãe Preta, Benjamin de Castro, Jardim Nova Rio Claro, Jardim São Paulo, Vila Cristina e Diário Ville. As duas últimas foram transformadas em nascentes modelo, com visitas monitoradas feitas com estudantes de escolas da rede municipal de ensino.

As mudas utilizadas no projeto Nascentes são provenientes do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Com produção diária de 200 mudas de árvores, o viveiro do Daae foi totalmente reformado e modernizado pela atual gestão e atualmente tem cerca de 3.500 mudas para pronta entrega de árvores nativas, como jatobá, cedro rosa, paineira, ipês amarelo, roxo, branco, rosa, entre outras, e árvores frutíferas, como ameixa, pitanga, graviola e cereja.

As doações de mudas pela autarquia não são para fins pessoais como plantação em residências, e sim para plantação em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes, para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

“O trabalho desenvolvido no viveiro é parte importante das ações para a proteção dos nossos mananciais, garantindo disponibilidade hídrica para o município, sendo um trabalho importante para a proteção e recuperação ambiental, principalmente na preservação da água”, comenta José Crespo Filho, gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae e coordenador do projeto Nascentes.

As doações são limitadas a 50 mudas por pedido e são feitas somente mediante cadastro e agendamento pelo telefone 3531-5248, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A retirada das mudas é feita somente no local, com horário marcado, acompanhado pela equipe responsável pelo viveiro. O Daae fiscaliza os locais em que as mudas foram destinadas.