Nota de esclarecimento

Em relação ao buraco na Rua 14 com a Avenida 4, o Daae esclarece que o fechamento inicial com camada asfáltica foi feito de maneira a evitar o aumento da erosão, com as chuvas removendo a terra. A medida foi tomada para segurança no trânsito. O Daae esclarece ainda que tão logo haja condições climáticas favoráveis será feito o fechamento definitivo do buraco.

Abastecimento de água em Rio Claro é normalizado

Turbidez foi regularizada e ETA 2 pôde voltar ao pleno funcionamento de captação, tratamento e fornecimento de água.

As fortes chuvas que caíram nessa semana em Rio Claro, inclusive a tempestade torrencial no domingo (3), elevaram consideravelmente a turbidez da água bruta do Rio Corumbataí, fonte de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

A situação obrigou o Daae a interromper temporariamente a captação e o tratamento de água da ETA 2 em alguns momentos ao longo da semana, para manter a qualidade da água distribuída no município.

Mas por conta da capacidade de autodepuração (recuperação) do corpo d’água do próprio rio, a turbidez foi normalizada naturalmente na tarde de quarta-feira (6), possibilitando que a autarquia voltasse a operar a ETA 2 em sua capacidade máxima na realização dos trabalhos de captação, tratamento e abastecimento de água para 60% da cidade. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1. A expectativa da autarquia é que a pressurização e o fornecimento de água sejam normalizados em todas as regiões abastecidas pela ETA 2 até a noite dessa quarta-feira (6).

“Lamentamos a situação, mas a prefeitura e o Daae prezam pela qualidade da água fornecida para o município. Por isso que em diversos momentos nessa semana, a captação, o tratamento e o fornecimento de água foram temporariamente interrompidos e retomados parcialmente até que a turbidez do rio fosse normalizada”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando que esta situação não foi um problema exclusivo de Rio Claro, já que, Piracicaba enfrentou  situação semelhante por também ser abastecida pelo rio Corumbataí.

Juntamente com o superintendente do Daae, diretores da autarquia e o vereador Júlio Lopes, o prefeito Juninho da Padaria acompanhou o início dos trabalhos de monitoramento do rio Corumbataí feitos na manhã de quarta-feira. A equipe do Daae contou com o apoio da Defesa Civil em uma descida nas águas do rio Corumbataí numa extensão de aproximadamente 16 quilômetros, que vai do distrito de Ferraz até a ETA 2, no distrito de Ajapi.

“Quando era constatada diminuição na turbidez, o Daae retomava os trabalhos de captação, tratamento e fornecimento de água proporcionalmente, para sempre manter a qualidade da água distribuída aos consumidores”, afirma o superintendente Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que o Daae continuará fazendo monitoramento permanente da turbidez da água do Corumbataí.

O Daae reforça a orientação para que os munícipes sempre façam o uso racional da água e que tenham reservatório em seus imóveis e que façam constantemente a devida manutenção e limpeza. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento, com volume suficiente para 24 horas de consumo racional, eliminando os incômodos aos usuários em casos como esse. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

A autarquia ressalta ainda que pode haver situações pontuais de turbidez na água em alguns bairros e orienta a população a relatar eventuais casos ou solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água em seu imóvel por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200 ou presencialmente em sua sede, na Avenida 8-A, 360, bairro Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Rede municipal inicia ano letivo com nova escola para alunos do Jardim das Nações

Unidade de ensino atende 550 alunos do ensino fundamental.

A rede municipal de ensino de Rio Claro começou o ano letivo de 2019 nesta quarta-feira (6), quando cerca de 20 mil anos retornaram às aulas após longo período de férias. A rede municipal retomou as atividades com uma nova escola que está funcionando no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), no Jardim Anhanguera. “Fizemos as adaptações necessárias no prédio para criar um espaço acolhedor para os alunos”, destaca o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

A unidade de ensino atende 550 crianças do Jardim das Nações 1 e 2, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. São crianças que antes eram transportadas para estudar em várias outras escolas e agora serão atendidas em um único local. Alguns estudantes são egressos da educação infantil e outros já estavam cursando o ensino fundamental.

O plano é que a escola funcione no CBTA em 2019 e seja transferida para o Jardim Novo em 2020 para o prédio escolar que está sendo construído pela prefeitura para atender 780 alunos. A previsão é que as obras sejam concluídas no final deste ano. “Essa região registrou grande crescimento populacional, casas foram entregues sem que os equipamentos públicos fossem construídos. Estamos trabalhando para melhorar esse cenário com a construção de quatro escolas na região”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além do Jardim Novo, o Jardim das Nações está ganhando creche e escola, cujas obras estão em andamento. Fora essas três unidades de ensino, a região ganhou creche inaugurada no ano passado no Terra Nova. A prefeitura tem mais duas construções em andamento: creche no Jardim Araucária e escola no Benjamin de Castro, além de três processos em andamento para construção de três creches no Jardim Residencial dos Bosques, Jardim Residencial das Palmeiras e Bosques de Rio Claro. Uma escola foi implantada no Jardim Esmeralda em 2017 totalizando dez novas escolas que estão sendo providenciadas pela atual gestão municipal.

Prefeito de RC tem reunião nesta 5ª-feira com vice-governador Rodrigo Garcia

Pauta inclui nova sede para o Batalhão da PM, vinda da Fatec e investimentos na educação

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, reúne-se nessa quinta-feira (7) com o vice-governador Rodrigo Garcia, na capital paulista. Entre os assuntos que serão discutidos estão a instalação de nova sede do batalhão da Polícia Militar, a implantação da unidade da Fatec no município e investimentos na educação, como a construção de escolas. “Fomos convidados para essa conversa com o vice-governador e preparamos uma pauta voltada a importantes demandas do município e de grande interesse da população”, explica o prefeito de Rio Claro, que vai à reunião acompanhado pela bancada do DEM na Câmara Municipal, composta pelo presidente do Legislativo, André Godoy, e os vereadores Geraldo Voluntário, Ney Paiva, Ruggero Seron e Val Demarchi.

Segundo o prefeito Juninho, a articulação entre a prefeitura e os governos estadual e federal tem sido fundamental para vários avanços que o município conquistou a partir de 2017. “Esse convite do vice-governador Rodrigo Garcia mostra que Rio Claro construiu uma relação sólida com o governo estadual e vamos continuar trabalhando e fazendo gestões para que esse relacionamento continue dando bons frutos para a comunidade rio-clarense”, destaca. O prefeito salienta ainda a importância da participação da Câmara Municipal para o fortalecimento do diálogo com o governo do Estado. “Queremos mais reuniões para tratar dos interesses do município e vamos propor audiência com o governo do estado em que haja a participação da prefeitura e de todos os vereadores da Câmara Municipal”, comenta.

Estreitar laços com as demais instâncias de governo é uma dinâmica que a prefeitura intensificou a partir de 2017, quando o atual governo assumiu a prefeitura. De lá para cá, em parceria com o governo estadual a prefeitura vem oferecendo vários cursos de formação e qualificação profissional; está recebendo recursos do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito; viabilizou a implantação de pólo físico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp); construiu creche no bairro Terra Nova para 130 crianças; retomou as obras de construção do novo fórum; concluiu no Jardim Esmeralda o segundo Centro Dia do Idoso de Rio Claro; e muito mais.

Saúde de Rio Claro realiza concurso com mais de cinco mil candidatos

Provas serão no domingo, com início às 8h30 no período da manhã e 14h30 à tarde.

Um total de 5.214 inscritos deverão fazer as provas do concurso da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro neste domingo (10). As provas serão para vários cargos na área administrativa, como agente administrativo, agente de serviços gerais, assistente de gestão municipal, entre outros. Também nesse domingo haverá provas para os candidatos aos cargos técnicos, como para técnico em enfermagem, nutrição e dietética, técnico de processamento de dados, em radiologia, e outros. Candidatos à vagas de médicos também farão a prova nesse domingo: cirurgião vascular, dermatologista, ortopedista, endocrinologista, otorrinolaringologista, médico de saúde da família, entre outras especialidades.

De acordo com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, o concurso virá estruturar ainda mais as equipes de trabalho. “Isso para que esteja garantido um atendimento de qualidade e com equipes completas à disposição da população”, acrescentou Juninho.

De acordo com o edital de convocação para as provas objetivas, no período da manhã de domingo as provas terão início às 8h30 na escola indicada para cada candidato no mesmo edital.  À tarde as provas começam às 14h30. A recomendação é para que os candidatos cheguem aos seus locais de prova com uma hora de antecedência. O edital pode ser consultado na íntegra no site da Fundação de Saúde (http://www.saude-rioclaro.org.br/chamamentos%20edital%200102_2018.html).

O concurso visa suprir o déficit de profissionais nas diversas áreas da saúde bem como compor as equipes das três novas unidades de saúde da família que serão entregues à população.

“Após a homologação, nossa intenção é iniciar as contratações, sobretudo para podermos entregar à população as unidades de saúde da família do São Miguel, Bela Vista e Jardim Brasília. Já temos o estudo orçamentário que possibilitará essas contratações o mais breve possível, após a homologação do resultado do concurso”, disse o secretário Municipal de Saúde Djair Claudio Francisco.

No domingo passado foi realizada a prova para 117 concorrentes ao cargo de Procurador Jurídico da Fundação Municipal de Saúde e outra prova para 115 candidatos a agente de combate à endemias.

Além das 90 vagas totais oferecidas no concurso para contratação imediata, também será formado cadastro reserva para possível contratação durante a vigência do concurso que é de dois anos prorrogáveis por igual período uma única vez.

Saúde irá instalar 18 televisores em unidades de emergência

Aparelhos de 32 polegadas são smartvs de última geração e foram recebidas nessa quarta-feira (06).

O setor de manutenção da Fundação de Saúde iniciará nos próximos dias as adequações elétricas e físicas para a instalação de 18 aparelhos de televisão nas unidades instaladas nas unidades de urgência e emergência do município.

“O objetivo é oferecer um pouco mais de conforto e acolhimento para quem precisa do serviço em nossa rede de saúde”, afirma o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, Juninho da Padaria, que sugeriu a compra dos televisores aos seus secretários municipais. A ideia foi prontamente aceita e cada um adquiriu um aparelho com dinheiro do próprio bolso e fez a doação. Também fizeram suas doações o próprio prefeito e o presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy.

De acordo com o prefeito, as doações mostram o comprometimento e a preocupação de toda a equipe de governo com o acolhimento à população nas unidades de saúde. “O envolvimento pessoal de cada secretário vai resultar em mais humanização às pessoas que estão em nossas unidades de emergência para serem atendidas ou mesmo como acompanhantes de pacientes”, disse o prefeito.

Os televisores são novos, de última geração, smartvs de 32 polegadas, com acesso á internet e demais recursos.

“Uma iniciativa movida pelo desafio do prefeito Juninho em envolver todos os setores da prefeitura na melhoria do atendimento e acolhimento nas unidades de saúde, e que levou a essa ação pessoal de cada secretário, com seus recursos particulares, além do prefeito e presidente da Câmara, oferecendo à população de Rio Claro esses televisores. Só temos a agradecer”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco, que também doou uma televisão. 

Abastecimento de água em Rio Claro deverá ser normalizado até o final da tarde de hoje

Pouco antes do meio dia, ETA 2 já operava com 80% de sua capacidade.

No final da manhã desta quarta-feira (6), o Daae pôde religar a segunda bomba da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, que capta água do rio Corumbataí. Com isso, a expectativa é de que até o final da tarde o fornecimento de água seja normalizado, se a turbidez do rio se mantiver nos níveis atuais. Desde segunda-feira o Daae não podia operar a ETA 2 em sua capacidade máxima em razão da alta turbidez das águas do rio Corumbataí, fonte de captação da ETA 2.

Equipes do Daae e Defesa Civil fazem monitoramento permanente no rio Corumbataí e, no meio da manhã desta quarta-feira (6), técnicos iniciaram uma descida nas águas do Corumbataí numa extensão de aproximadamente 16 quilômetros, que vai do distrito de Ferraz até a ETA 2, no distrito de Ajapi.

O monitoramento com barco também tem o apoio de drones. O objetivo é verificar se, além das chuvas, alguma outra situação interferiu na turbidez das águas, que atingiu nível elevadíssimo, inviabilizando o tratamento e a consequente distribuição à população por alguns períodos.

O prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, acompanhou o início da operação em Ferraz, juntamente com Paulo Roberto Bortolotti, superintendente do Daae. Como representante da Câmara Municipal, o vereador Júlio Lopes participou do monitoramento.