Prefeito vai à China em busca de investimentos para Rio Claro

Objetivo é apresentar o potencial da cidade ao mercado asiático para investimentos e parcerias.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, viaja nesta quinta-feira (18) à China, com despesas integralmente custeadas pela entidade chinesa que fez o convite ao prefeito, que estará de volta na próxima quinta-feira (25)

O prefeito de Rio Claro estará em Haidian, distrito do município de Pequim, onde deverá firmar convênios de cooperação nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e esportes.

A viagem também é importante pela oportunidade da troca de informações com empresários chineses. O prefeito apresentará o potencial de Rio Claro para futuros investimentos no comércio e indústria.

“Estamos aproveitando esta oportunidade para divulgar positivamente o nome de nossa cidade e estabelecer contatos para novos investimentos”, afirma Juninho, que viajará acompanhado do secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo.

Embora a viagem tenha duração inferior a 15 dias, o prefeito Juninho encaminhou ofício à Câmara Municipal informando que durante sua ausência o vice-prefeito, Marco Antonio Bellagamba, assumirá o comando do município.

Programação especial valoriza a cultura africana em Rio Claro

Atividades começam na terça-feira (23) no Casarão da Cultura com encerramento no dia 28.

Rio Claro realiza de 23 a 28 de abril mais uma edição da Semana “Ogum e Suas Origens Culturais – A cultura africana entre nós”. De terça a domingo uma série de atividades será realizada. Música, palestra e oficina estão na programação, que é totalmente gratuita. A abertura será na terça-feira (23), às 19h30, com exposição no Casarão da Cultura. O público poderá visitar mostra que reúne peças do acervo da Federação Umbandista Caminho dos Orixás.

“Entre os propósitos da semana está discutir os direitos sociais, políticos, econômicos e culturais dos povos de matriz africana, além proteger as manifestações culturais realizadas por esses povos”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura, lembrando que os africanos contribuíram para a cultura brasileira em vários aspectos, entre eles a dança, música, religião, culinária e idioma. 

“É a oportunidade para discutirmos e propormos formas de combate à violência contra a ancestralidade africana no Brasil e ao racismo institucional e também de difundir o patrimônio e as expressões culturais”, afirma Josiane Martins, assessora de Políticas de Direitos Raciais.  

O vereador Geraldo Voluntário, autor da lei que instituiu a Semana de Ogum em Rio Claro, também convida a comunidade para prestigiar o evento, destacando a importância de se valorizar a cultura africana.

A programação terá na quarta-feira (24) Samba no Casarão, que homenageará Clara Nunes, a partir das 20 horas. Palestra irá discutir a intolerância religiosa na quinta-feira (25), às 19h30 e na sexta-feira (26), no mesmo horário, haverá oficina de tambores com o Projeto Construindo o Saber: As Ayabás. As atividades serão no Casarão da Cultura, que fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.

No encerramento do evento, que será no domingo (28) no Centro Cultural “Roberto Palmari”, haverá apresentações de capoeira, música e feira de afro empreendedores. As atividades serão das 11 às 16 horas. O Centro Cultural fica na Rua 2, 2.880, Vila Operária.

Projeto de doação da área ao batalhão da PM já tramita na Câmara Municipal

Novo prédio deverá ser construído pelo governo estadual.

A prefeitura de Rio Claro entregou nesta quarta-feira (17) à Câmara Municipal projeto de lei que prevê a doação de terreno de 5.300 metros quadrados, no Jardim Claret, para a construção de novo prédio para o 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), hoje instalado em imóvel cedido no quilômetro 172 da Rodovia Washington Luís. Agora, a proposta será submetida à análise e votação dos vereadores.

“O município está fazendo a sua parte. Esse projeto não representa apenas a construção de um novo prédio para o batalhão, mas um novo olhar para a segurança pública de Rio Claro com a PM mais acessível à população e com maior facilidade de deslocamento dos policiais”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando que essa conquista é fruto de uma luta de anos. “Por 12 anos como vereador lutei para viabilizar esse projeto e quis Deus que ele se concretizasse em minha administração como prefeito”, diz.

A Polícia Militar já tem planta pronta da nova sede, obra orçada em R$ 4,5 milhões. A corporação pretende utilizar modelo de projeto do Batalhão da PM de Lorena, que tem estrutura para abrigar a sede do Batalhão, Força Tática e 1ª Cia., com espaço disponível para futura ampliação. O projeto foi apresentado pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho. “Essa área doada prefeitura é muito bem localizada, de fácil acesso para a população, diferente da localização da sede atual. Hoje temos um batalhão acanhado que não condiz com a pujança de uma cidade do porte de Rio Claro”, afirma Moreira.

Os benefícios da nova sede do batalhão foram destacados pelo coronel Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “O batalhão ficará mais acessível e vai otimizar serviços e efetivo com aglutinação de unidades, podendo colocar mais policiais nas ruas”, pontua Bellagamba, lembrando que a construção do novo batalhão é um pleito antigo de vários ex-comandantes.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, observa que ao fazer parte de um evento como esse os vereadores fazem história. “A Câmara Municipal não tem faltado em projetos de interesse da cidade e mais uma vez acolhemos essa demanda que vai tramitar na Casa e com certeza terá resposta positiva”, destaca.

A vereadora Carol Gomes agradeceu ao prefeito Juninho por duas conquistas obtidas pelo município: a suspensão por 90 dias da reintegração de posse de moradias na floresta estadual e a doação do terreno para a PM. Para o vereador Ruggero Seron, a Polícia Militar sempre esteve abrigada em prédios alugados ou emprestados e agora, na atual gestão, dá um grande passo para ter sede própria.

Também participaram do evento Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade; os vereadores Geraldo Voluntário, Val Demarchi e Júlio Lopes; o comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, Luís Fernando de Godoy; o presidente da OAB de Rio Claro, Mozart Ferreira; o presidente da comissão de segurança da OAB, Adriano Marchi; o chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Wagner Firmino da Silva; e o promotor público Luiz Gonzaga Bovo.

Rio Claro tem serviço pioneiro para coibir violência contra idosos

Patrulha do Idoso entrou em funcionamento nesta quarta-feira (17) e atende 24 horas.

O município de Rio Claro conta com mais um serviço de atendimento aos idosos. A prefeitura lançou nesta quarta-feira (17) a Patrulha do Idoso para coibir a violência contra a população idosa, serviço que pode ser acionado pelo telefone 153 da Guarda Municipal. “Esse é mais um serviço pioneiro lançado pela nossa administração que vai trabalhar para proteger e amparar nossos idosos. Não vamos compactuar com qualquer tipo de violência contra mulheres, crianças e idosos”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que os serviços como a patrulha e o Núcleo de Orientação ao Idoso foram criados porque houve vontade política.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa, observou que o lançamento da Patrulha do Idoso representa um marco para a história de Rio Claro. “Com esse serviço vamos acolher e aumentar a sensação de segurança dos idosos e trabalhar para quem sabe um dia termos segurança para esse público e não somente a sensação”, destacou Paula, frisando a necessidade da população denunciar os casos de violência aos canais competentes.

Néia Magalhães, assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos, enalteceu o comprometimento do governo em promover políticas públicas em prol dos idosos, que representam parcela expressiva da população do município. “A administração entendeu a necessidade de realizar ações efetivas em benefício da terceira idade. A Patrulha do Idoso está sendo oficialmente lançada hoje, mas o trabalho de acolhimento e proteção já vinha acontecendo nos serviços públicos”, disse.

A importância de cumprir o Estatuto do Idoso foi ressaltada pelo coronel Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “A legislação garante aos idosos direitos que precisam ser assegurados pela família, comunidade e poder público”, assinalou.

O vereador Adriano La Torre destacou o empenho da administração municipal em cuidar da população, principalmente de crianças e idosos. Para o vereador Ruggero Seron, “nada mais justo do que servirmos àqueles que já nos proporcionaram muito”.

O evento teve apresentação do grupo de canto Reviver. A munícipe Veruska Andrade Lopes Prochnow doou um tablet à Patrulha do Idoso para ajudar nos trabalhos.

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Ronald Penteado (Esportes e Turismo), Érica Belomi (Desenvolvimento Social), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Emilio Cerri (Agricultura); Paulo Bortolotti, superintendente do Daae; o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando de Godoy; Luciana Bellagamba, do Conselho Deliberativo do Fundo Social; e os vereadores Geraldo Voluntário, Julio Lopes e Yves Carbinatti.

Teatro de rua no Mãe Preta no sábado

Apresentação gratuita será às 14 horas.

Apresentação teatral gratuita será realizada no sábado (20) na região do bairro Mãe Preta, em Rio Claro.  A partir das 14 horas a comunidade poderá acompanhar o teatro de rua, com a encenação de Circo de Xullé. A apresentação será na capela Santo Antônio Maria Claret, na Rua 11-MP, 151.

A apresentação está inserida no calendário de atividades descentralizadas, por meio do qual a prefeitura leva mensalmente atrações culturais gratuitas aos bairros periféricos.

Hip hop no Lago Azul domingo

Apresentações gratuitas de música, dança e grafite serão realizadas a partir das 15 horas.

O Lago Azul terá nesse domingo (21) mais uma edição do evento Treta do Lago, que difunde a cultura hip hop. Com classificação livre, a atividade será realizada a partir das 15 horas e tem entrada gratuita.

“A cultura hip hop tem uma participação bastante importante no nosso município e, além de abrir espaço para que os artistas apresentem seu trabalho, o evento possibilita que mais pessoas conheçam a arte do hip hop”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

As atrações incluem batalha de mc’s, break e grafite. O rap estará representado em apresentação do grupo Sentimento Real. Participantes da Casa do Hip Hop de Piracicaba farão exibição de dança. A discotecagem será de DuCorre Clan,  Pvris & Feijão e Crizperito. Do grafite, o evento terá os artistas Plleu, Lully e Leto.  

Rio Claro participa de encontro estadual para atendimento de pessoas com deficiência

Atividade debateu atendimento a vítimas de violência.

Rio Claro esteve representada em encontro estadual que discutiu atendimento a pessoas com deficiência. A atividade foi realizada no dia 8 na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde foi abordada a qualificação do atendimento oferecido em delegacias no interior do Estado de São Paulo a pessoas com deficiência vítimas de violência. Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro participou do encontro.

“É importante levarmos ao governo estadual as necessidades do nosso município e a violência contra pessoa com deficiência é um assunto que, para ter maior efetividade, precisa ser trabalhado em conjunto entre município e estado”, observa Paulo Meyer.

O encontro foi presidido por Célia Leão, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contou com a presença de várias autoridades.

Samanta Rihbani Conti, delegada responsável pela Primeira Delegacia da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, relatou como é feito os atendimentos nesta delegacia especializada  e apontou a importância de replicar trabalhos como esse.

Também foram levantadas possibilidades em busca de qualificar delegacias do interior do Estado, na perspectiva de atender melhor pessoas com deficiência vitimas de violência. 

Prefeitura faz nova pavimentação em via movimentada do Recanto Paraíso

Trabalho está sendo feito na Rua 17, paralela à Rua Jacutinga, uma das mais movimentadas da região.

A prefeitura de Rio Claro está finalizando a recolocação de asfalto em trecho da Rua 17 no Recanto Paraíso. As equipes da secretaria de Obras redobram esforços para a concluir a obra nesta semana, para evitar novos imprevistos com chuvas, que já haviam prejudicado parte do serviço. “Se necessário, teremos equipes trabalhando no local nessa quinta-feira (18), mesmo não havendo expediente regular na prefeitura”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, explica que a obra é mais um exemplo dos cuidados que a prefeitura vem tomando para melhorar as condições das vias públicas. “Quando iniciamos nossa administração, em 2017, o problema do asfalto velho há anos já era motivo de reclamações da comunidade”, relembra. “Por isso estamos fazendo tudo o que as condições financeiras da prefeitura permitem para amenizar a situação, enquanto continuamos buscando alternativas para viabilizar os enormes investimentos necessários para solucionar definitivamente o problema”, observa Juninho, que acompanhou parte das obras no Recanto Paraíso na quarta-feira (17). O vereador Júlio Lopes também esteve presente.

O novo asfalto está sendo feito em trecho de aproximadamente 60 metros lineares, na Rua 17 a partir do cruzamento com a Avenida 68 do Recanto Paraíso. A via é paralela à Rua Jacutinga, uma das mais movimentadas daquela região. Na quarta-feira (17) o serviço estava na fase de colocação da base, de pedra, que será coberta com uma capa antes de receber a massa asfáltica.

“Já fizemos as guias e sarjetas”, informa o diretor do departamento municipal de Obras Públicas, Carlos Eduardo Manfrinatti. “O trecho no qual estamos trabalhando é um acentuado declive, o que dificulta o trabalho”, explica, acrescentando que as chuvas das semanas anteriores também atrapalharam parte da execução do serviço.

A recomposição asfáltica é necessária pois o trecho ficou intransitável devido aos buracos, a ponto do antigo pavimento naquele segmento praticamente desaparecer.

Área rural de Rio Claro está ganhando placas de identificação

Objetivo da prefeitura é facilitar o trânsito de quem visita a área rural da cidade.

A prefeitura de Rio Claro está reforçando a identificação de localidades rurais do município. Nesta semana a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção iniciou a instalação de 128 placas, serviço que começou pela via no prolongamento da Avenida 11, que dá acesso aos bairros rurais de Sitinho, Farol e Campo do Cocho. “Nosso objetivo é ajudar as pessoas a se localizarem, pois muitas pessoas visitam a região rural e terão maior facilidade de chegar ao seu destino com a sinalização que estamos providenciando”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte do serviço de instalação de placas na quarta-feira (17).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, o serviço está começando pela área rural, mas será estendido para pontos da região urbana. “A cidade cresce e é preciso manter seus mecanismos de organização sempre atualizados”, explica. “Além disso, a ampliação do número de placas de sinalização é um pedido antigo que agora estamos conseguindo realizar”, acrescenta Cerri.

Além das 128 placas de indicação, a prefeitura em breve também reforçará a colocação de placas de orientação, indicando lugares onde é proibido jogar luxo e entulho, por exemplo.


Prefeito Juninho determina fechamento de área de APP

Alambrados serão instalados às margens da estrada no prolongamento da Avenida 11.

Mesmo com frequentes limpezas realizadas por equipe da prefeitura de Rio Claro e com o funcionamento de seis ecopontos e outros serviços de recolha de resíduos, parcela da comunidade insiste em depositar lixo e entulho em Área de Preservação Ambiental (APP) no prolongamento da Avenida 11. O trecho dá acesso aos bairros rurais Sitinho, Farol e Campo do Cocho e fica logo após ponte sobre o rio Corumbataí.  Para inibir o descarte irregular de lixo no local, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, determinou o fechamento da área com alambrado.

A área fica próxima à cabeceira do rio Corumbataí e todo o material descartado ali contribui para inundações decorrentes de chuvas, danificando a estrada que passa ao lado. “Nosso objetivo com a instalação do alambrado é restringir o acesso à área para dificultar qualquer ação de descarte irregular”, destaca o prefeito Juninho, lembrando que a colaboração da comunidade é fundamental para manter a cidade mais limpa. “Não adianta a prefeitura fazer o serviço se toda a comunidade não colaborar”, reafirma o prefeito, que esteve no local na quarta-feira (17) acompanhado de Emílio Cerri, secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, e de Marcos Nascimento, subprefeito de Itapé.

A mais recente ação de limpeza no local foi realizada na terça-feira (16) pela Secretaria da Agricultura. Na quarta-feira (17) já havia vários pneus jogados no local. “Ao menos uma vez por mês a limpeza tem que ser feita e logo após a conclusão do serviço descartes de lixo e entulho voltam a ser feitos no local, o que faz com que o trabalho não tenha o resultado esperado”, observa o secretário Emílio.

Agora, com a instalação do alambrado às margens da estrada, a prefeitura tenta nova alternativa para manter o local limpo e contribuir para a preservação da área. A ação tem o apoio do Ministério Público, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, que tem como titular o promotor Gilberto Porto Camargo. A instalação dos alambrados deve começar na semana que vem.