Prefeito, vereadores e deputado tratam de pautas importantes com vice-governador

Rio Claro leva documentos com reivindicações em várias áreas, visando mais melhorias à população.

Em audiência de aproximadamente uma hora e meia, o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, vereadores da bancada do DEM e o deputado Aldo Demarchi levaram ao vice-governador e secretário estadual de Governo, Rodrigo Garcia, várias reivindicações por melhorias e investimentos no município. “Foi uma reunião bastante produtiva, fomos muito bem recebidos e tratamos de pautas importantes em áreas como saúde, educação, segurança, tecnologia e outras”, resume o prefeito Juninho. “Além da importância de levar nossos pleitos logo no início dessa nova administração estadual, saímos da reunião com pré-agendas para tratar de vários desses assuntos diretamente com os secretários estaduais das áreas envolvidas”, informa.

Entre os assuntos discutidos com o vice-governador, a comitiva de Rio Claro deu ênfase a temas como a vinda da Fatec para o município, a construção de nova sede para o Batalhão da Polícia Militar e a viabilização do Centro de Inovação Tecnológica na cidade. Além do prefeito Juninho e do deputado Aldo Demarchi, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, André Godoy e os vereadores Geraldo Voluntário, Ney Paiva e Val Demarchi. Também da bancada rio-clarense do DEM, o vereador Ruggero Seron não participou da reunião, mas assinou os documentos entregues ao governo do estado com as solicitações do município.

“Estamos estreitando a relação com o governo do Estado para acelerar o desenvolvimento de Rio Claro”, salienta o presidente André Godoy, destacando que, assim como em 2017 e 2018, o trabalho conjunto do município com o novo governo estadual é essencial para que a cidade alcance melhorias em prol de toda a comunidade. “É a união de esforços para fazer de Rio Claro uma cidade moderna, justa e eficiente, capaz de gerar trabalho, riqueza e bem-estar para nossa gente”, frisa André Godoy, que solicitou apoio do vice-governador para viabilizar a reclassificação da Santa Casa como hospital estratégico e para colocar Rio Claro na rota de investimentos e atrair novas empresas.

De acordo com o deputado Aldo Demarchi, “o mais importante desse primeiro contato com o novo governo estadual é o fato de Rio Claro ter canal aberto com essa administração que se inicia”. Para o deputado, esse encontro também foi fundamental para que o município conheça mais de perto o estilo de trabalho do novo governo estadual. “Isso facilita o diálogo”, afirma, destacando da reunião desta quinta-feira o Centro de Inovação Tecnológica como um dos temas mais importantes que foram discutidos.

Na reunião também foram tratados outros assuntos, como o cenário político nacional no qual o Democratas ganha destaque ocupando três ministérios no governo federal.

Estreitar laços com as demais instâncias de governo é uma dinâmica que a prefeitura intensificou a partir de 2017, quando o atual governo assumiu a prefeitura. De lá para cá, em parceria com o governo estadual, a prefeitura vem oferecendo vários cursos de formação e qualificação profissional; está recebendo recursos do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito; viabilizou a implantação de pólo físico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp); construiu creche no bairro Terra Nova para 130 crianças; retomou as obras de construção do novo fórum; concluiu no Jardim Esmeralda o segundo Centro Dia do Idoso de Rio Claro; e muito mais.

Saúde realiza mudanças para o novo Centro de Especialidades Odontológicas

Ceosbi da Rua 1 e o CEO da Rua 4 já ocupam novo espaço. Ganho será de R$ 260 mil por ano, com economia em alugueis e novos recursos.

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira (4) as mudanças dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) para novo prédio na Rua 7, entre as avenidas 12 e 14, onde funcionará o CEO unificado. As três unidades funcionavam em locais diferentes e agora vão ocupar um único espaço, facilitando o atendimento à comunidade.

Além de dar mais qualidade no atendimento à população, a mudança para o novo prédio representará um ganho de aproximadamente R$ 260 mil por ano, decorrente da economia com o fim dos alugueis dos prédios das unidades descentralizadas e da mudança de categoria de CEO I para CEO III, que possibilitará o envio de mais recursos federais à Saúde Bucal.

 “Mais importante que a economia de recursos, é a qualidade do atendimento aos usuários que será ainda melhor, com acolhimento, conforto e acessibilidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando que essa é mais uma conquista para o setor de saúde do município.

A Secretaria de Saúde já fez a mudança de todos os equipamentos e móveis do Centro de Especialidades Odontológicas de Saúde Bucal do Idoso, o Ceosbi, da Rua 1 para o novo prédio, assim como do CEO da Rua 4. Tão logo todos os equipamentos estejam montados e testados, os atendimentos serão retomados. Na próxima semana será realizada a mudança do CEO pediátrico, que funcionava na Rua 7, 839. A secretaria ressalta que as mudanças estão sendo feitas sem prejuízo para os agendamentos.

O CEO unificado foi totalmente reformado e ampliado. A unidade conta com consultórios modernos, equipamentos novos e aparelhos de ar-condicionado em todas as salas, além de elevador com acessibilidade para pessoas com deficiência. O novo CEO também contará com um laboratório de próteses. Ao todo foram recebidas 20 novas cadeiras odontológicas, do programa federal Brasil Sorridente, do qual o CEO faz parte.

“Muito em breve a população rio-clarense contará com o novo CEO, e toda uma estrutura de primeira para acolher e atender os pacientes num só local, com acesso facilitado e mais agilidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco.

Nos últimos dois anos, Rio Claro ampliou em mais de 40% o atendimento em saúde bucal. A rede de saúde bucal do município conta com equipe de 58 cirurgiões dentistas, 27 auxiliares de saúde bucal e uma protética, entre outros profissionais. O atendimento à população é feito mediante agendamento em um dos três centros odontológicos ou nas unidades de saúde da família (USF).

Os profissionais atendem também alunos das escolas municipais, além do Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” e Departamento de Saúde Ocupacional das unidades básicas de saúde. Um dos destaques da saúde bucal em 2017 foi a reativação do trailer odontológico, abandonado pela gestão passada. Para mais informações e ou agendamento de consultas, a Secretaria de Saúde orienta a comunidade a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Setur promove aula inaugural no Sest Senat

Evento irá debater as ações realizadas em 2018 e o planejamento para 2019.

Na próxima terça-feira, 12, acontece aula inaugural da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), às 19 horas, no Sest Senat. A atividade contará com palestra de Expedito Arena, sócio-fundador da rede Casa do Construtor. O Sest Senat fica paralelo à Rodovia Washington Luiz, km 174.

A aula inaugural do programa de esportes da prefeitura de Rio Claro abordará as atividades realizadas em 2018 e o planejamento e expectativas para 2019. De acordo com o titular da Setur, Ronald Penteado, o atendimento à comunidade de forma descentralizada é um dos destaques da atual gestão.

“São diversos pólos espalhados pelo município que incentivam a prática esportiva. Vale destacar que o esporte é uma importante ferramenta educacional no processo de formação social, além é claro, dos cuidados com a saúde”, comenta o secretário.

Vinícius Sossai, diretor de Esportes, enfatiza ainda o trabalho de base realizado pela Setur. “É importante valorizar e incentivar a base para que se possa colher frutos positivos num futuro próximo”, afirma.

Para os interessados, o programa de esporte da prefeitura está com inscrições abertas para vagas remanescentes em modalidades como: alongamento, basquete, boxe, ciclismo, judô, tênis de campo, futebol, futsal, handebol e karatê, entre outras atividades voltadas para adultos e crianças. O setor de matrículas da Setur fica no Ginásio de Esportes na Rua 9, número 1, Bairro do Estádio. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3533-5422.

Vigilância Sanitária de Rio Claro efetua fiscalização de mel e produtos derivados

População deve verificar se produto tem o selo de registro obrigatório no serviço de inspeção competente.

Frasco de mel com selo de inspeção falsificado.

Desde o início de 2019, a Vigilância Sanitária de Rio Claro, em conjunto com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), intensificou a fiscalização sobre mel e produtos derivados no município.

Durante as ações efetuadas na última semana foram apreendidos cerca de 100 litros de mel com adulteração, sem origem comprovada ou embalada de forma inadequada, tornando esses produtos impróprios e inseguros ao consumo. A fiscalização ocorreu em estabelecimentos comerciais e ambulantes em toda a área urbana do município, inclusive na região central da cidade. Os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados no Aterro Sanitário Municipal.

Sendo um produto de origem animal, o mel e seus derivados (geléia real, própolis e outros) necessitam de registro obrigatório no serviço de inspeção competente, que, aprovado, recebe o selo (SIF, SISP ou SIM) que garante a fabricação dentro dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelas normas sanitárias vigentes.

Além dos produtos falsificados (misturas de restos de xarope de glicose industrial e corantes), mesmo o mel natural, se processado sem condições de higiene e limpeza adequados, ou embalados em vasilhames reaproveitados (garrafas de bebidas, por exemplo) frequentemente apresenta contaminação por sujeiras e resíduos de substâncias tóxicas favorecendo a proliferação de microorganismos que provocam graves doenças que vão desde a Toxinfecção Alimentar até Botulismo e quadros que podem evoluir à óbito.As ações de combate a produtos clandestinos fazem parte da rotina das equipes de fiscalização. Em caso de dúvidas ou denúncia, a população deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária na Avenida 1, 759 – Centro ou pelo fone (19) 3533-1275.

Alguns dos frascos apreendidos pela Vigilância Sanitária.

Saúde discute propostas para o SUS em pré-conferência nesta 6ªfeira

Evento é aberto ao público e preparatório para a Conferência Municipal que será em abril.

A Fundação de Saúde de Rio Claro e o Conselho Municipal de Saúde realizam nesta sexta-feira (8) a primeira pré-conferência de saúde. O encontro aberto a toda população tem como objetivo a discussão e seleção de assuntos que serão levados à 14ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada dia 13 de abril.
Essa primeira pré-conferência faz parte do eixo 1 das discussões e tem como tema “O papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde”. 
O evento terá início às 14 horas, no auditório do Claretiano Faculdade. Todos os eixos de discussão terão subtemas relacionados ao tema principal da conferência de abril, que é “A Consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde) para Manutenção do Direito à Saúde”.

O Claretiano Faculdade fica na Avenida Santo Antonio Maria Claret, 1724, Jardim Claret. A partir desse mês serão realizadas várias pré-conferências, com profissionais de saúde e população para estabelecer as questões a serem discutidas no evento de abril.

Vale lembrar que propostas e reivindicações votadas durante a conferência municipal podem ser aceitas e incorporadas ao SUS em todo o País. É garantida aos cidadãos a participação de todos no Sistema Único de Saúde pela Lei nº 8142/90, para fins de controle social. A participação da população dá-se de duas formas – nos conselhos de saúde e nas conferências de saúde.

Recadastramento de pensionistas e aposentados da prefeitura começa 2ª-feira

Atendimento será feito no NAM até 29 de março, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas.

A prefeitura de Rio Claro começa na próxima semana a recadastrar aposentados e pensionistas da administração municipal direta. O atendimento começa na segunda-feira (11) e prossegue até 29 de março. Todos pensionistas e aposentados da prefeitura devem se recadastrar para continuarem recebendo os seus vencimentos.

Para fazer o recadastramento, basta comparecer ao Núcleo Administrativo Municipal (NAM, Rua 6, 3265, Alto de Santana), no setor de protocolo do Departamento de Gestão de Pessoas, das 8h30 às 16 horas, levando RG, CPF, comprovante de residência atual e extrato do detalhamento de crédito do benefício, fornecido pelo INSS.

“O procedimento é simples e rápido, por isso pedimos que os aposentados e pensionistas da prefeitura não deixem para a última hora e evitem filas e transtornos de última hora”, orienta a diretora do deparamento de Gestão de Pessoas, Regina Masson.

A prefeitura tira dúvidas sobre o assunto pelo telefone 3522-1991.