Começa preparação para retirada do paredão da Fepasa

Obra está sendo realizada pela CPOS, sem custos para os cofres públicos municipais.

Os preparativos para a demolição de parte do antigo paredão da Fepasa, na Avenida 22-A com Rua 6-A, começou na segunda-feira (11). A proteção com tapumes para isolamento da área teve início e o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou parte do serviço. “Reduzir esse paredão é um pedido antigos de moradores e pessoas que circulam por essa região, é muito bom ver que, finalmente, esse problema está sendo resolvido”, comenta Juninho, que esteve acompanhado pelo responsável pela obra, Vítor Paulo Guedes Pedrosa.

O serviço está sendo feito pela Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) com a qual a prefeitura vem conversando desde o ano passado para que o problema do paredão seja resolvido. Em janeiro, o engenheiro da CPOS, Ricardo Ronquim, esteve no município e conversou sobre o assunto com o prefeito Juninho, que colocou os setores de Defesa Civil e de Mobilidade Urbana do município à disposição para que deem todo o apoio necessário à obra.

O paredão oferece risco de desmoronamento, situação que se agravou com um incêndio na área das antigas oficinas da linha férrea. Para resolver o problema o paredão será parcialmente demolido, sendo reduzido nesse trecho até a altura do muro de fechamento do imóvel.

Os custos são integralmente da Companhia Paulista de Obras e Serviços, que também fará a sinalização da obra. De acordo com Vítor Pedrosa, além do rebaixamento do paredão, serão feitos reparos em pontos da calçada e guias naquele trecho. Também serão feitas adequações em outra parte do muro que está com problemas, na direção da Avenida 24-A.

Trecho da Rua 9 será interditado nesta terça-feira

Motoristas e pedestres devem ficar atentos ao trafegarem pela Rua 9, próximo à ponte que dá acesso à estrada de Santa Gertrudes, nesta terça-feira (12). O trânsito será parcialmente interrompido no local para realização de obras de manutenção na via. O trecho fica com meia pista liberada durante os trabalhos, o que exige atenção redobrada dos condutores. O serviço terá início às 7h30, com previsão de término para o final da manhã.

Novo índice larval mantém Rio Claro em alerta contra o Aedes

Prefeitura alerta para que população deixe de descartar lixo e entulhos em terrenos

A mais recente Análise de Densidade Larvária realizada em janeiro pelo Centro de Controle de Zoonoses mostrou que o município de Rio Claro permanece em estado de alerta contra o Aedes aegypti.  O levantamento, feito nos primeiros dias do ano, teve índice de 1,6, o que significa dizer que a vigilância com relação à reprodução do mosquito precisa ser mantida e intensificada. Na análise anterior, feita em outubro do ano passado esse índice estava em 1,2.
A região com maior número de recipientes com larvas positivas para o Aedes é a área 4, na zona oeste da cidade onde estão localizados os bairros Bonsucesso, Novo Wenzel, Jardim Guanabara, Jardim Brasília, Palmeiras e todos os adjacentes, até o Distrito de Assistência.  
Nesses locais a Zoonoses tem realizado vários mutirões aos sábados para a retirada de criadouros em quintais e terrenos. Ainda assim o mosquito encontra espaço para se reproduzir.
Por este motivo a recomendação do Centro de Controle de Zoonoses é para que todos se conscientizem sobre a gravidade dos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya atacam o organismo e podem levar o paciente a óbito ou deixar sequelas graves. É importante que todo recipiente que possa acumular água seja descartado ou colocado em local coberto. 
Os trabalhos casa a casa dos agentes continuam sendo realizados todo dia em bairros de diferentes pontos da cidade. As orientações precisam ser seguidas para que Rio Claro não tenha um avanço nos números de casos de dengue e chikungunya. As próximas análises serão feitas em abril, julho e outubro.

Agentes visitam mais de mil imóveis e retiram 1.350 quilos de criadouros do Aedes

Mutirão de combate ao mosquito foi realizado no sábado em 4 bairros de Rio Claro.

Na manhã de sábado (09) a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realizou mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação foi realizada em quatro bairros: Jardim São Caetano, Parque São Jorge, Jardim São João e Jardim Azul.
A operação contou com o apoio da equipe do caminhão cata bagulho, da Secretaria de Meio Ambiente.
Ao todo, os agentes de combate a endemias visitaram 1.293 imóveis e retiraram 1,35 tonelada de lixo, entulho, garrafas, pneus velhos entre outros itens que servem de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A prefeitura volta a ressalta a importância da população fazer o descarte correto de materiais.

 “O melhor agente que o município pode ter no combate ao mosquito é a população. O trabalho das nossas equipes é excelente, e é fundamental que a população faça a sua parte, para o bem de todos”, ressalta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Rio Claro conta com seis ecopontos, serviço de cata-bagulho, coleta seletiva e coleta de lixo domiciliar. Mesmo assim, ainda há pessoas que deixam entulho e lixo em casa e também fazem o descarte irregular em terrenos.

Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8 às 20 horas e nos feriados das 8 às 17 horas – a exceção são os feriados de Natal, Ano Novo e Sexta-feira Santa. Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte. Os seis ecopontos de Rio Claro estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A). Os calendários do serviço de cata-bagulho e da coleta seletiva estão disponíveis no site da prefeitura www.rioclaro.sp.gov.br, no link ‘Serviços’, na parte superior da página.

Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.Área de anexos

Saúde divulga gabaritos de concurso que teve 77% de presença

Provas foram aplicadas nos períodos da manhã e tarde, para vários cargos.

De um total de 5.214 inscritos, 4.014 compareceram nesse domingo (10) para as provas objetivas do concurso da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.  As provas foram para vários cargos. No período da manhã, 1.753 candidatos compareceram e 550 não foram fazer as provas. No período da tarde, com provas para outros cargos, houve o registro de 2.261 candidatos presentes e 650 ausentes.

Na tarde desta segunda-feira (11) o Instituto Mais e a Fundação Municipal de Saúde divulgaram os gabaritos das provas de domingo. Os gabaritos estão disponíveis na internet nos endereços  http://www.saude-rioclaro.org.br/chamamentos%20edital%200102_2018.htmlhttps://www.institutomais.org.br/Concursos/Detalhe/295, e também na página da prefeitura de Rio Claro no Facebook.

As provas aplicadas foram para vários cargos na área administrativa, como agente administrativo, agente de serviços gerais, assistente de gestão municipal, entre outros. Também nesse domingo foram feitas as provas para os candidatos aos cargos técnicos, como para técnico em enfermagem, nutrição e dietética, técnico de processamento de dados, em radiologia, e outros. Candidatos à vagas de médicos também fizeram a prova: cirurgião vascular, dermatologista, ortopedista, endocrinologista, otorrinolaringologista, médico de saúde da família, entre outras especialidades.

“Com os novos profissionais, aprovados no concurso após sua homologação, vamos complementar as equipes de profissionais nas diversas áreas da saúde bem como compor as equipes das três novas unidades de saúde da família que serão entregues à população em breve”, disse o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o secretário de Saúde, Djair Claudio Francisco junto com a elaboração do concurso, foi feito um estudo orçamentário que possibilitará essas contratações o mais breve possível, após a homologação do resultado do concurso. “Passados os prazos recursais previstos na legislação, tão logo haja a homologação do resultado pretendemos providenciar as contratações o mais breve possível”, afirmou Djair.

No primeiro domingo de fevereiro foi realizada a prova para 117 concorrentes ao cargo de Procurador Jurídico da Fundação Municipal de Saúde e outra prova para 115 candidatos a agente de combate à endemias.

Além das 90 vagas totais oferecidas no concurso para contratação imediata, também será formado cadastro reserva para possível contratação durante a vigência do concurso que é de dois anos prorrogáveis por igual período uma única vez.

Secretaria de Esportes realiza aula inaugural nesta terça-feira

Evento será realizado às 19 horas no Sest Senat.

A Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur) realiza nesta terça-feira (12), às 19 horas no Sest Senat, aula inaugural que marca o início das atividades para o ano de 2019. O evento contará com palestra de Expedito Arena, sócio-fundador da rede Casa do Construtor. O Sest Senat fica paralelo à Rodovia Washington Luiz, km 174.

A aula inaugural do programa de esportes da prefeitura de Rio Claro abordará as atividades realizadas em 2018 e o planejamento e expectativas para 2019. De acordo com o titular da Setur, Ronald Penteado, o atendimento à comunidade de forma descentralizada é um dos destaques da atual gestão.

“São diversos pólos espalhados pelo município que incentivam a prática esportiva. Vale destacar que o esporte é uma importante ferramenta educacional no processo de formação social, além é claro, dos cuidados com a saúde”, comenta o secretário.

Vinícius Sossai, diretor de Esportes, enfatiza ainda o trabalho de base realizado pela Setur. “É importante valorizar e incentivar a base para que se possa colher frutos positivos num futuro próximo”, afirma.

Para os interessados, o programa de esporte da prefeitura está com inscrições abertas para vagas remanescentes em modalidades como: alongamento, basquete, boxe, ciclismo, judô, tênis de campo, futebol, futsal, handebol e karatê, entre outras atividades voltadas para adultos e crianças. O setor de matrículas da Setur fica no Ginásio de Esportes na Rua 9, número 1, Bairro do Estádio. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3533-5422.

Jogos Municipais dos Idosos estão com inscrições abertas

A Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), está com inscrições abertas para interessados em participar dos Jogos Municipais dos Idosos 2019 (Jomi). Podem participar dos jogos grupos da terceira idade ou qualquer pessoa com 60 anos ou mais, completos neste ano. As competições do Jomi serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de março.

As inscrições estão abertas e seguem até 28 de fevereiro. Para participar é preciso entrar em contato com a coordenadora da competição, Adriane Paoli, pelo número 99729-5401.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca a importância do evento. “É uma grande evento esportivo idealizado especialmente para o público da terceira idade. Todos estão convidados a participar, pois, além da prática esportiva, serão dias também para promover integração social entre os participantes. O público da terceira é bastante ativo e participativo, tenho certeza que será um excelente evento”, avalia o secretário.

A abertura do Jomi está marcada para o dia 14 de março, no Ginásio de Esportes, em horário a ser definido. As competições terão início no dia seguinte, com término no dia 16. As modalidades envolvidas na competição serão atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, malha, truco, xadrez e ainda dança de salão.

O diretor de Esportes, Vinícius Sossai, salienta que será muito interessante o envolvimento do público da terceira idade, participantes de grupos ou não. “É um evento esportivo voltado especificamente para público da terceira idade, são pessoas que carregam em si grandes experiências de vida e esse será um momento de muita alegria também”, pontua.

Vale destacar que os Jogos Municipais dos Idosos serão seletivos para os Jogos Regionais dos Idosos.

Prazo para pagar IPTU em dia termina na quarta-feira da semana que vem

Parcela única em dia garante 10% de desconto no valor do carnê.

Os contribuintes de Rio Claro já iniciaram o pagamento da parcela única ou da primeira parcela do IPTU 2019. O prazo termina no dia 20, quarta-feira da semana que vem. É a chance de quem pagar à vista ter 10% no valor total do carnê ou 3% no valor da parcela. “Pagar o IPTU em dia também ajuda o município, que precisa desses recursos para investir em melhorias na cidade, e também evita problemas futuros para os contribuintes”, reforça o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

Os Correios fazem a distribuição dos carnês. Quem ainda não recebeu o boleto pode imprimir as guias de pagamento pelo site da prefeitura, no endereçowww.rioclaro.sp.gov.br. O tributo pode ser pago na Caixa Federal e casas lotéricas e quem for correntista também pode pagar nos caixas eletrônicos ou internet banking do Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e na cooperativa de crédito Sicoob.

O município lançou 97 mil carnês do IPTU 2019. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 4,53%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2017 e setembro de 2018 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.