Prefeito confirma anexo de violência doméstica em Rio Claro

O município de Rio Claro terá um Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher funcionando no Fórum. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Para viabilizar o anexo, a prefeitura vai ceder funcionários, assim como faz para outros serviços estaduais e federais. Atualmente, o município tem 288 servidores que prestam serviços em outras repartições.

“A cessão de colaboradores da prefeitura garante o funcionamento do Anexo de Violência Doméstica. O Tribunal de Justiça autoriza o serviço, mas cabe à prefeitura ceder os funcionários para que o serviço seja viabilizado em Rio Claro”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Sem esse apoio da prefeitura, a população teria que de deslocar para outras cidades para conseguir atendimento em serviços importantes como bombeiros, delegacias, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), cartório eleitoral, entre outros.

Agora, o Anexo de Violência contra a Mulher será incluído nessa lista. “A proteção às mulheres vítimas de violência sempre foi uma de nossas preocupações, tanto que nos empenhamos pela reabertura da Delegacia da Mulher e criamos recentemente a Patrulha Maria da Penha que trata de ocorrências exclusivas que infrinjam a Lei Maria da Penha. Agora, o anexo se tornará realidade ampliando os dispositivos de proteção à mulher”, acrescenta o prefeito agradecendo o empenho do diretor do Fórum de Rio Claro, juiz Cláudio Pavão, para implantação do serviço no município.

O anexo de Rio Claro irá funcionar no prédio do Fórum onde antes funcionava a Defensoria Pública. A criação do anexo dará maior celeridade à tramitação dos processos relativos à violência doméstica abertos pela Delegacia da Mulher. “A implantação do anexo em Rio Claro será um grande reforço ao trabalho de apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica”, destaca o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

O pedido de instalação da unidade foi feito em 2017 ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por comitiva de Rio Claro composta pelo prefeito Juninho da Padaria, o secretário Rodrigo Ragghiante, o deputado Aldo Demarchi, o vereador Val Demarchi, Paula Silveira Costa – presidente do Fundo Social de Solidariedade, e Juliana Amaral Gobbo, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Rio Claro.

Desde então prefeitura e Judiciário vêm providenciando os meios necessários para colocar o anexo em funcionamento. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela prefeitura, tanto orçamentárias quanto de administração de pessoal. Mesmo assim, a prefeitura entendeu a necessidade do anexo e vai fornecer os funcionários. Agradeço ao prefeito por providenciar os meios necessários para que a população de Rio Claro tenha mais esse serviço especializado”, comenta o juiz Cláudio Pavão, diretor do Fórum, informando que o funcionamento do Anexo de Violência contra a Mulher deverá ter início ainda neste primeiro semestre.

Prefeitura abre inscrições para natação e hidroginástica a partir de segunda-feira

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo, abre na próxima segunda-feira (21) as inscrições para aulas gratuitas de natação e hidroginástica para crianças (a partir dos cinco anos), jovens, adultos e idosos. Os interessados podem se inscrever no setor de matrículas que fica no Ginásio de Esportes Felipe Karan, na Rua 9, número 1, Bairro do Estádio.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30. Para se inscrever basta levar documento de identidade e uma foto 3×4 (não obrigatória). Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. As aulas terão início no dia 4 de fevereiro. “É uma grande oportunidade para as pessoas que querem fazer atividade física que traz muitos benefícios à saúde”, comenta o secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado.

Também no dia 4 de fevereiro serão abertas as inscrições para as demais modalidades esportivas oferecidas gratuitamente pela prefeitura, como alongamento, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, tênis de campo, vôlei de praia, voleibol, ginástica, ginástica para terceira idade, ginástica acrobática, pilates solo, Power local, taekwondo, krav maga, karatê, judô, boxe, musculação, ciclismo, balé, zumba, além de xadrez e damas. “A gratuidade das aulas permite que o aluno que não tem condições de pagar também pratique esporte”, destaca Penteado.

As aulas são ministradas por professores de Educação Física em 40 pólos espalhados pela cidade. “O interessado pode escolher o horário e o local que melhor se enquadrem em suas necessidades”, observa o diretor de Esportes, Vinícius Sossai.

Para participar das aulas é necessário fazer exame médico. O procedimento é gratuito e realizado por profissionais da prefeitura. O agendamento é feito no momento da inscrição do interessado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3533-5433 e 3533-5422.