Rio Claro, Limeira e Piracicaba vão discutir a falta de vagas de radioterapia

Intenção é que Limeira absorva a demanda reprimida de Rio Claro.

O problema da falta de acesso a atendimento de pacientes de Rio Claro e região que precisam passar por sessões de radioterapia no tratamento de câncer foi tema de reunião nesta sexta-feira (5) em Piracicaba. Representantes da prefeitura de Rio Claro e da Câmara Municipal cobraram uma solução para o caso no cumprimento do que foi já pactuado. “A população precisa do tratamento e não pode mais esperar, por isso precisamos resolver este problema o quanto antes”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando a importância do apoio dos vereadores que somam esforços à prefeitura para solucionar o problema.

Piracicaba é a cidade referenciada para este tipo de tratamento a pacientes do SUS de vários municípios da região, incluindo Rio Claro.

O secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Antonio de Mello, manifestou apoio ao pedido de Rio Claro e sugeriu conversar com a prefeitura de Limeira para que o município vizinho avalie a possibilidade de absorver a demanda reprimida de Rio Claro, estimada em um ano. Já na manhã desta sexta-feira a secretária de Saúde de Rio Claro, Maria Clélia Bauer, conversou com o secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, sobre o assunto. “Pedi o agendamento de uma reunião o mais rápido possível, com representantes do setor de saúde dos três municípios, para discutirmos o problema que afeta pacientes de Rio Claro e região”, informa Clélia.

Da reunião em Piracicaba também participaram Eleny Freitas Almeida, diretora de gestão do SUS em Rio Claro; Maria Cristina Marcos Colonnese, assessora técnica da prefeitura de Piracicaba; e os vereadores Geraldo Voluntário, Ney Paiva, Julio Lopes, Maria do Carmo Guilherme, Yves Carbinatti, Irander Augusto e Adriano La Torre.

O prefeito Juninho da Padaria agradeceu pessoalmente ao prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, por se solidarizar com as necessidades da população de Rio Claro e prontamente agendar a reunião realizada nesta sexta-feira.


Prefeitura inicia coleta seletiva à noite no Centro e na região sul

Ação visa aumentar a participação dos munícipes e recolha de recicláveis.

A partir da próxima segunda-feira (8), a coleta seletiva na região sul e no centro da cidade será realizada no período noturno. A mudança foi feita pela prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visando elevar a quantidade de materiais recicláveis recolhidos. “Queremos aumentar o recolhimento de recicláveis projetando uma maior participação dos moradores, já que a coleta será feita em um horário em que a maioria das pessoas começa a retornar para suas casas após o trabalho”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi.

A coleta seletiva noturna será feita das 17 às 21 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras nos bairros, e aos sábados nos distritos de Assistência e Batovi. De acordo com o Departamento Municipal de Resíduos Sólidos, os bairros atendidos nessa região são: Novo Wenzel, Bonsucesso, Bom Retiro, Centenário, Vila Anhanguera, Maria Cristina, Benjamin de Castro, Nova Veneza, Nova Rio Claro, Jardim Brasília, Inocoop, Guanabara, Jardim Novo 1 e 2, Jardim das Palmeiras e residenciais localizados na área.

A região central do município também terá coleta seletiva no período da noite, de segunda a sábado. Nas outras regiões da cidade, a coleta seletiva continuará sendo realizada durante o dia no mesmo horário, das 8 às 16 horas. O calendário de atendimento nos bairros pode ser conferido no site da prefeitura,www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”, na parte superior da página.

O Departamento de Resíduos Sólidos observa que para que a coleta de porta em porta seja realizada com sucesso, o munícipe deve ficar atento ao dia em que o caminhão do serviço passará em seu bairro, para deixar o reciclável em frente de casa antes dos horários estabelecidos. “Começaremos o horário noturno pela região sul por ser menor. Será feita em caráter de teste e, caso a ação seja positiva, pretendemos implantar esse horário em toda a cidade até o próximo ano”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Willian de Oliveira.

Além da coleta seletiva, o município tem uma série de outros serviços para garantir a destinação correta de resíduos, como seis ecopontos, serviço de cata bagulho e coleta de lixo domiciliar, que atende todos os bairros. Mais informações pelo site www.rioclaro.sp.gov.br.

Em um mês de força-tarefa, Daae fecha 363 buracos da cidade

Autarquia intensificou o serviço com contratação de empresa especializada. Uso da “massa quente” também deu melhores condições para fazer o reparo asfáltico em todas as regiões do município.

Na próxima segunda-feira (8), a força-tarefa implementada pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, completa um mês de trabalho.

O serviço de fechamento de buracos em ruas da cidade, abertos para reparos na rede de distribuição de água, tem sido intenso e até o momento, a autarquia realizou 363 fechamentos em todo o município.

Na região norte, foram tampados 76 buracos; no setor sul, 134, no leste, 38 e no oeste, 97. A região central também foi atendida, com 18 reparos asfálticos nesse período.

“Sempre há manutenções na rede, mas o Daae está trabalhando em todas as regiões do município, focado em minimizar a situação dos buracos”, afirma o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

Além do tempo firme, com menos chuvas, o uso da “massa quente”, tem agilizado o serviço de reparo asfáltico. O material que passou a ser utilizado com a contratação da empresa especializada é o concreto betuminoso, usinado a quente (CBUQ), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais aplicados nas vias urbanas e rodovias brasileiras, cuja vedação é feita por completo, com maior duração do reparo, mesmo em períodos chuvosos.

“Além de proporcionar melhores condições de trabalho e de reparo asfáltico, o trabalho atende a orientação feita pelo prefeito Juninho da Padaria de solucionar este problema que há anos existe na cidade”, destaca Bortolotti.

Paralelamente ao trabalho feito pelo Daae, a prefeitura, através da Secretaria de Obras, também intensificou o fechamento de buracos na cidade. Atualmente o município conta com quatro equipes de tapa buracos. Ruas e avenidas de toda a cidade recebem a manutenção, realizada a partir de cronograma que prioriza locais com grande fluxo de veículos e também os casos mais graves.

Novo Wenzel terá mutirão contra a dengue neste sábado

Rio Claro tem 55 casos de dengue e população deve fazer sua parte na luta contra o mosquito.

Mais um mutirão de limpeza visando o combate ao mosquito Aedes aegypti será realizado neste sábado (6) em Rio Claro. Desta vez os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, estarão no bairro Novo Wenzel das 8 às 13 horas recolhendo objetos que podem se tornar criadouros do mosquito.

Nos mutirões realizados este ano mais de 13 mil quilos de material foram recolhidos, como sofás, vasos sanitários, pneus, recipientes de todos os tipos e tamanhos, plásticos, lonas, caixas e vários outros inservíveis que estavam depositados em quintais, terrenos e praças.

Nos mutirões contra a dengue, o CCZ conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente que fornece o caminhão do serviço cata bagulho. Além disso, também são utilizadas as caminhonetes do setor de zoonoses para recolher o material. A população pode colaborar colocando logo pela manhã na calçada os materiais inservíveis para que os agentes façam o recolhimento.

De acordo com o boletim de arboviroses divulgado na quinta-feira (4), desde o início de janeiro foram registrados 55 casos de dengue, um aumento de 11 casos em relação à semana passada.

Prefeitura inaugura nova cozinha e refeitório da Escola João Rehder

Escola aguardou anos pelas melhorias realizadas pela prefeitura.

A prefeitura de Rio Claro entrega na próxima quarta-feira (10) à comunidade a reforma de mais uma escola na rede municipal de ensino. Depois de muitos anos de espera, a Escola Municipal “João Rehder Neto” ganhou novo refeitório para melhor atender as crianças. Além do refeitório, o novo bloco construído pela prefeitura possui também cozinha, despensa, lavanderia e vestiário com sanitários para os funcionários.  O prédio recebeu serviços de pintura e o pátio ficou mais bonito com plantio de grama e paisagismo. Os trabalhos tiveram investimentos de R$ 462.951,54.

“As melhorias atendem reivindicação antiga da escola e também dos pais dos alunos”, informa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. A cozinha e o refeitório antigos eram inadequados, com necessidade de revezamento dos alunos na hora da merenda. “Com o novo refeitório, mais amplo e iluminado, as crianças são atendidas com muito mais conforto”, acrescenta.

O pedido de reforma já tinha sido feito à gestão municipal anterior, sem sucesso. A solicitação foi reapresentada nesta administração que atendeu a demanda. “Melhorar a infraestrutura das escolas tem sido uma das nossas prioridades. São mais de 40 projetos realizados ou em andamento desde o início de 2017”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando que a prefeitura tem seis escolas em construção e mais duas obras previstas para início em breve.

Além da direção da escola e dos pais dos alunos, a realização da obra também foi solicitada pelo vereador Ruggero Seron, por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal.

A Escola Municipal João Rehder Neto atende 386 alunos de educação infantil, de dois a cinco anos de idade, com turmas de manhã, à tarde e em período integral. A cerimônia de entrega das obras será realizada às 8 horas na Rua 11, 3.008, no bairro Santana.

Música, teatro e circo em circuito artes no domingo

Apresentações gratuitas serão no Lago Azul das 16 horas às 21h30.

Quem comparecer ao Lago Azul neste domingo (7) poderá acompanhar uma série de atividades culturais gratuitas. Com o apoio da prefeitura de Rio Claro, o parque irá receber, das 16 horas às 21h30, o Circuito Sesc de Artes. A programação terá diversas apresentações, incluindo música, teatro, circo, dança, literatura e oficinas de artes visuais. A entrada é gratuita.

“Toda a comunidade está convidada a participar do evento, que leva diversão e apresentações culturais de qualidade para públicos de todas as idades”, observa Daniea Ferraz, secretária da Cultura.

Čao Laru será a atração musical do evento. A banda foi formada na França com a proposta conceitual dos integrantes serem músicos-interventores e de ocuparem espaços, estejam onde estiverem.

A arte circense estará representada em duas atrações. Cabaré Le Pétit Potpourri, do Grupo Parque do Circo, leva ao público um picadeiro a céu aberto, em que artistas brasileiros e internacionais se revezam para surpreender o público em números tradicionais de circo, como malabares, acrobacia e equilíbrio, sempre com muito bom humor. A apresentação é acompanhada por música ao vivo, para prender o público no clima de cabaré circense. O mesmo grupo realizará o Parque do Circo, onde crianças e adultos poderão se divertir nas estações de brinquedos inspirados em técnicas circenses.

O Circuito Sesc terá ainda As Artes Malasartes: a viagem de Pedro Malasartes, peça encenada pela companhia Teatro de Gravata, e Bicicleta Literária, da Cia. O Curioso. O público poderá aprender a fazer luminária mosaico, em atividade conduzida pelo Coletivo Sagui Lab e haverá oficina para a confecção de acessórios lúdicos, com Ana Carolina Botelho Pires, do projeto Roupa com História. A programação completa está disponível no site https://circuito.sescsp.org.br/programacoes/2019/rio-claro/.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência. Neste ano o circuito percorre 121 cidades, com mais de mil apresentações.

Profissionais encerram treinamento em defesa civil

Entrega dos certificados foi realizada na sexta-feira (5).

O terceiro Ciclo de Atualização Técnica da Defesa Civil, em Rio Claro, foi encerrado na sexta-feira (5) com entrega de certificados na Secretaria da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “O aperfeiçoamento é fundamental para que os serviços prestados à população sejam bem realizados e também para que os profissionais realizem as ações com segurança”, observou Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário da Segurança, que na cerimônia representou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A integração entre as equipes atuantes é fundamental para que o trabalho tenha sucesso”, reforçou Bellagamba.

O Ciclo de Atualização tem certificação do Ministério da Educação, o que agrega valor ao currículo dos participantes. “A excelência só é alcançada quando investimos o tempo em estudo para buscarmos melhorar”, disse Marcelo Camacho de Souza, diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Araújo, falou sobre a importância da participação de todos. “O treinamento nos dá condições técnicas para atendermos bem à população”, avaliou Araújo, acrescentando que durante um atendimento a capacidade de saber tomar as melhores decisões pode ser fundamental para se preservar vidas.

Com duração de 60 horas/aula, os treinamentos tiveram início em 25 de março, reunindo cerca de 100 profissionais da Defesa Civil de Rio Claro, Defesa Civil de Santa Gertrudes, Secretaria de Meio Ambiente de Santa Gertrudes, Tiro de Guerra de Rio Claro, Samu Regional Rio Claro e Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

As aulas teóricas e práticas abrangeram diferentes campos de atuação voltados à proteção e defesa civil, incluindo exercício simulado de apoio a combate em floresta.

Como complemento do Ciclo de Atualização equipes da Guarda Civil de Rio Claro e Defesa Civil de Rio Claro participarão de oficina preparatória para período de estiagem, que será realizada no dia 25 deste mês em Piracicaba. Na atividade serão abordadas ações relacionadas ao período de menor incidência de chuvas, incluindo proliferação do Aedes Aegypti e ocorrências envolvendo queimadas e incêndios florestais.

Da cerimônia de encerramento do Terceiro Ciclo de Atualização também participaram o comandante da Guarda Municipal de Rio Claro, Luís Fernando de Godoy; o comandante do Corpo de bombeiros, Fábio Henrique Giovani; o chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Wagner Firmino da Silva; o gestor da Feena, Rodrigo Campanha; e Clovis Bitencourt Sobrinho, secretário de Meio Ambiente de Santa Gertrudes. 

Daae faz reparo emergencial em adutora no Jardim Inocoop

Ação deve causar interrupção temporária no abastecimento do bairro e cor escura na água.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro está fazendo, desde o final da manhã desta sexta-feira (5), um reparo emergencial em uma adutora de 150 milímetros, que rompeu na Estrada dos Costas com a Rua 1, no Jardim Inocoop.

Para realizar o serviço foi necessário interromper temporariamente o abastecimento de água no bairro. A previsão para o término do serviço é durante a tarde desta sexta-feira.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam o uso racional da água e reforça a importância dos moradores terem caixa d’água em seus imóveis, essenciais para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento, com volume suficiente para 24 horas de consumo racional. Além disso, sua instalação é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Assim que o serviço for concluído, a normalização da pressão e o abastecimento serão restabelecidos, podendo haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados através da Central de Atendimento, no telefone 0800-505-5200.

Equipe de natação de Rio Claro se destaca em competição em Paulínia

Atletas conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze.

No último dia 24 a equipe Setur/Natação Rio Claro fez sua estréia e se destacou na 2ª Etapa da ARN 2019 (Associação Regional de Natação), em Paulínia. O circuito contou com a participação de 11 equipes de cidades da região e Rio Claro esteve presente e obteve resultados satisfatórios. A equipe conta com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

O destaque da competição ficou por conta da atleta mirim Adriele Rocha de Menezes que conquistou quatro medalhas, sendo prata nos 50m livre e 50m costas; ouro nos 50m borboleta e bronze no revezamento 4×50 em quatro estilos nas categorias Mirim e Petiz, em conjunto com as atletas Yngrid Grassi Ruhun, Samahra Alessandra Cheong e Ana Júlia Marinho Amâncio. Além de toda a equipe que registrou excelente performance.

O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza a equipe pelas conquistas. “Estão de parabéns pelos resultados. Essa é a retomada da equipe de competição e mostraram que estão determinados. Parabenizo também aos pais dos atletas, que acompanharam a viagem, torceram e deram todo apoio a eles”, comenta o secretário.

A equipe Setur/Natação Rio Claro foi composta pelos atletas: Giovanna Ribeiro, Adriele Rocha de Menezes, Matheus Moreira Martelli, Yngrid Grassi Ruhun, Ana Julia Marinho Amâncio, Samahra Alessandra Cheong, Henry Amorim dos Santos, Vitor Luiz Fernandes, Clara Barrionuevo e Lucas Soares Linos, sob o comando dos professores Tiago de Souza Megale e Tito Martins Rocha Bastos.

A próxima etapa do circuito da ARN está marcada para o dia 14 de abril na cidade de Atibaia.