Ministro da Saúde recebe prefeito e presidente da Câmara de Rio Claro

Na audiência reivindicaram verbas para o município e fizeram aproximação ao governo federal.


André Godoy, Renata Abreu, Maria Clélia Bauer e Juninho da Padaria.
 

O município de Rio Claro deverá receber novos investimentos no setor de saúde com recursos oriundos do governo federal. O assunto foi tratado nesta quarta-feira (3) em Brasília diretamente com o ministro Luiz Henrique Mandetta pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy, e pela secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

“Voltamos a Rio Claro com a certeza de uma viagem muito produtiva, tanto pelo encontro com o presidente do Senado como nesta audiência com o ministro da saúde”, avalia o prefeito Juninho da Padaria.

Pela manhã, a comitiva rio-clarense também participou de encontro de lideranças do Democratas, com o deputado federal Geninho Zuliani, o vice-governador paulista Rodrigo Garcia e o próprio ministro Mandetta. Na audiência da tarde, a deputada federal Renata Abreu (do Podemos) também participou.


André Godoy, Rodrigo Garcia, Juninho da Padaria e Luiz Henrique Mandetta.

Entre as reivindicações apresentadas ao ministro da saúde estão o envio de recursos para a Residência Terapêutica – que hoje é custeada pelo município, a elevação do teto da tabela de referência para procedimentos de média e alta complexidade (MAC), a liberação de emendas parlamentares que embora aprovadas ainda não foram pagas ao município, como a da reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim das Palmeiras. “Também pleiteamos a renovação de convênios para colocar em funcionamento as unidades de saúde da família do São Miguel, Jardim Brasília e Bela Vista”, afirma Juninho. Outra solicitação importante foi o aumento do teto para os serviços de oncologia. O ministério sinalizou com a possibilidade de Rio Claro receber uma motolância e uma van, ambas para o Samu.

O prefeito lembrou que os municípios precisam muito do apoio do governo federal, pois a distribuição de recursos pelo Pacto Federativo é injusta. “Com o novo governo, estamos retomando os contatos com o governo federal e a presença da Câmara Municipal, representada por seu presidente, é muito importante”, destacou Juninho.

“Nos encontros de hoje, tivemos a oportunidade de pedir rapidez do governo federal em relação à liberação das emendas parlamentares, conseguidas a partir do trabalho de nossos vereadores”, afirma o presidente André Godoy.

A secretária Maria Clélia se mostrou otimista com recursos que o município poderá receber, uma vez que o governo aponta os serviços das UPAs, Samu e Atenção Básica como prioritários para investimentos.



Luiz Henrique Mandetta, Renata Abreu, André Godoy,
e Juninho da Padaria.

Prefeitura amplia segurança no trânsito em ponte no Jardim Novo

Faixa de pedestres e lombadas estão entre as melhorias.

A prefeitura de Rio Claro está providenciando uma série de melhorias na região onde está sendo feita nova ponte de madeira no Jardim Novo. Entre essas melhorias estão ações que visam ampliar a segurança no trânsito. Nesta semana nova faixa de pedestres está sendo implantada e a sinalização será reforçada ao longo da Avenida 14JN.

“A partir da implantação da passarela, mais pedestres devem passar a utilizar a ponte e medidas estão sendo adotadas para dar mais segurança para todos que transitarem pelo local”, observa João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Duas lombadas estão sendo instaladas e na sequência receberão pintura. “Os equipamentos estão sendo implantados em uma tentativa de fazer com que os motoristas reduzam a velocidade ao trafegarem pela via”, observa Marco Antonio Bellagamba, secretário da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Após a conclusão do serviço, será providenciada a sinalização, que também indicará estreitamento existente na via e carga máxima permitida na travessia.

“Guias e calçadas já estão sendo feitas e, em seguida, será providenciado o asfalto para acesso à ponte”, informa Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras.

O local recebeu oito braços duplos de iluminação, ampliando a segurança no local, que na terça-feira (2) também recebeu plantio de ipês amarelos. A reconstrução da ponte vai facilitar o deslocamento de milhares de pessoas que moram naquela região. 

Três frentes de trabalho realizam limpeza em bairros de Rio Claro

Jardins Novo 1 e 2, Vila Paulista e Jardim Mirassol recebem o serviço nesta semana.

Força-tarefa está sendo realizada pela prefeitura de Rio Claro nos jardins Novo 1 e 2 para serviços de limpeza e manutenção. Equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção trabalham na limpeza de terrenos, praças e áreas verdes dos bairros.

“Áreas públicas estão recendo a limpeza e também terrenos particulares, em que os donos não providenciaram os serviços”, observa Emílio Cerri, secretário da Agricultura, lembrando que no caso dos imóveis particulares a prefeitura faz o serviço e manda a conta aos donos dos terrenos. No trabalho estão sendo usados dois tratores para o corte de mato e também pá carregadeira e caminhão para remoção de entulhos. O acabamento é feito com uso de ceifadores.

Oito caminhões de entulhos já foram retirados dos bairros em trabalho que teve início na terça-feira (2) e deve ser concluído até o final desta semana. “Ao todo são três frentes de trabalho atuando neste momento na limpeza da cidade”, informa o secretário Emílio. Além dos jardins Novo 1 e 2, equipes realizam o serviço no Jardim Mirassol e Vila Paulista, onde na Avenida Conde Francisco Matarazzo também estão sendo feitas podas de árvores.

“Este é um trabalho contínuo em que buscamos atender demandas de toda a cidade”, destaca Emílio. Na semana passada os bairros Mãe Preta e Vila Verde receberam os serviços. “A colaboração da comunidade no descarte correto de materiais é fundamental para que o trabalho tenha resultado efetivo”, finaliza o secretário. 

Prefeitura muda mão de direção de ruas no Jardim São Paulo

A prefeitura de Rio Claro está mudando mão de direção de várias ruas no Jardim São Paulo. Vias que eram mão dupla passaram a ser mão única para organizar o trânsito e melhorar o tráfego de veículos.

Trecho da Rua 20, que tinha mão dupla de direção, passou a ter mão única no sentido centro-bairro, ou seja, da Avenida 16 até a Rua 1. No sentido bairro-centro passou a ter mão única a Rua 21, da Rua 1 até a Avenida 16. Na Rua 27, sentido bairro-centro, a mudança foi feita da Avenida 16 até a Avenida Saburo Akamine.

Também teve alteração na Rua 28, sentido bairro-centro, da Avenida Saburo Akamine até a Avenida 16. Passou a ter mão única na Avenida 16, sentido bairro-centro, da Rua 28 até a Rua 27, em frente à concessionária de energia.

“Essas vias recebem um grande fluxo de veículos e as mudanças vão dar maior fluidez no trânsito e proporcionar segurança a motoristas e pedestres”, explica Marco Antonio Bellagamba, secretário municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Bellagamba lembra que a prefeitura também tem realizado outras melhorias na reorganização do trânsito de Rio Claro, com a implantação de semáforos, construção de rotatórias, instalação de placas e faixas de pedestres.

“Essas ações visam aumentar a segurança e diminuir o risco de acidentes nesses locais”, reforça o diretor de Mobilidade Urbana, Adilson Marques. A orientação é para que os motoristas que trafegarem pela região redobrem a atenção e fiquem atentos às alterações.