Rio Claro terá novas viaturas policiais

Confirmação foi recebida pelo prefeito Juninho em reunião com o comando regional da Polícia Militar.

Nos próximos meses, novas viaturas irão reforçar o policiamento em Rio Claro. A boa notícia foi recebida pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na quarta-feira (4), quando esteve no CPI-9 (Comando de Policiamento Interior) de Piracicaba, que engloba 52 cidades, inclusive Rio Claro.

“São veículos novos que estão chegando ao município e irão contribuir para ampliar a sensação de segurança da população, reforçando ainda mais o trabalho integrado que temos na área da segurança, com participação das polícias civil e militar e também da Guarda Municipal”, destaca o prefeito Juninho, acrescentando que “a prefeitura está sempre em busca de parcerias com os governos estadual e federal para trazer melhorias para a população e este é mais um resultado positivo que o município consegue”. Conforme lembra o prefeito, recentemente Rio Claro ganhou novas 19 viaturas também para a Guarda Civil Municipal.

Segundo informações do coronel Érico Hammerschmidt Júnior, comandante do CPI-9, as novas viaturas irão substituir veículos velhos que foram remanejados. “São viaturas com 10, 11 anos de uso, que estão sendo substituídas por novos veículos”, observa o coronel. A confirmação é de que pelo menos um carro modelo Spin, motos e uma base comunitária sejam destinados ao município. Com as novas viaturas melhoram também as condições de trabalho aos policiais.

Durante a visita outra demanda do município foi levada ao comando do CPI-9. O prefeito Juninho reforçou a necessidade de aumentar efetivo policial que atua na cidade. “Com a formatura de novos soldados em junho, será verificada a possibilidade de atender mais este pleito”, afirma o comandante do CPI-9.

O vereador Seron, que tem atuado para melhorias no setor de segurança pública, ressalta que a chegada das novas viaturas atende solicitação do município. “Certamente os veículos irão contribuir muito no desenvolvimento do trabalho dos policiais”, observa o vereador.

Campanha de vacinação contra a gripe tem início no dia 10

Inicialmente a vacina será para grupos específicos com mais riscos de contrair o vírus.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2019, sendo 04 de maio (Sábado), o Dia de Mobilização Nacional, onde todas Unidades de Saúde de Rio Claro, e de todo o País, estarão abertas para vacinação das 8 às 17 horas. A exemplo dos anos anteriores, em 2019, a estratégia de vacinação será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação. 
“Importante que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem sua unidade de saúde de preferência para tomar a vacina. Toda equipe da Vigilância Epidemiológica e Rede de Atenção Básica estarão mobilizadas para acolher, orientar e vacinar de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde”, afirmou a secretária municipal de Saúde Maria Clélia Bauer.
Assim, de acordo com determinação do Ministério da Saúde, no período de 10 a 19 de abril, poderão tomar a vacina contra a Influenza os grupos prioritários de crianças até 5 anos,gestantes e puérperas e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir de 22 de abril, a vacina contra Influenza será dada em pessoas pertencentes aos demais grupos prioritários, que são além das gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas e crianças, também os trabalhadores da Saúde, pública e privada, professores, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas sócio-educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiaisindependemente da idade.
Neste ano em Rio Claro, segundo a Vigilância Epidemiológica, meta é vacinar no mínimo, 90% dos grupos prioritários, o que representa um total de 42.113 pessoas a serem vacinadas prioritariamente.
Para receber a dose da vacina, as pessoas incluídas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde Família (USF). A lista com endereços e telefones das unidades de saúde pode ser consultada no site www.saude-rioclaro.org.br.

Bicho Papão é tema de exposição em Rio Claro

Abertura da mostra será no sábado (6) às 19 horas.

O Casarão da Cultura, em Rio Claro, recebe a partir desse sábado (6) às 19 horas a exposição Bicho Papão e os sonhos inexplicáveis, do artista plástico Rico Pace. A entrada é gratuita.

“Essa é mais uma oportunidade para que a população venha até o casarão e prestigie uma bela exposição, aproximando-se mais da arte e ampliando seu repertório cultural”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Com as obras desta série de trabalhos o artista cria um mundo pessoal onde o Bicho Papão abre um novo campo de investigação pictórica numa vertente experimental e expressiva que alcança notável qualidade. As obras passam por momentos de infância e sonhos, numa intransigente maneira de dialogar com o imaginário. A mostra tem a curadoria de Carlos Zibel e poderá ser vista até dia 18 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.

Artista plástico, Rico Pace é formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Trabalhou com Cenografia de 1978 a 2015, produzindo cenários para teatro, televisão, cinema, arquitetura promocional, publicidade, eventos e escolas de samba. Na sua formação artística, fez aperfeiçoamento em desenho, pintura, aquarela, gravura e escultura. Em 2018, participou de exposições no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Chile, Argentina, Itália e Paraguai). 

Praça Dalva recebe público para apresentação musical no próximo domingo

O cantor Márcio Plácido é a atração do próximo domingo (7) no projeto musical que acontece semanalmente na Praça Dalva de Oliveira,que fica na Avenida Tancredo Neves com Rua 14. A partir das 19 horas o público está convidado a comparecer no local e ouvir música de qualidade e um repertório bastante variado para agradar todos os gostos. A atividade é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

A cada domingo a Praça Dalva de Oliveira vem recebendo diferentes músicos para animar a noite do público. São repertórios diversificados, dançantes e que vem recebendo cada vez mais pessoas de várias faixas etárias.

O projeto musical é uma iniciativa que visa levar à população atividade de lazer gratuita e ainda ocupar espaços públicos. Inclusive, olocal passou por revitalização ano passado quando recebeu área de recreação infantil e ampliação da iluminação pública.   

A Praça Dalva, referência por se localizar em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, presta justa homenagem à rio-clarense Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras do Brasil, chamada de “O rouxinol do Brasil”.

Teatro de rua no São Miguel no sábado

Mais duas apresentações serão realizadas neste mês.

A prefeitura de Rio Claro leva aos bairros periféricos da cidade teatro de rua, que neste mês terá apresentações de Circo de Xullé. No sábado (6) a comunidade da região do São Miguel está convidada a prestigiar a atração às 14 horas. A apresentação será no Centro Comunitário do bairro, que fica na Avenida 62-A. A entrada é gratuita.

“Mensalmente estamos levando atrações culturais aos bairros para que a população tenha mais facilidade de acesso à produções culturais”, comenta Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Outras duas apresentações de teatro de rua com Circo Xullé estão programadas para este mês, sempre às 14 horas. No dia 13, a encenação será na Vila São Miguel, na paróquia São José Operário, que fica na Rua 10-A, 2.034. No dia 20, será a vez do bairro Mãe Preta, com apresentação na capela Santo Antônio Maria Claret, na Rua 11MP, 151. 

Em partida de handebol, equipe Rio Claro/Setur – Instituto Crescer no Esporte enfrenta time de Taubaté

Neste sábado (6) a equipe Rio Claro/Setur – Instituto Crescer no Esporte estreia em competição pela Federação Paulista de Handebol, às 17h30, no Ginásio da Lagoa Seca do Cervezão. Competindo pela categoria sub 18 masculina, os meninos da Cidade Azul vão em busca da vitória em um jogo disputado contra a forte equipe de Taubaté. A entrada para acompanhar o jogo é gratuita, mas solicita-se, se possível, a doação de materiais de limpeza como detergente, desinfetante e sabão em pó, entre outros itens, que serão doados a projetos sociais da cidade. A equipe rio-clarense conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O titular da Setur, Ronald Penteado, deseja sorte aos atletas de Rio Claro. “Tenho certeza que será um jogo emocionante no qual, mais uma vez, a equipe irá com garra e determinação em busca da vitória. São meninos muito competentes e que se destacam a cada partida”, avalia o secretario.

Alexandre Conttato Colagrai, coordenador do Instituto Crescer no Esporte, explica que, ano passado, a equipe participou pela primeira vez da competição da Federação Paulista de Handebol com resultados bastante positivos. “Entre as 11 equipes, ficamos em 5º lugar, o que foi muito bom, pois abriu grandes oportunidades. Em 2018, além do destaque pela federação, foi também por intermédio da Liga de Handebol do Estado de São Paulo, que conseguimos trazer o técnico da seleção adulta brasileira, Washington Silva Nunes, para realizar o acampamento regional da seleção brasileira junto às equipes sub 18, sub 16 e sub 14. E todo esse crescimento que estamos conquistando é também em função do apoio da Setur e do secretário, Ronald, porque estávamos sem participar de competições anteriormente e esse é um resgate muito importante para toda a equipe”, analisa Colagrai.

Sobre a evolução do Handebol de Rio Claro, o coordenador enfatiza ainda que a equipe de Taubaté, que jogará neste sábado contra o time da casa, contratou o goleiro Gustavo For da Silva, que era jogador do Rio Claro/Setur – Instituto Crescer no Esporte. “Hoje ele é goleiro da Seleção Juvenil sub 18 e da Seleção Brasileira Júnior sub 20, por onde disputará um campeonato sul-americano”, destaca.

O técnico da equipe César Augusto Picardt, está bastante otimista para o jogo deste sábado. “A expectativa é muito boa. Sabemos da dificuldade, que é uma partida difícil, mas a equipe vem se preparando há mais de dois meses. Acredito que será um jogo excelente e vamos buscar a vitória em casa”, planeja o técnico.

Rio Claro cobra atendimento de radioterapia para pacientes da região

Assunto será tratado em Piracicaba, em reunião na manhã desta sexta-feira.

O município de Rio Claro busca uma solução definitiva para a falta de vagas para pacientes da cidade e região que precisam passar por sessões de radioterapia no tratamento de câncer. O assunto será discutido com o secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Antonio de Mello, em reunião nesta sexta-feira (5), às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba.

Piracicaba é a cidade referenciada para esse tipo de tratamento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de vários municípios da região, incluindo Rio Claro. “Fizemos um acordo para que os pacientes da região de saúde de Rio Claro sejam atendidos e isso não está acontecendo. Vamos cobrar que Piracicaba cumpra o que foi pactuado”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participará da reunião acompanhado da secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer. “Temos uma demanda reprimida de um ano e precisamos agilizar esses atendimentos”, comenta Maria Clélia.

O prefeito Juninho convidou todos os vereadores para participarem da reunião. “É importante unirmos forças para encontrar uma solução para esse problema que afeta diretamente a saúde de dezenas de pessoas”, destaca Juninho, ressaltando que a reunião desta sexta-feira (5) foi marcada com anuência do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que prontamente atendeu a solicitação do prefeito de Rio Claro.

Prefeitura orienta sobre novas regras para repasses públicos

Orientações foram baseadas no marco regulatório do terceiro setor.

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, está orientando as entidades do terceiro setor sobre as novas regras para os repasses de recursos públicos. Reunião com esse objetivo foi realizada na semana passada com representantes de 13 organizações da sociedade civil (OSC), responsáveis pela execução de 33 serviços na área social do município.

“Esses serviços são essenciais para o fortalecimento do convívio familiar dos usuários da rede socioassistencial em suas várias vertentes e segmentos de proteções no âmbito do Suas, que é o Sistema Único de Assistência Social, e também dos programas complementares que são viabilizados por meio de chamamento público”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

As orientações foram feitas com base nas novas posturas estabelecidas pela Lei Federal 13.019/2014, que trata do Marco Regulatório do Terceiro Setor em vigência desde 2017. O marco regulatório dispõe sobre as normas para as parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.

“Falamos sobre as responsabilidades do administrador público e do gestor da entidade parceira, e sobre a necessidade de criar uma comissão de monitoramento e avaliação, responsável por monitorar e avaliar parcerias celebradas entre poder público e entidades”, informa Érica, ressaltando que o objetivo da comissão é garantir a execução dos serviços prestados à comunidade com qualidade e transparência.

Na reunião, foi apresentada aos participantes a estrutura pública do departamento responsável pela fiscalização e zeladoria dos serviços prestados à população via entidades. Essas orientações foram recebidas pela equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social no evento “Encontros da Fiscalização 2019”, com o tema Terceiro Setor, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Manutenção do direito à Saúde pelo SUS será tema de Conferência Municipal no dia 13

Evento é aberto ao público e terá início às 8 horas no Claretiano Faculdade.


Profissionais de Saúde, gestores, e público em geral estarão reunidos no próximo dia 13 para a 14ª edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto a toda a população, será realizado no Claretiano Faculdade, das 8 às 17 horas.
O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Fundação de Saúde de Rio Claro, contará com a palestra de Arnaldo Marcolino Silva Filho, diretor nacional de projetos e pesquisas no Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat). 
Arnaldo falará sobre os assuntos relacionados ao tema central da Conferência que é “A consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”.
Em seguida haverá o debate em grupos formados com direcionamento do que já foi discutido nas pré-conferências realizadas ao longo do mês de março.
No total são quatro eixos temáticos a serem discutidos: O papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à Saúde; A função reguladora do Estado na estruturação do SUS; A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento; Participação Social – Cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo. 
Propostas e reivindicações votadas durante a conferência municipal podem ser aceitas e incorporadas ao SUS em todo o País. A participação de todos os cidadãos nas decisões relativas ao Sistema Único de Saúde é garantida pela Lei  Federal 8142/90. O Claretiano Faculdade fica na Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724, no  Jardim Claret.