Circuito de Artes no Lago Azul dia 7

Programação inclui atividades de vários gêneros e é de graça.

Música, teatro, circo e artes plásticas serão atrações no próximo dia 7, um domingo, em Rio Claro. É o Circuito Sesc de Artes, que, com o apoio da prefeitura de Rio Claro, terá atividades das 16 horas às 21h30 no Lago Azul.

“É uma programação bastante diversificada e rica, em que o público poderá acompanhar atrações de vários gêneros. A programação é toda gratuita e contempla públicos de todas as idades”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Čao Laru será a atração musical do evento. A banda foi formada na França com a proposta conceitual dos integrantes serem músicos-interventores e de ocuparem espaços, estejam onde estiverem.

A arte circense estará representada em duas atrações. Cabaré Le Pétit Potpourri, do Grupo Parque do Circo, leva ao público um picadeiro a céu aberto, em que artistas brasileiros e internacionais se revezam para surpreender o público em números tradicionais de circo, como malabares, acrobacia e equilíbrio, sempre com muito bom humor. A apresentação é acompanhada por música ao vivo, para prender o público no clima de cabaré circense. O mesmo grupo realizará o Parque do Circo, onde crianças e adultos poderão se divertir nas estações de brinquedos inspirados em técnicas circenses.

O Circuito Sesc terá ainda As Artes Malasartes: a viagem de Pedro Malasartes, peça encenada pela companhia Teatro de Gravata, e Bicicleta Literária, da Cia. O Curioso. O público poderá aprender a fazer luminária mosaico, em atividade conduzida pelo Coletivo Sagui Lab e haverá oficina para a confecção de acessórios lúdicos, com Ana Carolina Botelho Pires, do projeto Roupa com História. A programação completa está disponível no site https://circuito.sescsp.org.br/programacoes/2019/rio-claro/.

O Circuito Sesc de Artes propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e outras reflexões. Neste ano o circuito percorre 121 cidades , com cerca de mil apresentações.

Prefeitura e Daae prestam esclarecimentos sobre abastecimento de água à população de Assistência

Reunião foi realizada na noite de quinta-feira (28) para explicar casos pontuais de cor mais escura na rede.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, juntamente com o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, estive em Assistência na noite de quinta-feira (28) para esclarecer para a população, a situação do abastecimento no distrito que tem apresentado casos pontuais de cor mais escura na água.

“Toda mudança leva algum tempo para adequações. Pedimos desculpas pelo transtorno, mas temos responsabilidade e respeito e vamos resolver essa situação”, comentou o prefeito, ressaltando a conquista em levar água das estações de tratamento (ETAs) ao distrito, após décadas de espera.

Desde a inauguração da adutora de sete quilômetros no início de dezembro do ano passado, que possibilitou levar, pela primeira vez na história, água das ETAs até Assistência, substituindo a água salobra do poço artesiano que abastecia a região, funcionários do Daae têm monitorado diariamente o abastecimento e realizado descargas de cavalete para, progressivamente, resolver a situação da coloração escura na água.

A reunião aconteceu na Escola Municipal João Batista Maule, um dia depois da autarquia ter feito a instalação de um registro de descarga para limpeza em pontos da rede e, por conta disso, ocasionou em alguns casos de cor mais escura da água.

“Por mais de 40 anos, o distrito era abastecido por poço artesiano, com água salobra, de alto pH e grande presença de carbonato, formando resíduos gelatinosos nas paredes das tubulações. A água que vem das ETAs, com outra propriedade, dissolveu esses resíduos. Por isso que estamos fazendo essas descargas e limpezas na rede para eliminar esses resíduos para que a água seja distribuída normalmente”, explicou o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, acrescentando que a água não oferece riscos à saúde.

Durante as explicações, o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, mostrou aos presentes, um pedaço de tubulação bastante antiga, repleta de incrustações.

“Esse é um dos motivos que pleiteamos a autorização do financiamento de R$ 60 milhões junto à Câmara Municipal”, reitera o prefeito João Teixeira Junior.

Desse montante, R$ 5 milhões serão destinados ao Daae para serem investidos em melhorias na infraestrutura e troca de trechos da rede de abastecimento.

Atentos aos esclarecimentos, moradores também fizeram questionamentos sobre o abastecimento no distrito.

“Foi uma conversa muito proveitosa, com explicações bem feitas. Isso mostra preocupação e vontade em querer resolver a situação”, comenta Maria Pereira da Silva, de 68 anos, moradora de Assistência há mais de quatro décadas.

A autarquia orienta a população a relatar casos de cor mais escura na água e solicitar descarga de cavalete e teste da qualidade da água gratuitos em seu imóvel, por meio de agendamento, que deve ser feito pelo telefone 0800-505-5200.

Também estiveram na reunião, o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, o subprefeito de Assistência, Paulo Maule, o vereador Rafael Andreeta e diretores e funcionários do Daae.

Rio Claro se prepara para a largada na 23ª edição da Taça EPTV de Futsal

Rio Claro vai iniciar sua caminhada na 23ª edição da Taça EPTV de Futsal na próxima segunda-feira, 1º de abril. A partida contra Itaqueri da Serra está marcada para começar às 20h45 em Itirapina. Ao todo, 33 equipes estão divididas em dez grupos.

Rio Claro encontra-se no Grupo 3 ao lado de Itaqueri da Serra e Gavião Peixoto. A segunda partida, válida pela fase classificatória da Taça vai ser realizada na quinta-feira, 4/4, em São Carlos. Na ocasião, a representação local enfrentará Gavião Peixoto.

A equipe local, formada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e o Pisos Nice, tem como responsável o técnico João Felipe do Nascimento. Para a temporada 2019 ele conta com os seguintes atletas: Bruno Contó, Rogério Marques, Ricardo da Silva, Fabiano Antunes, Maicon Marques, Luiz Fernando, Felipe Silva, Guilherme da Silva, Jorge Cardoso, Lucas Soares, Cleiton de Oliveira, Cleiton Molina, Marcus Stocco, Fernando Fabris, João Felipe e Edes Lavechia.

“Mais um ano Rio Claro participa desta importante competição do calendário do futebol de salão do Estado de São Paulo”, comenta o titular da Setur, Ronald Penteado ao destacar também a importância da parceria com o Pisos Nice para a participação no campeonato. “Com a união de esforços quem ganha é o município”, completa.

Brincadeira e serviços gratuitos em Ajapi nesse domingo

Atividades serão realizadas das 13 às 17 horas na Paróquia do distrito.

Mais uma edição do evento “Resgatando o Brincar” será realizada no domingo (31) em Rio Claro. Desta vez a atividade será realizada no distrito de Ajapi, das 13 às 17 horas, no pátio da Paróquia Santo Antonio na Avenida José Luccas Rosa, 365. Toda a comunidade está convidada a participar do evento que tem entrada gratuita.

“É uma grande oportunidade para reunir a família e participar de várias atividades recreativas e culturais, além de ter acesso a vários serviços gratuitos”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o local na quinta-feira (28) para conferir os preparativos para o evento, acompanhado do secretário de Agricultura, Emilio Cerri, e do vereador Geraldo Voluntário, autor do projeto de lei que resultou no programa Resgatando o Brincar. “Será uma programação diversificada, com atividades de várias áreas realizadas em parceria da Câmara Municipal, prefeitura, voluntários e outros parceiros”, destaca o vereador.

A programação do Resgatando o Brincar inclui diversas ações e serviços. As crianças poderão se divertir com brinquedos, atividades recreativas combrincadeiras tradicionais, pintura de rosto e práticas esportivas como capoeira, judô e ciclismo. Entre uma brincadeira e outra, os pequenos poderão se deliciar com pipoca e algodão que serão distribuídos gratuitamente.

O evento contará ainda com música, cinema de rua com exibição do filme Valente, intervenção artística, oficina de carrinhos de rolimã, instalação de antenas anticerol em motocicletas, troca e doação de livros, conscientização e prevenção a doenças, confecção de pipas, testes de saúde, participação do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) e incentivo a adoção responsável de animais.

Haverá também corte de cabelo de graça, mas as crianças precisam de autorização dos pais ou responsáveis para mudar o visual. Ainda no ramo da beleza, serão disponibilizados serviços de manicure e confecção de tranças de cabelo. A comunidade poderá trocar dois litros de óleo usado por verduras e haverá também circuito de atividades realizado para trabalhar a parte motora e sensorial das pessoas com deficiência.

Espaço Mais Saúde realiza exames de ecocardiograma neste sábado

Atendimentos serão a pacientes que estavam na fila de espera pelo exame.

O Espaço Mais Saúde em Rio Claro, durante toda a manhã deste sábado (30), realizará exames de ecocardiograma em pacientes que aguardavam na fila de espera. Ao todo estão agendados 42 pacientes. No dia 16 de março, outros 80 pacientes fizeram o exame.
“O auxílio do Espaço Mais Saúde em consultas, exames e cirurgias virou uma referência como complemento eficiente e humanizado ao atendimento prestado pelas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Dados contabilizados pela Fundação Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação do SUS em Rio Claro mostram que sete filas já foram zeradas em pouco mais de um ano da implantação do Espaço Mais Saúde. Assim já não há mais longa espera em consultas em otorrinolaringologia, vascular, ortopedia, dermatologia, avaliação para cirurgias de catarata e pterígio. Entre os exames cujas filas de espera já foram zeradas estão os exames de ultrassom abdominais, muscular superior, escrotal e pélvico e também exames de ultrassom Doppler. Todas essas modalidades que foram zeradas atendem agora o agendamento de pacientes com agendamento de entrada semanal.
Os custos de todos os procedimentos são pagos pelo município de acordo com a tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em dois anos Rio Claro registrou mais de 5 mil acidentes de trânsito

Meta é reduzir os acidentes no município com novos semáforos, sinalização e fiscalização.

Dados contabilizados pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa, Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro mostram que em 2018 foram registrados 2.483 acidentes de trânsito nas ruas do município. O índice corresponde a acidentes com e sem vítimas e fatais, somados. O número representa uma média de quase sete acidentes por dia.
Embora seja um número menor de acidentes em comparação aos 2.574 registrados em 2017, o índice de ocorrências ainda é considerado alto pela Secretaria de Segurança. Somados, nos dois anos foram 5.057 acidentes registrados.
“Para o bem da população, temos de reduzir esse índice, por isso investimos em sinalizações mais detalhadas em ruas de grande fluxo, novos pontos de semáforos e também na fiscalização. Estabelecer limites de velocidade e disciplinar o trânsito é preservar vidas”, afirma o secretário municipal Marco Antonio Bellagamba.
Ainda que pequena, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também registrou queda no número de atendimento a acidentes com vítimas, 502 em 2017 e 492 em 2018.
Nos dois primeiros meses de 2019 a Polícia Militar registrou 193 ocorrências de lesão corporal culposa por acidente de trânsito em Rio Claro, maior número em comparação ao mesmo período dos anos anteriores. Entre janeiro e fevereiro de 2017, foram 143 ocorrências e em 2018, 163.
“Sem dúvida, nossa preocupação maior é a saúde e segurança da população. Por isso, para baixar significativamente o número de acidentes contamos com a compreensão e apoio de motoristas e pedestres e voltamos a pedir que respeitem a lei e os limites de velocidade. Os radares, por exemplo, são uma prevenção que limitará os abusos, em prol da vida”, reitera Bellagamba.


Com relação a multas, segundo a Secretaria Municipal de Segurança, em 2017 foram registrados 61.970 autos de infração de trânsito e em 2018, foram registrados 54.417. Esses números são a soma de autuações realizadas pela Polícia Militar, Guarda Municipal e também por meio dos radares. “A diminuição nas multas de um ano para outro também é reflexo desses investimentos e uma melhor conscientização por parte dos motoristas, mas o número de multas ainda é muito alto”, acrescenta Bellagamba.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trafego (Abramet), de cada dez leitos ocupados no país, seis são para vítimas de trânsito. “E em Rio Claro, grande parte dos atendimentos de emergência que necessitam de internação tem origem nos acidentes de trânsito”, acrescenta Bellagamba.
Uma das novidades da nova fiscalização eletrônica do município é que os equipamentos fixos terão Leitor Automático de Placa (LAP), que vão identificar veículos roubados e furtados. O investimento anual do município na fiscalização eletrônica, que agora inclui os LAP, é de R$ 4,6 milhões.
Desde a quarta-feira (27) Rio Claro tem três radares móveis em operação. Os 65 pontos onde os três radares móveis podem ser utilizados estão listados no Diário Oficial do Município (www.rioclaro.sp.gov.br). Não são 65 radares móveis, e sim 65 locais de revezamento dos três radares móveis.

Daae faz melhorias visuais nas faturas

Contas de água e esgoto terão aperfeiçoamentos para melhor entendimento dos consumidores a partir do mês de abril.

Para melhor entendimento da fatura, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro apresentará uma nova disposição gráfica e informativa a partir do mês de abril.

As adequações atendem a resolução 50 da Agência Reguladora (Ares-PCJ) e da Lei Municipal 4883/2015 de autoria do então vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, hoje prefeito de Rio Claro. Visando maior transparência e clareza, o documento também passará a conter informações sobre o Valor de Referência do Serviço (VRS), que é o valor referente ao consumo faturado, repassado à BRK Ambiental sobre os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Também vai apresentar débitos com referências em aberto que antes eram enviadas em notificações separadas e vai conter descrição dos serviços por faixa de consumo de água e de esgoto. Além disso, a fatura terá informações sobre a qualidada da água com base nos parâmetros de análise específicos do sistema de abastecimento referente à região de cada imóvel.

“A fatura vai conter mais informações. Essas melhorias são feitas para melhor atender os consumidores”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, ressaltando que a leitura e a entrega da conta são realizadas pela BRK Ambiental.

Em caso de dúvidas, o consumidor deve ligar para a Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Quem recebe Benefício de Prestação Continuada deve manter cadastro atualizado

Atendimento para atualização de dados é feito no Atende Fácil e Cras.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Rio Claro está reforçando orientação às pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) para que atualizem seu cadastro. Quem não atualizou os dados até dezembro de 2018 pode perder o benefício. De acordo com as normas federais, os prazos para a regularização variam de acordo com a data de nascimento dos beneficiários.

No dia 30 de junho termina o prazo para os nascidos entre primeiro de abril e 30 de junho. Quem nasceu entre primeiro de julho e 30 de setembro tem até o último dia de setembro para providenciar a regularização. No dia 31 de dezembro termina o prazo para quem nasceu entre primeiro de outubro e o último dia do ano. A suspensão do benefício é feita a partir do mês seguinte do prazo estabelecido.

Os documentos necessários para a atualização são RG (também do cônjuge e filhos, se houver), CPF (também do cônjuge e dos filhos, se houver), título de Eleitor (a partir dos 16 anos), carteira profissional (a partir dos 16 anos), certidão de nascimento, casamento e/ou divórcio, certidão de nascimento dos filhos, comprovante de renda, (holerite, INSS, etc), extrato de pagamento do INSS, conta de luz atual, declaração de matricula escolar e atestado de óbito se houve falecimento na família.

O atendimento para a atualização é realizado  no Atende Fácil (Avenida 2 entre ruas e 2 e 3, Centro, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Bonsucesso (segundas, quartas e sexta-feira das 8 horas às 12h30), Jardim Brasília (de segunda a sexta-feira das 8 à 11 horas e das 13 às 16 horas), Jardim Independência (de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas), Parque Mãe Preta (terças e quintas-feiras das 8 às 13 horas), Jardim Panorama (segundas, terças e sextas-feira das 8 às 13 horas) e Terra Nova (de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas).

Mais de 400 mulheres foram atendidas na carreta da mamografia

Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, foi encerrado nesta sexta em Rio Claro.

Nas duas semanas em que esteve em Rio Claro, a carreta da mamografia atendeu um total de 418 mulheres, uma média de quase 30 exames por dia. O fluxo de atendimento, feito de segunda a sábado, foi considerado satisfatório tanto pela equipe do programa quanto pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro. “A presença dessa carreta foi de grande importância para auxiliar no atendimento de pacientes e da demanda espontânea de mulheres que puderam fazer o exame sem precisar de pedido médico, em caráter preventivo”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O atendimento na carreta da mamografia, que faz parte do programa Mulheres de Peito do governo estadual, teve início no dia 14 de março no Espaço Mais Saúde em Rio Claro, na Avenida Visconde com Avenida 10, e foi encerrado na sexta-feira (29).

Mulheres com 50 anos ou mais puderam fazer exames gratuitos para prevenção do câncer de mama apresentando apenas documento de identidade e cartão SUS.

Uma das primeiras pacientes a fazer o exame no dia 14, Sandra Pagano Ferreira Bueno, elogiou o atendimento. “Fui muito bem atendida. Cheguei, me deram a senha e logo já fiz o exame. Achei ótimo”, disse Sandra. A secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, elogiou o programa. “A prevenção é essencial, e quando se trata de prevenir o câncer de mama, o exame de mamografia é fundamental. Por isso que programas como o Mulheres de Peito nos auxiliam muito no trabalho preventivo”, afirmou a secretária, lembrando que  Rio Claro zerou a fila de espera por mamografia no ano passado e atualmente os atendimentos na rede pública são da demanda do mês.

De janeiro de 2017 a março de 2018 quase seis mil pacientes realizaram mamografia em Rio Claro, que zerou a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames. A mamografia deve ser feita anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos. Pelas mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres também podem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

Essas quase seis mil mamografias foram realizadas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades, do governo estadual), na Gold Imagem, por meio de contrato estabelecido com a Santa Casa de Misericórdia, e na carreta da mamografia que estava no Espaço Mais Saúde no ano passado.

Mutirão contra a dengue será no Cervezão neste sábado

Ação contará com agentes do Centro de Controle de Zoonoses e caminhão cata bagulho.

A prefeitura de Rio Claro realiza no sábado (30) mais um mutirão contra o mosquito transmissor da dengue. Das 8 às 13 horas a Secretaria Municipal de Saúde terá agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizando ação no bairro Cervezão, com apoio do caminhão cata bagulho da Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo é eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

As equipes percorrerão as ruas e avenidas do bairro para a retirada de materiais que acumulam água parada. Além da dengue, o Aedes transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela.

A prefeitura de Rio Claro pede que a população colabore facilitando o trabalho dos agentes, colocando na calçada logo o início da manhã objetos inservíveis para que sejam recolhidos.

De acordo com os dados mais recentes da Vigilância Epidemiológica, Rio Claro tem 39 casos de dengue registrados desde o início do ano. Foram nove novos casos em uma semana.

As autoridades municipais de saúde voltam a reforçar a orientação para que a população colabore e faça o descarte correto de materiais. O município conta com ecopontos, serviço de cata bagulho, coleta seletiva e coleta de lixo domiciliar.

Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.