Juninho e André Godoy cobram obras viárias do DER

Prefeito e presidente da Câmara foram recebidos pelo superintendente do DER, em São Paulo.

Em audiência na tarde de terça-feira (7) em São Paulo com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Paulo César Tagliavini, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o presidente da Câmara Municipal, André Godoy cobraram do governo do estado a realização de importantes obras viárias no município de Rio Claro. “São projetos que já apresentamos à gestão estadual passada e que certamente representam um ganho expressivo não só para Rio Claro, mas para toda a nossa região”, afirma o prefeito Juninho.

As principais reivindicações são a terceira faixa para a estrada Rio Claro-Ipeúna, no trecho que corta os bairros Bonsucesso e Novo Wenzel, a pavimentação da estrada de Jacutinga no acesso à rodovia SP-191 (Rio Claro-Araras) e a pavimentação de estradas vicinais.

O superintendente do DER anunciou que ainda neste mês deverá entregar ao governador João Dória um grande plano de obras para as vicinais, que deverá incluir as estradas do pólo cerâmico de Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Rio Claro. “O problema das vicinais é antigo, que temos acompanhado de perto, pois sabemos dos transtornos não só para o trânsito como ao meio ambiente”, observa André Godoy, acrescentando que os projetos contemplarão os grandes centros produtivos e suas interligações às rodovias. O presidente da Câmara ressalta que os assuntos tratados em São Paulo têm tido o acompanhamento dos vereadores rio-clarenses.

“Fomos muito bem recebidos no DER. Vamos agora aguardar as próximas etapas e já iniciar os contatos políticos para que os pleitos de nosso município sejam alcançados”, informa o prefeito Juninho da Padaria.

Equipe Rio Claro/Setur/Pisos Nice se classifica para a 3ª fase da Taça EPTV de Futsal

Na noite de segunda-feira (6) a equipe Rio Claro/Setur/Pisos Nice, em jogo pela 23ª edição da Taça EPTV de Futsal, fez bonito diante de sua torcida, no Ginásio Poliesportivo do Sesi Rio Claro. Em importante rodada dupla da competição, sendo no primeiro jogo vitória de Bueno de Andrada por 6×2 contra Itaqueri da Serra, o time da casa emplacou goleada de 7×0 em cima de Santa Cruz das Palmeiras. Com isso, a equipe de Rio Claro garantiu vaga nas quartas de final da competição.

A equipe local é formada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e o Pisos Nice. O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza a equipe por mais esta conquista. “A equipe está de parabéns pelo excelente resultado e tenho certeza que, com esta parceria de sucesso, vamos obter novas vitórias. Aproveito a oportunidade para agradecer a diretoria do Sesi, pela parceria ao sediar esta importante partida da competição, que é de grande destaque no futebol de salão do Estado de São Paulo”, salienta o secretário.

Na partida realizada segunda-feira (6), o esquadrão rio-clarense enfrentou o time de Santa Cruz das Palmeiras, tradicional equipe que foi bi-campeã do certame com vitórias registradas em 1999 e 2017. Na rodada desta semana a equipe Rio Claro/Setur/Pisos Nice levou a melhor vencendo o adversário por 7×0. Os gols foram dos jogadores: Felipe Honorato (2 gols); Tobó (2); Samuray (2) e Maycon (1).

Assim, Rio Claro está classificado para a 3ª fase da competição, a chamada quartas de final. A equipe joga na próxima semana contra Mococa, em partida fora de Rio Claro. O departamento técnico da competição informará posteriormente data e local exato do jogo. A cidade de Mococa não poderá sediar a partida, pois está com o ginásio interditado. O mesmo será realizado em uma cidade vizinha a Mococa.

A equipe de Rio Claro tem como responsável o técnico João Felipe do Nascimento. Para a temporada 2019 ele conta com os seguintes atletas: Bruno Contó, Rogério Marques, Ricardo da Silva, Fabiano Antunes, Maicon Marques, Luiz Fernando, Felipe Silva, Guilherme da Silva, Jorge Cardoso, Lucas Soares, Cleiton de Oliveira, Cleiton Molina, Marcus Stocco, Fernando Fabris, João Felipe e Edes Lavechia.

Túmulos podem ser lavados até sexta-feira no cemitério municipal

Cemitério abrirá uma hora mais cedo no domingo.

Quem trabalha com lavagem de túmulo ou quer preparar o túmulo da família para o Dia das Mães tem até sexta-feira (10) para realizar o serviço no Cemitério Municipal São João Batista. No sábado e domingo a lavagem não será permitida, para não atrapalhar os visitantes. “A orientação é para que a comunidade não deixe para a última hora”, recomenda o secretário municipal de Administração, Jean Scudeller.

A prefeitura está finalizando os preparativos no cemitério para receber a comunidade durante o Dia das Mães. A estimativa é de que cerca de 25 mil pessoas passem pelo local. “O Dia das Mães é a segunda data com maior número de visitas ficando atrás apenas do Dia de Finados”, informa o diretor municipal de Administração, Sérgio Christofoletti.

Para melhor atender os visitantes, no sábado (11), véspera do Dia das Mães, o portão frontal da Rua 16 ficará aberto das 7 às 18 horas, e o portal da Rua 20, das 7 às 17 horas. No domingo (12), o cemitério irá funcionar em horário ampliado, das 6 às 18 horas, com acesso liberado nos quatro portões. Os portões da Rua 16 (principal) e da Rua 20 (fundos) ficarão abertos das 6 às 18 horas e as entradas laterais da Rua 23 e Avenida 19, das 6 às 17 horas.

Os motoristas devem ficar atentos porque no domingo haverá interdição de trânsito na área em frente à entrada principal do cemitério. O trecho ficará fechado para o tráfego de veículos das 6 às 18 horas. “A medida visa facilitar o deslocamento das pessoas e assim que o cemitério for fechado o trânsito será liberado”, explica Natanael Soares de Carvalho, o “Peixe”, gerente do cemitério.

Prefeitura reforça sinalização de solo na Rua 3-A

Trânsito terá fluxo em meia pista nesta quarta-feira no trecho entre as avenidas 32-A e 36-A.

Após renovar a pintura de solo de grande trecho da Avenida Brasil, uma das mais movimentadas de Rio Claro, a prefeitura inicia nesta quarta-feira (7) ação similar na Rua 3-A. Por isso, o trecho entre as avenidas 32-A e 36-A terá o trânsito liberado em meia pista e o  estacionamento ficará proibido em ambos os lados do segmento. A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pelo local.

“Além de ser uma das ligações entre a região nordeste ao Centro, a Rua 3-A também possui escolas e estabelecimentos comerciais, por isso é muito movimentada e receberá essa renovação na pintura de solo”, explica o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques, lembrando que esse trabalho é feito periodicamente em todas as regiões da cidade.

Serão reforçadas pinturas de faixas de pedestres, faixas de estacionamento, de linhas seccionadas, linhas amarelas, linhas zebradas, “Pare”, entre outras.

Se chover nessa quarta-feira o trabalho no trecho não será realizado. De acordo com a programação da prefeitura o trabalho será estendido nos próximos dias a outros trechos da Rua 3-A, até o cruzamento com a Avenida 50-A.

Prefeitura inaugura nova sede do Centro de Controle de Zoonoses

Serviço atua na prevenção e combate de doenças transmitidas por animais aos humanos.

Rio Claro inaugura no sábado (11) novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Com a mudança, o serviço terá melhor estrutura para desenvolver seu trabalho e o novo espaço oferece melhores condições de trabalho aos servidores”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O CCZ desenvolve o trabalho preventivo e de combate a doenças transmitidas por animais aos humanos. Entre elas estão as arboviroses, que incluem dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. “A realização de trabalho preventivo é fundamental para que sejam evitados casos das doenças e o Centro de Controle de Zoonoses cumpre importante papel”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

O novo prédio será base para todas as equipes que atuam no combate a zoonoses no município, diferente do que acontece hoje. Haverá também uma sala destinada ao trabalho da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Além do controle de arboviroses, o CCZ atua no controle populacional de cães e gatos, com serviço de castração gratuita, e vacinação antirrábica. Conforme informa Diego Reis, gerente do CCZ, esses dois serviços, de vacinação e castração, continuarão sendo feitos no Distrito Industrial.

Orientações sobre animais peçonhentos, palestras sobre posse responsável de animais e buscas ativas de focos de leptospirose e leishmaniose também estão na relação de serviços realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses. Para fazer solicitações ou pedir orientações, a comunidade pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 156.

Prefeitura vai combater dengue nos cemitérios no Dia das Mães

Embalagens de flores e vasos podem acumular água e por isso devem ser corretamente descartados.

Com expectativa de aumento do movimento no domingo (12), devido ao Dia das Mães, a prefeitura de Rio Claro terá ação especial nos cemitérios da cidade para orientar visitantes e recolher potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. O trabalho será feito por 12 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no Cemitério São João Batista, Cemitério das Palmeiras e Cemitério Evangélico, das 8 às 17 horas.

“Reforçamos a orientação de que as embalagens plásticas de flores e vasos sejam retiradas e jogadas nas lixeiras”, frisa a diretora de Vigilância em Saúde, Paula Kannebley. “A água parada, mesmo em pequenos recipientes, pode servir de abrigo para os ovos e larvas do mosquito”, acrescenta. As pessoas também devem ficar atentas com relação aos pratinhos utilizados nos vasos de planta, que devem estar furados ou preenchidos com areia para não permitir a proliferação do Aedes aegypti. O CCZ também reforçará as orientações com faixas, cartazes, folhetos e alertas fixados nos cemitérios.

A ação está sendo organizada com o apoio das administrações dos cemitérios de Rio Claro. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde a expectativa é de que no domingo o movimento seja de 40 mil pessoas no Cemitério Municipal São João Batista, cinco mil no Cemitério das Palmeiras e 1.500 no Cemitério Evangélico.