Atividade Delegada e nova sede da PM são temas de reunião no paço municipal

Município recebeu oferta de ajuda para viabilização dos projetos.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu nesta segunda-feira (28) no paço municipal a visita dos deputados estaduais Sargento Neri e Major Mecca, que vão iniciar seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa no dia 15 de março, levantando as bandeiras da segurança pública e valorização dos policiais. Os parlamentares ofereceram apoio ao município para viabilizar a construção de um novo prédio para abrigar o Batalhão da Polícia Militar e também para implementar a Atividade Delegada na cidade. Outro tema discutido foi a oferta de pró-labore, uma ajuda de custo para os policiais.

“São projetos que já vinham sendo tratados pelo município e que precisam do apoio financeiro do governo do estado para serem implementados, e toda ajuda que possa contribuir para atingir esse objetivo é bem-vinda”, comentou Juninho da Padaria, que está confiante no andamento desses projetos já apresentados ao governador João Dória e ao vice-governador Rodrigo Garcia. A área sugerida para a construção do prédio fica no Jardim Claret.

O vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, observou que a conquista desses pleitos trará benefícios à comunidade. “A melhor localização do batalhão facilita o acesso da comunidade e a logística dos policiais para atendimento a ocorrências”, destacou.

Representantes da PM, Câmara Municipal e da Apas (Associação Policial de Assistência à Saúde) também participaram da reunião. “Essa sede é um grande anseio da corporação que defende que os quartéis têm que estar acessíveis à população”, afirma o tenente-coronel Rodrigo Arena, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro.

Sobre a Atividade Delegada, o vereador Ruggero Seron explica que o orçamento municipal deste ano tem reserva de R$ 340 mil para investir no projeto. “Esses recursos foram aprovados através de emenda de minha autoria”, informa Seron. Para ser implementado, o município precisa elaborar e aprovar projeto de lei autorizando o convênio com o governo do estado. A Atividade Delegada permite a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às atividades de fiscalização realizadas pelas prefeituras.  “Os recursos já estão previstos no orçamento e o serviço pode ser implementado de imediato após a aprovação”, explica Seron.

Também participaram da reunião o major Aparecido Chagas do Nascimento, presidente da Apas; major André Viana; coronel Orlando Tomasella; coronel Dulcinéia Lopes de Oliveira, da Assessoria da Polícia Militar da Alesp; coronel Janio Akito Maebayashi, assessor parlamentar; e Fred Martins, assessor parlamentar.


PAT abre vagas para curso de português e matemática

Inscrições começam na quarta-feira (30).

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Claro abre nessa quarta-feira (30) inscrições para curso de formação continuada. Os alunos terão aulas de português e matemática. O curso gratuito tem 30 vagas e as inscrições poderão ser feitas no PAT, das 8 às 16 horas.

“Os alunos poderão aperfeiçoar temas que foram abordados no ensino fundamental e ampliar os conhecimentos nestas áreas”, destaca Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

As aulas serão ministradas quatro vezes na semana, das 8 horas ao meio dia. O curso começa dia 18 de fevereiro e segue até 25 de abril. Para se inscrever o interessado deve apresentar cópias simples do RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência.  É necessário ter ensino fundamental completo (antiga oitava série ou atual nono ano).

“Interpretação de texto, ortografia, porcentagem e juros simples serão alguns dos temas abordados durante as aulas”, observa Renata Murbach, diretora do PAT. O cronograma de aulas inclui ainda significação de palavras, pontuação, classes de palavras, concordâncias verbal e nominal e uso da crase. Em matemática o professor abordará resolução de situações-problema, números inteiros, números racionais, sistema de medidas legais e  conceitos básicos de geometria. O PAT fica na Rua 6, 676, entre avenidas 9 e 11, Centro.

Equipe de basquete será apresentada nesta terça-feira

Apresentação será às 19 horas no ginásio de esportes.

Depois de muito tempo, o município de Rio Claro volta a ter um time de basquete, esporte que proporcionou muitas alegrias à comunidade. O elenco de jogadores da equipe Renata Basquete Rio Claro e a comissão técnica serão oficialmente apresentados nesta terça-feira (29), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Felipe Karam. No evento, também será inaugurado o novo “piso flutuante” do ginásio. Torcedores e comunidade estão convidados a participar dessa grande festa que tem entrada gratuita. Haverá sorteio de bolas autografadas pelos jogadores. “O retorno do basquete era um anseio da população que guarda com carinho na memória as conquistas e alegrias proporcionadas por esse esporte”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A volta do basquete foi possível com patrocínio da iniciativa privada. O patrocinador master será a empresa Selmi, detentora das marcas Renata e Galo. Outros patrocinadores confirmados são a Construtora Caprem e a Unimed. A prefeitura está preparando o ginásio de esportes para receber os jogos da competição. A quadra ganhou “piso flutuante” e melhorias na iluminação. Serviços elétricos também foram realizados no lado externo do ginásio, com substituição de luminárias mais potentes. Os vestiários e sanitários receberam manutenção e reforço na pintura para oferecer maior conforto aos usuários.

“Queremos que o ginásio tenha condições adequadas de receber bem os visitantes e também oferecer conforto aos torcedores e atletas”, declara o prefeito Juninho da Padaria, que conferiu o andamento dos trabalhos nesta segunda-feira (28), acompanhado do secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado; do presidente da Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes (ABCD), Aldo Demarchi; e do vice-presidente da entidade, André Godoy.

“A volta do basquete é a concretização de um trabalho que vem sendo realizado há mais de um ano. Agradeço às empresas e pessoas que confiaram no projeto e na proposta de trabalho para que o time pudesse retornar às quadras”, afirma André Godoy, frisando que o custeio da equipe é feito com recursos privados cabendo à prefeitura fornecer a estrutura física do ginásio para a disputa das partidas. “Nosso objetivo é resgatar a vitoriosa trajetória do basquete de Rio Claro, cinco vezes campeão paulista e tricampeão brasileiro, além de conquistar os títulos da Copa América e Sulamericano de clubes”, reforça Demarchi.

A equipe está treinando forte para fazer bonito na série Ouro da Liga Nacional de Basquete que começa no dia 13 de fevereiro. O time local fará sua estréia no dia 14 de fevereiro contra a Unifacisa, na casa do adversário. A competição dá acesso ao grupo de elite da modalidade.

Correios distribuem carnês do IPTU 2019

Também é possível imprimir a guia de pagamento pelo site da prefeitura.

A prefeitura de Rio Claro concluiu a entrega aos Correios dos carnês do IPTU 2019. A distribuição teve início na segunda-feira (28) e quem pagar à vista tem 10% de desconto no valor total do carnê. “É uma boa oportunidade de economizar”, frisa o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. Também é possível parcelar e ter 3% de desconto em cada parcela paga em dia. A primeira parcela e a parcela única vencem no dia 20 de  fevereiro.

O tributo pode ser pago na Caixa Federal e casas lotéricas, e quem for correntista, também pode pagar nos caixas eletrônicos ou internet banking do Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e na cooperativa de crédito Sicoob.

Quem preferir pode acessar o boleto de IPTU pelo site da prefeitura. Desde o início deste mês a parcela única e demais parcelas podem ser impressas a partir do endereço eletrônicowww.rioclaro.sp.gov.br. No menu “Serviços”. O contribuinte deve clicar na opção “Tributos municipais (IPTU e demais taxas)”. Depois, deve inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados nos carnês anteriores de IPTU. Em seguida, basta escolher entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede bancária credenciada.

O município lançou 97 mil carnês do IPTU 2019. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 4,53%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2017 e setembro de 2018 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.