Prefeitura e entidades discutem gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência

Assunto foi discutido em reunião no paço municipal.

Representantes da prefeitura e de entidades que atendem pessoas com deficiência se reuniram nesta quarta-feira (30) para discutirem a concessão de gratuidade no transporte público para as pessoas com deficiência, com subsídio da prefeitura de Rio Claro. Na reunião definiu-se a necessidade de fazer um levantamento na cidade sobre a quantidade de pessoas com deficiência.

“Esse é o primeiro passo para que possamos analisar o projeto. Precisamos enxergar esse número para que possamos verificar o impacto financeiro e de onde virá os recursos”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Esse número nos ajudará a fazer uma previsão orçamentária para o serviço”, reforçou o secretário de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

O vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, observou que além desse diagnóstico, será necessário alterar a legislação para conceder a gratuidade. “Esse público não está contemplado na lei que precisará ser adequada para conceder o benefício”, destacou.

Além da gratuidade à pessoa com deficiência, também foi discutida a possibilidade de conceder o benefício também aos acompanhantes. “Os casos têm que ser analisados individualmente para verificar a necessidade de cada um“, ressaltou o secretário dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

O vereador Júlio Lopes declarou que a gratuidade no transporte público é uma necessidade para muitas pessoas com deficiência para atividades de lazer, saúde, trabalho etc. “O preço da passagem pode não parecer muito, mas para algumas pessoas o valor gasto com transporte pesa no final do mês”, assinalou.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Vilson Andrade, analista de Políticas Públicas, informaram que já estão discutindo a realização do mapeamento e a criação de uma carteira de identificação para as pessoas com deficiência. “Essa carteirinha vai facilitar o atendimento e por meio dela podemos fazer um cadastro com coleta de dados para obter informações sobre as pessoas com deficiência”, disseram.

Rosangela Franco, da Aderc (Associação dos Deficientes de Rio Claro), comentou a necessidade de estabelecer critérios para concessão da gratuidade no transporte, como é feito no Bolsa Família e outros benefícios sociais. “Precisamos definir quem pode usar porque o objetivo é atender aqueles que não têm condições de pagar a passagem”, disse.

Participaram da reunião a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, e representantes das entidades Aderc, Instituto de Equoterapia, Allan Kardec, Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria”, Associação dos Surdos de Rio Claro, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apachi-PV (Associação de pais e amigos do Centro de Habilitação Infantil – Princesa Victoria).

Trânsito será interrompido em trecho da Estrada dos Costas para recapeamento

Interdição será no cruzamento da via com as 12JP e 9JP.

As obras de recapeamento na Estrada dos Costas, na região sul de Rio Claro, continuam. Para que os serviços sejam realizados com segurança, será necessário interromper nessa quinta-feira (31) o trânsito no cruzamento da via com as ruas 12JP e 9JP. Com isso, o acesso aos bairros da região do Terra Nova deverá ser feito pelo bairro Jardim Novo ou pela Avenida 10 do Jardim Guanabara. “Pedimos a compreensão e colaboração dos motoristas, a interdição é um breve incômodo para a realização dessa obra que vai beneficiar milhares de pessoas”, solicita o diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques.

A previsão é de que a interrupção tenha início às 9 horas e de que no início da tarde o trecho seja liberado, se não houver imprevistos. Também para esta quinta-feira está prevista ação em outro trecho da Estrada dos Costas, a partir das 13 horas, do cruzamento com a Avenida 18BR ao cruzamento com a Avenida 26BR. Nesse caso, será fechada apenas meia pista, ou seja, o trânsito não será interrompido, mas é preciso atenção redobrada de quem transitar pelo local.

Prefeitura de Rio Claro busca solução para serviço de radioterapia

Prefeito afirma que situação exige solução urgente para atender pacientes que aguardam tratamento.

O município de Rio Claro busca uma solução definitiva à falta de vagas para pacientes que precisam passar por sessões de radioterapia no tratamento de câncer.

Conforme determinação do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na terça-feira (29), o secretário municipal de Saúde Djair Francisco tratou do assunto em Piracicaba com o secretário de Saúde daquele município, Pedro Antonio de Mello.

“A situação exige uma solução urgente. Os pacientes oncológicos que precisam do tratamento não podem esperar para começar o tratamento. Por isso, também levaremos o assunto ao conhecimento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, para tratar também de uma possível ampliação nesse atendimento, que garanta as vagas aos pacientes de Rio Claro”, disse Juninho. O assunto também vem sendo acompanhado pelo vereador Ney Paiva.

De acordo com Djair, a reunião foi produtiva. “O Ministério da Saúde encaminha os recursos destinados à radioterapia para que distribua as vagas para pacientes também de Rio Claro”, lembrou Djair.

“Mas ocorre que há uma falta dessas vagas para os pacientes do nosso município. O secretário se comprometeu a apresentar uma solução o mais breve possível, para que nossos pacientes voltem a ser atendidos”, explicou o secretário.

Pedidos de isenção do IPTU também podem ser feitos no Atende Fácil

Neste ano os pedidos podem ser feitos pela internet, mas o atendimento presencial continua.

Aposentados e pensionistas de Rio Claro que tiverem dificuldade para pedir pela internet a isenção do IPTU 2019 terão auxílio no Atende Fácil, localizado na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro. Essa é a primeira vez que a prefeitura oferece a facilidade das solicitações de isenção serem feitas pelo computador ou celular, sem que o beneficiário precise sair de casa. Pensando naqueles sem acesso a esses equipamentos ou sem intimidade com operações online, a prefeitura terá posto no Atende Fácil para quem precisar de ajuda.

“Ampliamos e facilitamos as maneiras de se pedir a isenção do IPTU em reconhecimento e respeito à importância dessas pessoas na história da comunidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Rio Claro tem uma grande população de idosos e estamos trabalhando para sempre melhorar o atendimento a essas pessoas”, acrescenta.  O prazo dos pedidos termina no dia 20 de fevereiro. Têm direito à isenção do IPTU os aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e possuem apenas um imóvel, onde residem.

Quem for ao Atende Fácil deve levar o CPF, RG, número de beneficiário e o número de cadastro do imóvel, que pode ser encontrado no carnê do IPTU. “Faremos a operação pela internet junto com a pessoa, mostrando cada passo do procedimento, que é muito simples”, explica Jéferson Araújo, diretor do Atende Fácil.

Pela internet, é preciso acessar o site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) pelo computador ou celular. Primeiro, é preciso fazer um cadastro. Para isso é necessário ir ao link “Isenção de IPTU para aposentados e pensionistas” no site da prefeitura e clicar em “cadastre-se”. Na página seguinte, deve-se colocar os dados com nome, data de nascimento, gênero, nome da mãe, e salvar os dados. Em seguida, será preciso cadastrar CPF, RG e número de beneficiário. Uma imagem do RG, que pode ser digitalizada no computador ou uma foto de celular, precisará ser anexada. Depois, basta salvar os dados e aguardar email da prefeitura confirmando se o cadastro está em ordem e foi aceito ou se é preciso acrescentar ou adequar alguma informação ou documento.

Depois que o cadastro foi liberado, o pedido de isenção é feito acessando o link “Isenção de IPTU para aposentados e pensionistas” e clicando em “Criar”. Depois, deve-se acionar o ícone “Serviços ao aposentado e pensionista” e, em seguida, selecionar o serviço “Solicitação de isenção do IPTU – 2019”. É preciso determinar a finalidade do imóvel (“Residência”, “Comercial”, etc) e o tipo de construção (“Térrea”, “Sobrado” , etc). Depois, deve-se clicar em “Avançar”. O passo seguinte é preencher os dados do imóvel, entre eles o número de cadastro, que está no carnê do IPTU, e clicar em “salvar”. Se for necessário, pode-se anexar arquivos e imagens. Se não for necessário, ou após anexar, basta clicar em “finalizar requerimento”. É importante confirmar se os dados e arquivos estão corretos. Depois, disso, é só clicar em “Sim” para enviar o requerimento.

Feita a solicitação, basta aguardar email da prefeitura informando se o pedido de isenção foi aceito ou não. Todas as etapas da tramitação do pedido podem ser consultadas no site da prefeitura, na página de pedidos de isenção do IPTU.

Instalação de aparelho de raios-x na UPA da 29 em fase final

Montagem e testes finais prosseguem nessa semana.

Após a conclusão das reformas na sala de radiologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29 em Rio Claro, o novo aparelho de raios-x digital está em fase final de montagem.

No final da tarde dessa terça-feira (29) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve no local para conferir o andamento dos trabalhos. “Em muito breve, tão logo a montagem e os testes forem finalizados, estará disponível para toda população aqui na UPA da 29 mais um, de um total de três aparelhos de raios-x”, disse Juninho referindo-se também aos novos aparelhos de raios-x digital já em funcionamento no Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) e na UPA do Cervezão.

“O mais importante é que mesmo com as obras e agora com a fase de montagem ninguém ficou sem atendimento. Todas as pessoas que precisam de exames de raios-x estão sendo transportadas para a UPA do Cervezão”, explicou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco, foram feitas todas as adequações para a implantação do novo aparelho. “Assim como fizemos no PSMI e na UPA do Cervezão, para a UPA da 29 foram feitas todas as adequações na sala e também na instalação elétrica. Tão logo os testes forem feitos e a digitalizadora calibrada, o novo aparelho já estará disponível aos usuários da unidade”, declarou Djair.

Os novos aparelhos comprados pela prefeitura são modernos, com tecnologia bastante superior aos antigos equipamentos. São equipamentos que dispensam o uso de filmes radiológicos, uma vez que suas imagens são geradas digitalmente em alta resolução na tela de um computador e podem, inclusive, serem usadas para envio aos especialistas via internet, tornando o processo mais rápido e mais preciso.

Juninho agradeceu ainda à Câmara Municipal que devolveu cerca de R$ 1 milhão à prefeitura para investimentos que incluem a construção de seis novas unidades de saúde e o Espaço Mais Saúde, o qual já realizou mais de 33 mil atendimentos, como consultas, exames e cirurgias a pessoas que aguardavam na fila de espera.

Prefeitura interrompe trânsito em estrada de Ajapi para recuperar ponte

Ponte do Alonso será reformada com material doado por empresas.

Com apoio de empresas, a prefeitura de Rio Claro começa na sexta-feira (1) a recuperar a ponte do Alonso, no distrito de Ajapi. Para que o serviço seja realizado será preciso interromper o trânsito naquele trecho. A colaboração dos motoristas, respeitando a sinalização, é essencial para que obra seja realizada com segurança. “É uma ponte importante para Ajapi e, trabalhando em conjunto com a iniciativa privada, estamos conseguindo levar mais essa melhoria para a população”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A obra deverá se estender por pelo menos dois dias. Se for necessário, além da sexta-feira e sábado, o trabalho terá continuidade no domingo (3) e durante toda a duração da intervenção o trânsito permanecerá interditado. A ação será realizada pela secretaria municipal de Obras e, de acordo com o titular da pasta, Paulo Roberto de Lima, os serviços vão se concentrar na troca de três “linhões” da ponte, uma de 16 metros e duas de nove metros. “Outro ponto importante é a recuperação do tablado, que será todo trocado”, explica.

O subprefeito de Ajapi, Flávio Evaldo Lotério, comenta que a ponte do Alonso é uma das mais importantes do distrito, com grande quantidade de veículos transitando diariamente pelo local, o que aumenta a necessidade da reforma. “É uma ponte relativamente grande, com cerca de 15 metros de comprimento e cinco de largura”, informa.

Para que o trabalho fosse possível, a prefeitura, que entra com a mão de obra, recebeu material doado pelas empresas Usina São João, Usina Santa Lúcia, Usina Iracema, Mineração do Vale e Granja Ipê.