Parceria irá garantir troca do telhado do Pronto Socorro da Avenida 15

Obras devem ter início na próxima semana, caso não chova.

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve no final da tarde desta sexta-feira (15) no Pronto Socorro Municipal Integrado Municipal (PSMI), da Avenida 15. O motivo da visita foi uma avaliação feita com o auxílio de drone da Defesa Civil das condições do telhado do PSMI. 
“Estamos empenhados em resolver esse problema antigo, o das goteiras em alguns setores do Pronto Socorro da Avenida 15. Na próxima semana, já devemos iniciar os trabalhos, após uma reunião que teremos com a Santa Casa”, declarou Juninho, lembrando que o prédio do PSMI pertence à Santa Casa, e o atendimento de emergência ali prestado é de responsabilidade do Município, por meio da Fundação Municipal de Saúde. 
Acompanharam o prefeito na avaliação, os secretários Gilmar Dietrich (Finanças), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Francesco Rotolo (Governo), além do diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araujo.
Em 2017, Juninho providenciou a troca do telhado da Unidade Básica de Saúde da Avenida 29.
No PSMI já foram instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas de atendimento e permanências de pacientes.
“Esperamos contar com apoio da Santa Casa que já demonstrou intenção de solucionar o problema, que em parceria iremos solucionar”, finalizou Juninho.
No final do mês passado a prefeitura quitou a dívida que tinha com a Santa Casa, com repasses que somaram R$ 3,4 milhões somente, no mês de fevereiro, ao hospital que atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro.

Professores e diretores da rede municipal terão curso sobre segurança

Expectativa é de que as aulas comecem na próxima semana.

Os diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Rio Claro farão curso sobre segurança, visando ampliar a tranquilidade no ambiente escolar. A formação será realizada por meio de parceria entre a prefeitura e o Grupo Semprel Segurança Empresarial. “O curso será gratuito e não terá custos ao município. Os técnicos da empresa vão oferecer sua experiência profissional para orientar os professores sobre medidas de segurança”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O assunto foi discutido em reunião realizada nesta sexta-feira (15) no paço municipal. “É uma forma de devolver à sociedade de Rio Claro um pouco do que vem proporcionando à empresa nesses 15 anos de atuação”, afirma a empresa Semprel, que na reunião desta sexta-feira foi representada por Marcelo Pires Barboza e Ricardo Stecca Fernandes da Fonseca.

A expectativa é que as aulas tenham início na próxima semana para diretores e coordenadores pedagógicos e, posteriormente, para os demais professores. “A formação não será restrita aos professores da rede municipal de ensino. Vamos estender o curso para professores da rede estadual que queiram participar”, informa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

O curso é mais uma iniciativa promovida pela prefeitura que reforça as ações realizadas pelo município para ampliar a segurança nas escolas da rede municipal de ensino. Nos últimos dois anos vários serviços foram realizados como construção de muros, instalação de grades e concertinas, implantação de sistema de alarmes, entre outros, além de curso sobre brigada de incêndio e primeiros socorros nas escolas.

Também participaram da reunião os secretários municipais Gilmar Dietrich (Economia e Finanças), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Francesco Rotolo (Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento).

Bom desempenho em curso de qualificação garante a jovem vaga de emprego

Ao todo 45 pessoas concluíram os cursos de panificação e elétrica realizados em parceria com a prefeitura.

Já com alguma experiência na área de panificação e confeitaria, Yasmin Elias Alves estava desempregada e há tempos buscava uma chance de recolocação no mercado de trabalho. Após uma pausa na carreira para se dedicar à maternidade, a jovem de 24 anos viu no curso de panificação Mão na Massa, realizado em Rio Claro, a oportunidade para aprender mais e ter mais chances de retomar a carreira. Só não esperava que a tão sonhada vaga viesse logo ao final do curso, junto com o diploma. “Posso dizer que o curso foi um divisor de águas na minha vida, pelo emprego conseguido, e, principalmente, por todo o conhecimento adquirido”, destaca. As expectativas agora são as melhores. “Quero me dedicar ao máximo, fazer por merecer a confiança que em mim está sendo depositada e dividir com as pessoas um pouco do que aprendi”, finaliza.

Yasmin foi escolhida a partir de seu bom desempenho no curso e recebeu a boa notícia na manhã de sexta-feira (15), quando cerca de 45 pessoas receberam certificados de conclusão dos cursos de panificação e confeitaria e de elétrica residencial. Ambos os cursos são oferecidos a partir do projeto Inclusão Produtiva, parceria da prefeitura com a organização União de Amigos, contando também com investimentos do Rotary Club de Rio Claro.

“São várias frentes de trabalho dentro da administração municipal possibilitando à comunidade a qualificação profissional, que é fundamental para quem busca uma vaga no mercado de trabalho”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Estamos oferecendo oportunidades porque entendemos que a partir da qualificação as pessoas podem buscar melhores condições de vida”, acrescenta o prefeito.

Os cursos inseridos no projeto Inclusão Produtiva priorizam pessoas em situação de vulnerabilidade e o cidadão que busca inserção ou reinserção no mercado de trabalho. “Especialmente para estas pessoas a disponibilização de cursos de qualificação é um importante incentivo e pode ser determinante na conquista do emprego”, observa Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

O empresário Augusto Pedro Prochnon Júnior, proprietário do Mercado Qualidade, anunciou que também serão feitas entrevistas com mais duas pessoas que concluíram o curso para que futuramente possam ser contratadas. “Para o Mercado Qualidade é muito gratificante estar junto com a prefeitura, Udam e Rotary neste projeto e poder oferecer oportunidade para quem se dedica em busca da qualificação”, frisa Augusto. “A mão de obra qualificada é um produto nobre”, resume o empresário.

A conquista do emprego marca o encerramento do ciclo de trabalho do desenvolvimento social na vida da pessoa, conforme explica a secretária Erica. “O atendimento social tem início com o atendimento técnico e encaminhamento para curso e, com a conclusão do curso e conquista da vaga de emprego encerramos com sucesso esse ciclo, com resultado e impacto social atingidos e dando início a uma nova fase na vida da pessoa”, acrescenta.

O curso de elétrica residencial tem inscrições abertas e interessados podem procurar a sede da Udam+, na Avenida 30, 1210, bairro Santana. Para os interessados na área de panificação é possível deixar o nome em lista de espera, para que sejam chamados no caso de desistência. Para se inscrever é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A duração do curso de panificação é de seis meses e o de elétrica um ano, ambos com aulas duas vezes por semana.

Na formatura também estiveram presentes Otávio Tonello (presidente da Udam), Adriano Marchi (vice-presidente da Udam), Roselaine Alves (presidente do Rotary Club Rio Claro) e o tenente-coronel Luiz Roberto Moreira Filho (comandante do Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro).

Com madeira tratada, nova ponte do Jd Novo suportará 60 toneladas

Obra segue rigorosos padrões técnicos e terá passarela para pedestres.

A ponte que está sendo reformada pela prefeitura de Rio Claro no Jardim Novo, área sul do município, trará melhorias e mais segurança para os moradores daquela região. Uma das mudanças é que agora está sendo utilizada no corpo da ponte madeira tratada, muito mais resistente e durável que o madeiramento antigo, que não era tratado. Outro ganho para os moradores é que a ponte, que antes só tinha um mesmo espaço por onde passavam veículos e transeuntes, agora terá passarela exclusiva para pedestres.

“Tudo está sendo feito dentro dos mais rigorosos critérios técnicos”, enfatiza o secretário municipal de Obras, o engenheiro Paulo Roberto de Lima. “A ponte será para veículos pequenos e médios e suportará até 60 toneladas”, explica. A madeira utilizada na estrutura, fornecida sem custos para o município pela Fundação Florestal, foi cortada e tratada, também gratuitamente, pela Prema Tecnologia e Comércio Ltda, empresa com larga experiência nesse tipo de procedimento.

“Além disso, o município recebeu, sem custos, a madeira tratada que será utilizada na passarela”, informa o diretor do departamento municipal de Obras Públicas, o engenheiro civil Válter Godoy. A madeira da passarela foi cedida pela empresa Rumo Logística.

“Essas parcerias são mais um exemplo de trabalho conjunto viabilizando mais um importante benefício para a comunidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, reafirmando o empenho e zelo com que a prefeitura trabalha para garantir a qualidade das obras e serviços realizados para a população. Além da ponte, a prefeitura fará outras melhorias naquele trecho, como calçada para facilitar o acesso de pedestres e melhorias na iluminação pública do local.

A realização da obra também conta com o apoio do vereador Júlio Lopes, que colaborou na articulação de parcerias para que o município obtivesse as madeiras para a ponte e o tratamento do material.

Lago Azul ganha novos brinquedos

Parque é referência de lazer para a comunidade.

O parque Lago Azul de Rio Claro está ganhando novos brinquedos para ampliar as opções de diversão para as crianças. Um gira-gira, um balanço individual e uma casa do Tarzan com balanço e escorregador foram instalados nesta sexta-feira (15). O parque ganhou ainda três novos bancos para que os pais possam sentar com conforto e observar as brincadeiras dos filhos.

“Esses novos brinquedos vêm reforçar o nosso parque que já oferece várias opções de lazer para crianças e adultos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou a instalação dos equipamentos nesta sexta-feira (15) junto com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa; o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; e o secretário da Agricultura, Emilio Cerri. “Essa melhoria integra as atividades de revitalização desse espaço de lazer tão importante para a comunidade”, afirma Cerri, observando que o parque vem recebendo uma série de melhorias que incluem intensificação da limpeza e ampliação da iluminação.

A instalação de novos brinquedos no Lago Azul é fruto de parceria entre a prefeitura e a empresa Caprem Construtora, assim como foi feito na implantação do espaço de recreação infantil na Praça Dalva de Oliveira, local sugerido pela presidente do Fundo Social Paula Silveira Costa. “Com certeza esse brinquedos vão proporcionar alegria para as crianças que frequentam o Lago Azul”, pontua Paula.

A prefeitura pretende realizar outros serviços no parque. “Essa é uma primeira etapa. Vamos buscar outras parcerias e emendas parlamentares para realizar outras melhorias no parque”, informa o prefeito Juninho. Uma delas será a reforma das quadras poliesportivas e construção de uma nova quadra para futebol society no parque, cujos projetos estão em andamento.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, salienta a importância das parcerias entre poder público e iniciativa privada. “Através desse trabalho conjunto o poder público pode realizar benfeitorias como essa, que vai beneficiar centenas de crianças”, destaca.

O Lago Azul é referência em lazer saudável e gratuito em Rio Claro. O parque fica na Vila Operária e abre de segunda a segunda, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 7 às 19 horas.

Entusiasmo dos participantes marca resgate dos Jogos Municipais dos Idosos em Rio Claro

Na manhã desta sexta-feira (15), o Grêmio Recreativo Cia Paulista recebeu grupos da terceira idade, familiares e autoridades para a abertura dos Jomi.

Na manhã desta sexta-feira (15), o Grêmio Recreativo Companhia Paulista recebeu grupos da terceira idade, familiares e autoridades para a abertura dos Jogos Municipais dos Idosos. O evento, realizado pela Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), é seletivo para os Jogos Regionais dos Idosos.

As modalidades disputadas são: Buraco, Damas, Dança de Salão, Dominó, Truco, Voleibol, Tênis de Mesa, Atletismo, Bocha e Malha. As competições aconteceram durante esta sexta-feira no Grêmio, Campo do Rio Claro, CSU Mitiko Nevoeiro e no CSU João Rehder Neto. Neste sábado, no Grêmio, pela manhã haverá competição de tênis de mesa e, à tarde, dança de salão a partir das 15 horas, na seqüência, encerramento.

O diretor de Esportes, Vinícius Sossai, que representou o titular da Setur, Ronald Penteado, destacou que o secretário é um entusiasta dos Jomi. “Esse é um importante resgate e um grande desafio que foi aceito em parceria com o Fundo Social. Agradeço a todos os participantes e envolvidos na organização, em especial ao Luiz Fernando Moreira e Adriane Paoli, coordenadores dos Jomi, por todo empenho e dedicação. Esporte é inclusão e os Jogos Municipais dos Idosos é uma grande integração entre os participantes, que são exemplo de qualidade de vida”, salientou Sossai.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, diante do trágico momento vivido pelo país devido ao massacre ocorrido em uma escola estadual na cidade de Suzano (SP), pediu aos presentes um minuto de silêncio em respeito às vítimas. Em seguida, destacou a satisfação em apoiar os Jomi. “A volta dos Jogos Municipais dos Idosos é o resgate de um projeto adormecido, agradeço a todos que fizeram a diferença para que ele retornasse, em especial, ao Grêmio na pessoa do presidente Aparecido Bonatti. Os Jomi, mais do que uma disputa, é integração. Todos já são vitoriosos pela participação, mostram que a idade não pode afetar a mente e nos grupos da terceira idade as pessoas são exemplo a ser seguido”, destacou o prefeito.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa, salientou a participação dos atletas da terceira idade. “É motivo de grande satisfação apoiar este evento e parabenizo a todos por este resgate, principalmente aos atletas. Nosso maior prazer é possibilitar qualidade de vida aos nossos queridos idosos”, disse.

O vereador Geraldo Voluntário, que representou a Câmara Municipal de Rio Claro, parabenizou o presidente do Grêmio pela parceria e aos envolvidos pela realização dos Jomi. “Muito importante resgatar algo tão importante para o esporte e para a cidade”.

“Sintam-se muito bem-vindos e abraçados. Nosso clube tem grande tradição na cidade e, em nome da diretoria, temos orgulho em receber esse importante evento. Desejo boa sorte a todos”, afirmou o presidente do Grêmio, Aparecido Bonatti.

Para finalizar, o atleta José Cássio Teixeira fez o juramento dos atletas participantes dos Jomi. Em seguida, a coreógrafa Maria Gama apresentou com seu grupo de dança a coreografia Samba Country.

Valderez Corrêa, coordenadora do grupo Sempre Presente, era uma das participantes dos Jomi, na modalidade Buraco. “É uma excelente iniciativa proporcionar esse evento para o público da terceira idade. Temos muito a viver e precisamos de oportunidades como os Jomi para mostrar nossa alegria e disposição”, disse a aposentada com uma animação contagiante.

Também estiveram presentes à cerimônia o vereador Irander Augusto; as assessoras Paloma Reis, que representou o vereador Julinho Lopes; Silvana Oliveira, representando o vereador e presidente da Câmara Municipal André Godoy; a assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos Néia Magalhães; e o Cabo Molina, que representou a 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Rodoviária, em nome de seu comandante, Capitão PM Túlio César Vancim Azevedo.


“Águas de Março” tem atividades ambientais na Sala Verde do Lago Azul

Evento será gratuito e aberto para toda a população.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, vai promover nas próximas duas semanas o evento “Águas de Março”, com atividades gratuitas para toda a população, como forma de homenagear um dos bens naturais mais preciosos do mundo, aliando educação ambiental voltada para a sua preservação. Todos podem participar da programação, que será gratuita.

A maioria das atividades será realizada na Sala Verde do Lago Azul, localizada no prédio ao lado da Rua 2-A. O local tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Equipe de 17 estagiários, alunos dos cursos de engenharia ambiental, biologia, geografia e ecologia da Unesp, orienta os visitantes.

“Essa estruturação é o local ideal para o projeto ‘Águas de Março’, pois na Sala Verde centralizamos projetos e ações de educação ambiental ao longo do ano, unindo aprendizado e diversão, reforçando a importância da consciência ambiental”, explica o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi.

“A criação de espaços voltados para a educação ambiental da população, interligados com áreas verdes da cidade aproxima as pessoas e fomenta a visitação a estes locais”, comenta o secretário municipal de educação, Adriano Moreira.

“Basta chegar no horário das atividades e participar do projeto ‘Águas de Março’”, reforça o  gerente de preservações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Andrade.

O primeiro dia de evento será na quarta-feira (20), com oficina de horta e plantio de mudas. A atividade será em dois horários, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16 horas.

Na sexta-feira (22), dia Mundial da Água, serão realizadas, das 9 às 11 horas, duas atividades. Na primeira, chamada “Árvore dos Sonhos”, os participantes vão escrever sobre seus sonhos ambientais. Logo em seguida será realizado bate-papo sobre a importância da água.

Na noite do dia 30 de março será realizado a “Hora do Planeta”. Das 20 às 21 horas, os participantes farão observação dos astros, disputarão “futebol de cinco”, farão caminhada e falarão sobre o evento mundial “Hora do Planeta”, movimento que reúne voluntários para sensibilizar a comunidade sobre as questões de mudanças climáticas e seu impacto na vida das pessoas. Um dos pontos centrais da “Hora do Planeta” é estimular as pessoas a apagarem as luzes por uma hora.

Além das atividades na Sala Verde do Lago Azul. também está programada atividades nos dias 25 e 29 de março, voltadas à capacitação de Agentes Ambientais e que serão realizadas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), das 9 às 16 horas.

Já no dia 28 de março a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará ação de controle de Nascentes no Sítio São João, localizado na estrada rural de Itapé.

Sábado é dia de mutirão de combate à dengue no Terra Nova e Jardim Novo

Ação contará com apoio do caminhão cata bagulho no recolhimento de criadouros.

A prefeitura de Rio Claro segue realizando ações contra a proliferação do mosquito da dengue. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde, estarão neste sábado (16) nos bairros Terra Nova e Jardim Novo realizando mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação tem início às 8 horas e contará com o apoio do caminhão cata bagulho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no recolhimento de entulho, pneus, restos de construção e outros itens descartados irregularmente em terrenos e vias públicas, e são potenciais criadouros do mosquito. Além da dengue, o Aedes aegypti transmite  zika vírus e chikungunya. Em caso de chuva o mutirão será adiado.
Rio Claro tem 19 casos de dengue registrados. Os dados estão no boletim de arboviroses divulgado nesta semana pela Vigilância Epidemiológica. O número refere-se aos casos positivos de dengue desde o início do ano e mostra surgimento de dez casos em uma semana. O boletim divulgado na semana passada mostrava nove casos de dengue no município.
Por isso as autoridades de saúde municipais voltam a reforçar a orientação para que a população colabore e faça o descarte correto de materiais. O município conta com ecopontos, serviço de cata bagulho, coleta seletiva e coleta de lixo domiciliar.

Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.

Domingo tem música na Praça Dalva de Oliveira

No próximo domingo (17), a partir das 19 horas, acontece apresentação musical gratuita na Praça Dalva de Oliveira. A atração será o músico Amauri Tom Livre, com repertório dançante e diversificado para animar a noite do público. O projeto musical na praça Dalva é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur). A praça fica na Avenida Tancredo Neves, perto da rotatória da Rua 14.

No último domingo, dia 10 de março, a programação musical não foi realizada por conta da chuva que atingiu Rio Claro. No próximo domingo (17), a programação será realizada com repertório incluindo ritmos como bolero, samba, sertanejo, forró, clássicos nacionais e internacionais e muito mais para alegrar a noite do público presente, sob o comando de Amauri.

O titular da Setur, Ronald Penteado, reitera o convite para o público. “É um momento bastante agradável, para finalizar o domingo e iniciar a semana em alto astral, ouvindo música de qualidade. Convido a todos para participar e prestigiar a programação musical na Praça Dalva de Oliveira”, diz.

A Praça Dalva de Oliveira, que fica na Avenida Tancredo Neves com Rua 14, é referência por se localizar em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. O espaço presta homenagem a uma das maiores cantoras do Brasil, a rio-clarense Dalva de Oliveira, chamada de “O rouxinol do Brasil”.