Prefeitura terá plantão permanente para serviços de tapa buracos

Objetivo é ampliar os serviços de tapa buraco mesmo no período de chuvas.

Com as chuvas, o número de buracos nas ruas e avenidas aumenta e gera transtornos a motoristas e pedestres. Preocupada com a situação, a prefeitura de Rio Claro está adotando estratégias emergenciais, entre elas, o sistema de plantão permanente das equipes de tapa buracos para que entrem em ação todas as vezes que as condições climáticas forem favoráveis. “Com chuva, não adianta fazer o serviço porque é tempo de trabalho e material perdidos”, afirma o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima. “O ideal seria só trabalharmos com massa quente, mas temos uma usina fria, que herdamos, e nos dois primeiros anos o orçamento não permitiu investimentos maiores”, afirma. “A massa fria não tem tanta eficácia no asfalto molhado, então neste ano vamos investir mais em emulsão à quente”, afirma.

Atualmente são quatro equipes de tapa-buracos realizando o serviço em todo o município, priorizando os casos mais graves.

De acordo com o secretário de Obras, a situação do asfalto em Rio Claro é ruim em grande parte pelo fato de a malha viária ter pavimentação muito antiga. Rio Claro tem aproximadamente 700 quilômetros de vias públicas e as pavimentadas, em sua grande maioria, já estão com a vida útil comprometida.

Além dos buracos abertos pelas chuvas ou má condição do asfalto, o município também vai intensificar nos próximos dias o fechamento de buracos abertos para manutenção do sistema de distribuição de água. O serviço estava sendo realizado em ritmo mais lento também pelo fato do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) estar realizando concorrência pública para a contratação da empresa que retomará o serviço. “Finalizamos o processo e queremos que o serviço seja iniciado o mais rápido possível, no mais tardar na semana que vem, se as chuvas não atrapalharem”, explica o superintendente do Daae, Paulo Bortolotti.

A empresa contratada, a FPF Construções e Serviços, assinou contrato de 12 meses com o Daae, em investimento de R$ 1,6 milhão. “Queremos que nos próximos dois meses todos os buracos abertos para obras na rede de água sejam fechados e, para isso, montaremos uma força-tarefa envolvendo a empresa e equipe de manutenção do Daae para agilizar esse trabalho”, conclui Bortolotti.

Prefeitura paga nesta 6ª-feira salários e vale-alimentação antecipados

Servidores municipais receberão salários de fevereiro com uma semana de antecedência.

Mais uma vez a prefeitura de Rio Claro vai antecipar o pagamento dos salários dos funcionários públicos municipais. O mesmo acontece com o vale-alimentação. “Uma das prioridades da nossa gestão é pagar em dia os salários de nossos colaboradores e, felizmente, esse compromisso tem sido rigorosamente cumprido, uma forma de valorizar os servidores”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando que desde janeiro de 2017 não há atraso no pagamento dos servidores públicos municipais.

Os salários de fevereiro serão pagos nesta sexta-feira, dia 1º de março, uma semana antes do quinto dia útil que cairá no dia 8 de março. Já o vale alimentação, que precisa ser pago até o décimo dia útil, está sendo antecipado em 17 dias.

O pagamento antecipado é para todos os funcionários públicos municipais, tanto da prefeitura quanto da Fundação Municipal de Saúde e Arquivo Público. Os servidores do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) receberam os salários nesta quinta-feira (28), já que a autarquia tem como data de pagamento da folha o último dia útil de cada mês.

“Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município estamos conseguindo cumprir nosso compromisso com o servidor municipal e garantir o pagamento em dia dos salários”, comenta o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

Essa não é a primeira vez que a prefeitura de Rio Claro antecipa o pagamento de salários do funcionalismo. No ano passado, por exemplo, o pagamento dos salários de maio foi antecipado em cinco dias e o de março foi feito nove dias antes do quinto dia útil determinado por lei. Em fevereiro de 2018, o reajuste anual dos servidores foi antecipado em dois meses e ficou acima da inflação. A antecipação do pagamento dos salários beneficia mais de cinco mil servidores ativos, inativos e pensionistas.Área de anexos

Saúde de Rio Claro amplia em mais de 200% número de agentes de combate ao Aedes

Mesmo com poucos casos de dengue, Rio Claro mantém estado alerta no combate à dengue.

Na linha de frente do combate ao mosquito Aedes aegypti em Rio Claro estão os agentes de combate às endemias, com as ações empreendidas pela Fundação Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

Entre os trabalhos realizados estão as visitas casa a casa em toda a cidade, com o intuito de orientar a população, vistoriar e remover os potenciais criadouros do mosquito.

E o investimento no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se reflete no número considerado baixo de casos de dengue registrados no município desde o final do ano passado, apenas oito. Na gestão do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a Fundação Municipal de Saúde contratou mais 30 agentes de endemias, passando de 19 para 49 profissionais, via concurso público.

“Essa é mais uma demonstração clara da nossa preocupação com a saúde, como prioridade do nosso governo. E quando se fala no combate à dengue, é um desafio de todos”, disse Juninho.

O secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco destacou ainda o trabalho dos agentes. “Há um trabalho extraordinário sendo feito por estes agentes, que têm retirado das casas toneladas de lixo. Na nossa gestão passamos de 19 para 49 agentes e muito se deve aos trabalhos destas equipes o fato da dengue em Rio Claro encontrar-se sob controle”, destacou Djair.Os alertas das autoridades de saúde são constantes para que a população faça o descarte correto de materiais. O município conta com ecopontos, serviço de cata bagulho, coleta seletiva e coleta de lixo domiciliar. Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.


Carnaval na Praça terá apresentação das escolas de samba de Rio Claro

A Casamba

Para abrilhantar ainda mais o Carnaval na Praça, que acontece a partir deste sábado no Jardim Público, as escolas de samba de Rio Claro estarão presentes ao evento. A festa segue até terça-feira (5) e, a cada dia, uma agremiação se apresentará levando toda cadência, tradição e o ritmo contagiante da bateria ao público. A realização do Carnaval na Praça, que tem entrada gratuita, é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O Carnaval na Praça acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, no Jardim Público reunindo diversas atrações musicais com repertório variado e ainda as escolas de samba da Cidade Azul. No sábado (2) e segunda-feira (4) o evento acontece das 18h às 22 horas e, domingo (3) e terça-feira (5), das 16h às 22 horas.

Samuca

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca que será um evento com atrações bastante diversificadas. “O objetivo é agradar público de todas as idades e gosto musical. Além dos grupos, a participação das tradicionais escolas de samba de Rio Claro e seus componentes dará um brilho especial ao evento”, comenta.

Na noite de sábado quem se apresenta ao público será a escola de samba Grasifs – Voz do Morro, presidida por Edson Luiz de Souza. A tradicional agremiação, conhecida como Faculdade do Samba, vai contar sua história no Jardim Público. Presente com alguns dos integrantes, a Vermelho e Branco relembrará sambas enredos de sucesso da escola.

Na tarde de domingo será a vez da escola A Casamba, que tem como presidente Eric Mota. A Amarelo e Branco contará com o intérprete Erick Tatu entoando sambas da escola e ainda conhecidos enredos de São Paulo e Rio de Janeiro. A bateria agita o público sob o comando do mestre Thierrys. O casal de mestre sala e porta bandeira Jonathan e Mariana também estarão presentes.

UVA

A bateria da Samuca se apresenta ao público na tarde de segunda-feira sob o comando do mestre Ricardinho. A Azul e Branco contará com o intérprete Hudson Marcelo cantando sambas da escola dos anos 80, sambas recentes, marchinhas e ainda enredos da capital paulista e do Rio de Janeiro. O casal de mestre sala e porta bandeira Déborah e Gustavo Lunardi; casais formados na escola que representando o pavilhão; passistas; a rainha de bateria Carla Siqueira; ala das baianas; comissão de frente sob o comando da coreógrafa Duda Rampin; destaques de chão; porta estandarte; integrantes da velha guarda e diretores de harmonia, também se farão presentes à apresentação da Samuca no Jardim Público, conforme informou o presidente Leandro Freitas.

Já a terça-feira, último dia do Carnaval na Praça, contará com apresentação da Unidos da Vila Alemã (UVA), presidida por César Augusto Picardt. O intérprete Betinho do Cavaco, acompanhado do mestre de bateria Danilo Guerra, vai agitar o público com sambas e músicas para não deixar ninguém parado. A Verde e Branco terá a presença dos casais de mestre sala e porta bandeira Lilian e César, Marcelo e Luciana e Nathália e Hadriano, além da rainha de bateria Tati.

Grasifs

Além das agremiações carnavalescas, o Carnaval na Praça terá também shows com Batuque da Nega, Jeito Simples, Tem Fuzuê, Jorge Soares e banda e Balaio de Gato.

Avenida 76-A continua com mão dupla de direção

Prefeitura cancela mudança prevista para esta sexta-feira.

A mudança de mão de direção na Avenida 76-A entre a Avenida José Felício Castelano e a Rua 3-A, nos bairros Arco-íris e Village, não será mais realizada. Desse maneira, o trecho permanece com mão dupla de direção.

O itinerário da linha de ônibus 02 – Arco-íris/Mãe Preta também não terá modificações. Ou seja, continuará a Avenida 76-A para ir ao bairro Arco-íris.

A mudança foi suspensa para que sejam feitas análises mais aprofundadas a respeito de eventuais mudanças viárias naquela região.

Sábado e domingo têm feiras livres; na terça não tem Feira Corujão

Sábado, feira livre é no São Benedito e domingo, no Cervezão. “Corujão” tem edição nesta sexta-feira (1) e retorna dia 8.

As feiras livres mais tradicionais de Rio Claro serão realizadas normalmente nesse fim de semana de carnaval, sábado no  bairro São Benedito e domingo no Cervezão. Já a Feira Corujão, na Vila Martins, será realizada nesta sexta-feira (1) e não terá edição na terça-feira (5) devido aos festejos carnavalescos.

A feira do bairro São Benedito, na região centro-sul de Rio Claro, é realizada todos os sábados das 6 da manhã ao meio dia, na Avenida 13 entre as ruas 9 e 10. Entre os itens vendidos pelos produtores estão frutas, verduras, mandioca, carnes de frango e de peixe. São três barracas de pastéis, uma com caldo de cana. A parte culinária inclui bolos e doces, curau, queijos e churrasquinho.

Outra feira livre famosa de Rio Claro é realizada aos domingos no bairro Cervezão (Avenida M-25 com a Rua M-17), na região mais populosa do município. Semanalmente, das 7 às 13 horas, o público pode comprar itens como verduras e legumes em grande variedade. Barraca de pastel, perfumarias e brinquedos também são encontrados na feira do Cervezão.

Já a Feira Corujão, realizada duas vezes por semana

na Central do Agronegócio, antigo Espaço Livre da Vila Martins, tem edição normal nessa sexta-feira (1) a partir das 17h30 e não será realizada na terça-feira (5). Retorna no dia 8, sexta-feira da semana que vem, em horário normal. A Feira do Produtor Rural é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

Daae terá plantão telefônico no feriado prolongado

Atendimento presencial será feito até 15 horas de sexta-feira e retomado na quinta-feira, às 9 horas.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente da próxima semana devido ao carnaval. O atendimento presencial será feito até às 15 horas de sexta-feira (1), no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

Do sábado (2) até a quarta-feira (6) o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200. O atendimento presencial será retomado na quinta-feira (7), às 9 horas.

Farmácias Todo dia abrem no fim de semana e feriado de carnaval

Unidades atendem no Cervezão e Bairro do Estádio, das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal no sábado (2), domingo, segunda, terça e quarta-feira (7). As duas unidades do programa ficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Ambas atendem das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura em 2017 para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.

Além das unidades do Farmácia Todo Dia, as duas UPAs terão funcionamento normal durante todo o feriado.

UPAS do Bairro do Estádio e Cervezão mantêm plantões durante o carnaval

Rede municipal de saúde também manterá durante todo o carnaval serviços como Samu e Farmácia Todo Dia.

Nesse sábado (2), domingo, segunda-feira e terça-feira de carnaval, e na Quarta-feira de Cinzas, o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende nos feriados e fins de semana as emergências psiquiátricas. Esse atendimento é feito no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o feriado pela linha 192. O programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente de sábado até a quarta-feira, no Cervezão e Bairro do Estádio.

Ecopontos abrem durante todo o carnaval

No sábado, segunda e quarta-feira ecopontos abrem das 8 às 20 horas. No domingo e terça-feira, das 8 às 12 horas.

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos em horário normal, das 8 às 20 horas, nesse sábado (2), segunda e quarta-feira (6). Devido ao carnaval, os ecopontos terão horário especial na terça-feira, das 8 horas ao meio dia. Aos domingos os ecopontos abrem das 8 horas ao meio dia.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

A coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro em todo o carnaval, com exceção do domingo, quando normalmente não há coleta.

A coleta seletiva de lixo não passa na terça-feira (5) de carnaval, mas trabalha normalmenteno sábado (2), segunda-feira e  quarta-feira (6). Além disso, a coleta seletiva vai recolher material reciclável nas quatro noites de atividades carnavalescas no Jardim Público.

O caminhão da operação cata bagulho não terá atividade no sábado, domingo e na terça-feira (5).