Cervezão tem brincadeiras para crianças no domingo

Opções não vão faltar para quem procura brincadeiras e diversão no domingo (27).  Das 10 às 16 horas Rio Claro realiza o evento Resgatando o Brincar na Lagoa Seca do Cervezão. Atividades gratuitas de lazer, esporte, saúde, entre outras, serão realizadas de graça para a comunidade.

A programação inclui intervenção artística, troca e doação de livros, oficinas de carrinho de rolimã e de bonecas, teatro e exposições, além de confecção de pipas. Práticas esportivas de diversas modalidades também serão realizadas, entre elas zumba, capoeira, judô, boxe, ciclismo, xadrez e damas. Pipoca e algodão-doce serão distribuídos para as crianças.

“O evento reúne num único local atividades de diferentes áreas, realizadas com a participação de várias secretarias municipais”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. “A partir do interesse em uma atividade específica o público comparece ao local e acompanha várias das demais atividades realizadas, o que é bastante enriquecedor, inclusive culturalmente, e faz com que o evento seja atrativo para toda a família”, acrescenta Daniela.

A lei que propõe o Resgatando o Brincar é do vereador Geraldo Voluntário.  “Será uma programação diversificada, com atividades de várias áreas, realizada numa parceria da Câmara Municipal, prefeitura, voluntários e parceiros envolvidos”, afirma o vereador Geraldo. Participam da ação as secretarias de Saúde; Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção; Esportes e Turismo; Administração; Habitação; Desenvolvimento Social; Obras; Meio Ambiente; Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; e Educação, além do Fundo Social de Solidariedade, Arquivo Público e Histórico de Rio Claro e Daae.

Durante o evento serão realizados testes de saúde, gincana ambiental, instalação de antenas anticerol em motocicletas e orientações preventivas sobre zoonoses. Serviços de beleza, como corte de cabelo, manicure e confecção de tranças, também estarão disponíveis, além da participação do Canil da Guarda Municipal e incentivo à adoção de animais. A Lagoa Seca fica na Avenida M-21, no bairro Cervezão.

Daae faz manutenção preventiva na ETA 1 na noite de quarta-feira

Dando continuidade às manutenções preventivas e corretivas no sistema de abastecimento de água, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) fará nesta quarta-feira (23) parada programada na captação do rio Ribeirão Claro para a troca de um transformador que queimou durante as últimas chuvas. Aproveitando essa paralisação, também será feita manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA 1) com o objetivo de melhorar seu funcionamento e garantir o abastecimento e a qualidade da água distribuída para a população.

Os serviços na captação do Ribeirão Claro serão iniciados às 18 horas e a paralisação da ETA 1 ocorrerá por volta das 20 horas. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos por volta da meia-noite, com a normalização do abastecimento até o início da manhã de quinta-feira (24).

Com a paralisação da ETA 1 deve ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Jadim Inocoop, Jardim Mirassol, Jardim Novo, Jardim Anhanguera, Jardim Kennedy, Jardim Donângela, Jardim Conduta, Jardim do Trevo, Jardim Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antonio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, bairro Olímpico e Porto Fino.

Nesse período de realização dos serviços, o Daae orienta os consumidores a redobrem a atenção para o uso consciente da água e reforça a importância de os moradores terem reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

A autarquia ressalta ainda que, na retomada do funcionamento da ETA 1, podem haver situações pontuais de turbidez na água em alguns bairros e orienta a população a relatar eventuais casos de turbidez no momento da ocorrência, pelo telefone 0800-505-5200 ou presencialmente na Avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.