Prefeitura faz recapeamento asfáltico na Rua 10 no Jardim São Caetano

Essa é mais uma ação da prefeitura para recuperar a malha viária do município.

A prefeitura de Rio Claro está realizando nova etapa de recapeamento asfáltico na região do Cervezão, agora na Rua 10, em trecho que vai da Avenida M-25 até a Avenida M-29, nas regiões dos jardins São Caetano e São João. Os trabalhos começaram na semana passada, quando a melhoria foi realizada na Avenida M-47, e prosseguem nesta semana com previsão de término na semana que vem.

O serviço conta com aprovação da comunidade. “Pra nós é ótimo. Esses trechos estavam precisando do recape porque a rua estava cheia de buracos e era perigoso para o trânsito”, comenta Fátima Lima Felisardo, que reside na Rua 10 no Jardim São João há 30 anos.

A obra na Rua 10 faz parte de uma série de recapeamentos viabilizados a partir de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Lauro Filho, recursos liberados por gestão do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou a execução do serviço nesta terça-feira (30) junto com o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima, e o vereador Júlio Lopes.

“Estamos trabalhando para recuperar a malha viária do município que tem asfalto muito antigo e está bem desgastada”, afirma o prefeito Juninho da Padaria, destacando as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura para renovação do asfalto. “Pleiteamos dinheiro a fundo perdido no Ministério do Desenvolvimento Regional e solicitamos autorização da Câmara Municipal para financiar serviços e obras que incluem recapeamento asfáltico”, informa.

A obra na Rua 10 faz parte de uma série de recapeamentos viabilizados com dinheiro da emenda. Os serviços já atenderam trechos de vias no próprio Cervezão e nos vizinhos Jardim São José e Jardim São João. Esses bairros estão na região mais populosa do município conhecida como Grande Cervezão. No total estão sendo recapeados 15.353 metros de via com investimento de quase R$ 300 mil, sendo que 1% desse valor é pago pela prefeitura como contrapartida.

Prefeitura amplia iluminação pública no Jardim Paulista 2

Obra de expansão de rede inclui a implantação de toda a estrutura, inclusive postes.

A prefeitura de Rio Claro continua investindo na ampliação da iluminação pública e na redução de pontos escuros na cidade. Desta vez o bairro beneficiado é o Jardim Paulista 2. “Mais um movimentado trecho ficará melhor iluminado garantido maior sensação de segurança para moradores das imediações e melhores condições para os motoristas que transitam pelo local à noite”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na terça-feira (30) acompanhou parte das obras de colocação dos postes para a nova iluminação. Junto com o prefeito estiveram os vereadores Júlio Lopes, Geraldo Voluntário, José Pereira e Seron, além do secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima. O prefeito informou ainda que a avenida deverá receber algumas melhorias no trânsito, com modificação do canteiro central.

A ampliação da iluminação pública está sendo feita na Avenida 54 entre as ruas 22 e 30. Trata-se de expansão de rede, em trabalho que envolve não apenas a colocação de novas luminárias, mas de toda a estrutura. A prefeitura contratou a empresa Rizel para o serviço, a partir de concorrência pública. Ao final da obra, o trecho que já tem iluminação no sentido da Rua 30 para a Rua 22 também terá iluminação pública no sentido da Rua 22 para a Rua 30.

A prefeitura vem atendendo vários bairros com o trabalho de ampliação da iluminação pública. Ainda no mês de abril, um dos acessos à nova ponte do Jardim Novo recebeu oito braços duplos de iluminação.Outrosexemplos recentes são praça na Vila Olinda (ruas 14 e 15 com Rua Jacutinga), Vila Alemã ( Rua 3-A entre as avenidas 32-A e 24-A), pontos como a entrada da cidade pela Avenida Tancredo Neves, Avenida Marginal do Jardim Novo, área da antiga Vila Stecca e trecho do bairro Bonsucesso.

Prefeitura instala placas de identificação na área rural

No total serão instaladas 128 placas de identificação para facilitar o acesso.

A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta terça-feira (30) a segunda etapa do processo de instalação das placas de identificação na área rural do município. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento nas estradas e a localização de bairros e propriedades rurais. O serviço está sendo realizado por equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção e deve ser concluído até o final de maio.

As placas estão sendo instaladas em locais visíveis e trazem informações resumidas do nome da estrada, bairro ou propriedade, e distância de forma bem legível. “A intenção é que o motorista localize seu destino com mais facilidade”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

No total serão instaladas 128 placas de identificação em nove etapas de trabalho. “Após as etapas de campo, com o trancking das estradas municipais e a definição de pontos estratégicos, iniciamos a instalação das placas indicativas rurais”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Quem passa pela via no prolongamento da Avenida 11, que dá acesso aos bairros rurais de Sitinho, Farol e Campo do Cocho, já pode perceber as mudanças. Esse trecho foi o primeiro a ser contemplado com placas. “O serviço é de grande valia para os moradores e visitantes da região, pois além de identificar o local, informa a distância entre pontos de referência”, informa Cerri.

Além das 128 placas de indicação, a prefeitura em breve também reforçará a colocação de placas de orientação, indicando lugares onde é proibido jogar luxo e entulho, por exemplo.

Após reformas, Cras Independência e Centro Comunitário Beija Flor são entregues à comunidade

Nas duas unidades são atendidas cerca de 900 pessoas por mês. 

Com cerca de 400 atendimentos ao mês, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Independência é a unidade de atendimento social de referência para cerca de cinco mil moradores daquela região cadastrados no Cras. Para que essas pessoas recebam melhor acolhimento ao procurar pelos serviços oferecidos, a prefeitura providenciou a reforma deste equipamento público. A entrega oficial foi realizada na terça-feira (30).

“Nosso principal compromisso é cuidar das pessoas, principalmente as mais carentes, e estamos investindo em educação, segurança e saúde, para que a população tenha melhor atendimento”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. A reforma no Cras incluiu adequações para melhor uso do espaço, rampas de acessibilidade, novo paisagismo e melhorias no telhado. Playground foi instalado para que as crianças possam brincar enquanto os pais aguardam o atendimento. “Os espaços públicos devem ser ocupados pela comunidade”, acrescentou o prefeito.

“Os Cras são a porta de entrada para quem busca atendimento social e é fundamental que a pessoa que procura o serviço e já está em situação de vulnerabilidade encontre ambiente acolhedor e atendimento digno”, observou Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Tais Andreoli, coordenadora do Cras Independência, agradeceu todos os envolvidos para que a reforma pudesse ser realizada, “o que possibilita melhores condições de trabalho e de atendimento”.

O Centro Comunitário Beija Flor, que fica ao lado do Cras, também recebeu melhorias. O prédio ganhou novo forro e pintura. “Mais do que olhar para os espaços essa administração municipal está olhando para a comunidade”, resumiu Carmelita Brescansin, responsável pelo centro comunitário, agradecendo também o apoio da Secretaria dos Esportes e Turismo. Pelo local passam cerca de 500 pessoas ao mês. Ali são realizadas atividades diversas, incluindo ginástica, dança e reuniões de grupos pastorais e de terceira idade.

“Mesmo com dificuldades financeiras, a prefeitura tem se empenhado para levar melhorias para a população”, observou o vereador Paulo Guedes. O vereador Ney Paiva lembrou que “o Cras tem papel fundamental no atendimento à comunidade”.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; os secretários municipais Adriano Moreira (Educação) e Ronald Teixeira (Esportes e Turismo); o ouvidor municipal Ricardo Naitzke; o chefe de gabinete Silvio Martins; os vereadores Adriano La Torre, Júlio Lopes, Geraldo Voluntário e Irander Augusto; Adriano Marchi, presidente da Comissão de Segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e a ex-vereadora Cidinha da cadeira de rodas.  

Juninho recebe comando da Polícia Ambiental

Prefeitura e Polícia Ambiental farão ações conjuntas de fiscalização na área rural.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu nesta terça-feira (30) no paço municipal a visita de integrantes do comando da Polícia Militar Ambiental (PMA). Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, o prefeito conversou com o comandante da 7ª Companhia da Polícia Ambiental de Rio Claro, capitão Nóbrega; major Rodrigo dos Santos, comandante do 1º Batalhão de Polícia Ambiental; capitão Jeferson, coordenador operacional do 1º Batalhão de Polícia Ambiental; e o major Marcos Pereira, que está deixando a administração municipal para assumir cargo no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a convite do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Dois assuntos foram discutidos na reunião: a inauguração oficial da nova sede da Polícia Ambiental e a formalização de parceria entre a prefeitura e a corporação para realizar ações conjuntas de proteção ao meio ambiente e patrulhamento da área rural. “O município vai colaborar com o que for possível para melhorar a infraestrutura do prédio da companhia e melhor atender os policiais que se dedicam a proteger a população e o meio ambiente”, afirmou o prefeito Juninho da Padaria, lembrando que em 2017 a Polícia Ambiental de Rio Claro foi elevada de pelotão para companhia aumentando o porte da corporação no município.

Em parceria com a Polícia Ambiental, a prefeitura pretende intensificar o patrulhamento ambiental. “Vamos unir forças para intensificar as ações de fiscalização na área rural”, informou o vice-prefeito Bellagamba.

O major Rodrigo dos Santos agradeceu a receptividade do prefeito em firmar compromisso em prol da preservação do meio ambiente na região. “Nosso objetivo é realizar ações conjuntas, e a Polícia Ambiental continuará a intensificar o policiamento na área rural impedindo possíveis delitos”, destaca.

Para o major Marcos Pereira, a reunião discutiu dois assuntos importantes: a sedimentação da Cia. Ambiental em Rio Claro e a integração entre o setor municipal de segurança e a corporação estadual. “Essa proximidade trará benefícios para o município e a comunidade”, observa Pereira que está deixando a gestão municipal. “Apesar do pouco tempo que fiquei na prefeitura deixo um legado com projetos em andamento. Pretendo desenvolver o mesmo trabalho no Instituto Chico Mendes e ajudar Rio Claro no que for possível nessa área”, conclui.

Trânsito será interditado para corrida de rua nesta quarta-feira

Interrupções serão feitas das 6 às 13 horas. Motoristas devem redobrar a atenção.

Quem transitar pelas imediações do Sesi e trechos do Jardim Floridiana deve ficar atento nesta quarta-feira (1). Vários cruzamentos ficarão interditados pela manhã e início da tarde, para a realização de atividade de pedestrianismo. Os trechos estarão devidamente sinalizados.

A interdição terá início às 6 horas. A previsão é de que os trechos sejam liberados a partir das 13 horas.

Nesse intervalo o trânsito ficará interrompido nos cruzamentos da Avenida M-23 com as avenidas 2-JF e 1-JF; Avenida M-27 com as avenidas 2-JF e 1-JF;  Avenida M-29 com Avenida 3-JF; e Avenida 3-JF com as avenidas M-27, M-35, M-33, M-31 e M-29.

Guardas Civis de Rio Claro fazem treinamento em direção defensiva

Prefeitura renovou e ampliou frota com aquisição e locação de carros e motos.

Os guardas civis municipais de Rio Claro estão recebendo treinamento para aprimorarem as habilidades em direção defensiva. Todos os 139 integrantes da corporação estão fazendo a atividade, que é realizada semanalmente com grupos de até 15 guardas municipais. Até o momento, cerca de 60 guardas já passaram pelo treinamento. “Tão importante quanto investir em estrutura e equipamentos é manter nossa Guarda Civil sempre muito bem preparada para oferecer o melhor atendimento à população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na terça-feira (30) acompanhou parte da atividade.

O treinamento é realizado no distrito de Assistência. A direção defensiva é um conjunto de medidas e procedimentos que ajudam a prevenir ou minimizar as consequências de acidentes de trânsito. Quando aplica a direção defensiva, o motorista se torna elemento ativo na eliminação dos fatores de risco relacionados a acidentes de trânsito. A atividade também aborda situações específicas da condução de viaturas na rotina de trabalho dos guardas civis.

“O aprimoramento constante da Guarda Civil é um dos focos de nossa política de segurança para Rio Claro”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba. O treinamento está sendo  ministrado pelos guardas civis Erik e César, que têm curso de direção defensiva. Eles estão sendo auxiliados pelos guardas civis Sozza e Acorsi.

O comandante da Guarda Civil de Rio Claro, Luís Fernando de Godoy, lembra que recentemente a prefeitura ampliou a frota da Guarda Civil, adquirindo e locando 19 veículos entre carros e motos para rondas e outros procedimentos. “Estamos nos organizando para realizar novo treinamento de direção defensiva, voltado para a condução de motos”, informa Godoy. 

Sábado é o Dia D da vacinação contra a gripe

Atendimento será das 8 às 17 horas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.

Mobilização nacional de vacinação contra a gripe será realizada nesse sábado (4). Em Rio Claro, das 8 às 17 horas, a população pertencente aos grupos prioritários será vacinada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Além desses locais, mais um ponto de vacinação funcionará na antiga sede da Secretaria de Saúde, na Avenida 2, entre ruas 3 e 4.

No município serão cerca de 200 profissionais envolvidos nessa mobilização, que terá 20 salas de vacina em atendimento. “Aqueles que pertencem aos grupos prioritários e ainda não receberam a vacina terão a oportunidade de procurar a unidade de saúde no sábado e ser imunizado contra a gripe”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

Quem está com alguma vacina em atraso também poderá colocar a carteira de vacinação em dia. “É só apresentar a carteira de vacinação na unidade de saúde”, informa Dinorá Silmara dos Santos, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro. Na antiga sede da Secretaria de Saúde será aplicada exclusivamente a vacina contra a gripe.

A vacina contra a gripe está sendo aplicada em crianças até cinco anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; policiais e bombeiros que estão na ativa; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

O segundo balanço da campanha foi divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo foram aplicadas no município 7.264 doses da vacina, o que representa 17% das pessoas para quem a vacina é indicada. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Até 31 de maio, quando termina a campanha, deverão ser aplicadas 42.113 doses. A lista com endereços e telefones das unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Dia do Trabalhador altera atendimento do Daae

Atendimento presencial para na tarde de terça-feira e retorna na manhã de quinta-feira.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente nesta semana, devido ao Dia do Trabalhador. O atendimento presencial será feito até às 15 horas de terça-feira-feira (30), no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

Na quarta-feira, Primeiro de Maio, o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico 24 horas pela linha 0800-505-5200, para ligações recebidas de linha fixa. O atendimento presencial será retomado na quinta-feira (2), às 9 horas.

Farmácia Todo Dia atende no feriado de quarta-feira

Unidades do programa ficam no Bairro do Estádio e no Cervezão.

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal no feriado dessa quarta-feira, Dia do Trabalhador, das 8 às 17 horas no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão).

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura em 2017 para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis da semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, que tem uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentam receita prescrita por médico.