Em debate, Juninho defende proximidade do Tribunal de Contas com prefeituras

Evento em Araras contou com a presença do presidente do TCE, Antônio Roque Citadini.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou na sexta-feira (10) de reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini. O evento, realizado em Araras, reuniu prefeitos da região e fez parte da 23ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. “É importante ter esse contato direto com o TCE”, salienta Juninho. “Nós, gestores municipais, vivemos um dia a dia de muitas dificuldades e essa proximidade com o Tribunal de Contas ajuda a nortear nossas ações”, frisa o prefeito. De acordo com Juninho, estar mais próximo dos prefeitos também dá uma perspectiva mais precisa para os conselheiros do TCE na hora de avaliar as contas dos municípios. “Por isso, é fundamental a presença dos prefeitos de nossa região nesse evento”, prossegue Juninho, informando que secretários municipais e profissionais do setor de finanças da prefeitura de Rio Claro também comparecerem ao evento.

O presidente do TCE, Antônio Citadini, foi enfático ao destacar a nova realidade do tribunal, agora mais próximo dos municípios. “Hoje isso é possível com procedimentos que agora podem ser feitos de maneira digital, além das visitas ordenadas que fazemos às administrações municipais”, disse Citadini. O presidente do TCE também fez análise geral da situação atual das contas dos municípios. “Constatamos que as receitas estão caindo e que não há boas perspectivas para o resto do ano”, disse. “Alertamos para a importância de os municípios se adequarem para o cumprimento das regras estabelecidas, para não haver improbidade”, destacou. Problemas vividos por grande parte dos municípios foram abordados na reunião, como a grande quantidade de obras paradas e, principalmente, a judicialização na saúde.

A reunião foi mediada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, que frisou a necessidade dos municípios criarem mecanismos para reduzirem despesas e aumentarem receitas. Também chamou a atenção para a questão das dívidas ativas. “Em geral, os municípios arrecadam apenas 10% da Dívida Ativa e as cidades precisam recuperar esses valores”, comentou.

Ex-presidente do TCE, e hoje conselheiro, Dimas Ramalho, foi enfático ao destacar a importância da união de esforços para melhoria das contas dos municípios. Ramalho também chamou a atenção para o fato dos agentes públicos, hoje, precisarem redobrar os cuidados com seus atos. “Hoje, em função das novas tecnologias, eles não são mais ‘invisíveis’”, pontuou. Por outro lado, fez duras críticas ao ódio destilado nas redes sociais e alertou que “isso pode gerar sanções”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Araras, Carlos Alberto Jacovetti, fez observação sobre o papel dos vereadores para o equilíbrio das contas dos municípios. “O vereador deve conhecer a realidade de sua cidade e da prefeitura que deve fiscalizar”, disse, destacando ser fundamental que os vereadores entendam as consequências de tudo o que propõem e tenham a real dimensão da responsabilidade do Poder Legislativo.

Maio Amarelo tem palestras, panfletagem e antenas anticerol

Prefeitura realiza atividades para conscientizar sobre importância de todos colaborarem para um trânsito mais seguro.

O Maio Amarelo, voltado à conscientização por um trânsito mais seguro, está mobilizando a prefeitura de Rio Claro em atividades educativas e de alerta aos motoristas. Na próxima semana, a escola Bayeux recebe nos períodos da manhã e da noite de quinta-feira (16) palestra sobre o assunto comandada pela Guarda Civil Municipal. No sábado (18) haverá panfletagem no Centro das 9 horas ao meio dia, quando também será feita distribuição gratuita de 800 antenas anticerol para motociclistas. A atividade ficará concentrada no Jardim Público, na altura da Avenida 1 com Rua 4.

No sábado (4), a prefeitura iniciou a mobilização na campanha Maio Amarelo com teatro apresentado pelo Geduc (Guarda Educacional) para crianças e adolescentes da região do Jardim das Nações 1 e 2 que visitaram a sede da GCM.

“Outras atividades estão sendo organizadas e em breve divulgaremos outras panfletagens que estamos organizando para alguns trechos movimentados da cidade”, explica o diretor de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques.

A campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, todos podem e devem contribuir para um trânsito mais seguro. Em Rio Claro foi instituída lei municipal, a partir de projeto do vereador André Godoy, que incentiva a realização de atividades que promovam a educação e conscientização no trânsito.

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça que o primeiro e mais importante passo para colaborar com o trânsito é obedecer as leis e a sinalização. “Vale sempre a pena repetir que conduzir acima do limite de velocidade, guiar e usar celular ao mesmo tempo e dirigir sob efeito de álcool, alguns tipos de remédio e outras substâncias são atitudes graves, irresponsáveis e que colocam em risco a vida do próprio condutor e de terceiro”, frisa Marques, lembrando que também é importante que os motoristas façam manutenção periódica em seus veículos.

Daae faz recomposição da barragem da captação do Ribeirão Claro

Não foi necessário interromper a captação, tratamento e o abastecimento de água para realizar o serviço.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro realizou, na tarde de sexta-feira (19), a recomposição da barragem da captação do Ribeirão Claro, que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada no bairro Cidade Nova, responsável pelo abastecimento de 40% do município.

A ação foi necessária devido ao desgaste natural causado pela água ao longo do tempo.

“É um trabalho feito para assegurar a estanqueidade da barragem, mantendo a captação, tratamento e abastecimento de água feitos pela ETA 1”, ressalta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

A autarquia informa que não precisou interromper a captação de água para realizar o serviço, mantendo normalmente o tratamento e o abastecimento de água nas regiões abastecidas pela ETA 1.

Prefeito aborda temas relevantes do cotidiano com alunos do Puríssimo

Visita dos estudantes ao paço municipal foi realizada na sexta-feira (10).

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu na sexta-feira (10) em seu gabinete alunos do Colégio Puríssimo. Dengue, meio ambiente e trânsito foram alguns dos assuntos abordados com os estudantes, que se mostraram curiosos ao perguntarem sobre a rotina do prefeito de Rio Claro.

“Temos trabalhado e conseguido várias conquistas para o município, mas muitas vezes falta dinheiro para realizarmos tudo aquilo que gostaríamos, então, faz parte do nosso trabalho tentar buscar recursos com os governos estadual e federal”, disse o prefeito em conversa descontraída com os alunos.

Mais de 20 alunos do terceiro ano do ensino fundamental participaram da atividade, que incluiu visita à Câmara Municipal. Na quinta-feira (9) outras duas turmas também do terceiro ano do Puríssimo estiveram no paço municipal, conduzidas pelas professoras Regina Pimentel e Graziela Marcucci.

“Inserida no contexto de levar mais conhecimento sobre o município aos alunos, esta é uma atividade muito interessante e enriquecedora, complementando o conteúdo trabalhado em sala de aula”, observou Valéria Aparecida Penteado, coordenadora pedagógica. Em outras ocasiões os alunos visitaram a Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” e a região central do município. “Ao final do processo eles montarão um livro sobre as visitas realizadas e o que aprenderam”, observou a professora Juliana Buoro Bortolin.

O prefeito cumprimentou a iniciativa da escola de abordar o tema com os alunos. “A partir da educação das crianças formamos cidadãos conscientes de suas responsabilidades”, frisou o prefeito. O ouvidor Ricardo Naitzke também participou da atividade.

Domingo tem interdição de trânsito em frente ao cemitério municipal

Medida visa facilitar o deslocamento dos visitantes.

O Cemitério Municipal São João Batista espera receber aproximadamente 25 mil pessoas no fim de semana, principalmente no domingo (12) quando será celebrado o Dia das Mães. Essa é a segunda data com maior número de visitas ficando atrás apenas do Dia de Finados.

Para facilitar o deslocamento do público, trecho da Rua 16 em frente à entrada principal do cemitério será interditado no domingo (12), das 6 às 18 horas. “Os motoristas devem ficar atentos ao trafegarem nas imediações”, alerta o diretor municipal de Administração, Sérgio Christofoletti.

Neste sábado (11), véspera do Dia das Mães, o portão frontal da Rua 16 ficará aberto das 7 às 18 horas, e o portal da Rua 20, das 7 às 17 horas. No domingo (12), o cemitério irá funcionar em horário ampliado, das 6 às 18 horas, com acesso liberado nos quatro portões. Os portões da Rua 16 (principal) e da Rua 20 (fundos) ficarão abertos das 6 às 18 horas e as entradas laterais da Rua 23 e Avenida 19, das 6 às 17 horas.

Região sul da cidade terá ruas interditadas para obra da Comgás

Vários trechos receberão obra. Empresa prevê que primeira etapa do serviço seja feito em 15 a 30 dias.

A partir de segunda-feira (13) vários trechos de vias públicas em Rio Claro terão alteração de trânsito devido a trabalho de implantação de rede de tubulação de gás feito pela Comgás. O serviço será realizado em etapas e a estimativa da empresa é que essa primeira fase do serviço, na região sul, seja cumprida em prazo de 15 a 30 dias. O trânsito em cada trecho será parcialmente interditado à medida que as obras avançarem, com fluxo de veículos em meia pista. A sinalização será feita pela empresa. Ainda que o trânsito não fique totalmente interrompido, a prefeitura orienta para que os motoristas redobrem a atenção nas imediações dos locais em obras.

O trabalho na primeira etapa vai abranger a Rua 22 entre avenidas 31 e 43, Rua 21 entre avenidas 31 e 43, Rua 20 entre avenidas 31 e 41, Rua 19 entre avenidas 31 e 39, Rua 18 entre avenidas 31 e 33, Rua 17 entre avenidas 29 e 33, Rua 16 entre avenidas 31 e 35, Rua 15 entre avenidas 31 e via Kennedy, Rua 14 entre avenidas 31 e 35, Rua 13 entre avenidas 31 e 33, Avenida 31 entre ruas 23 e 13, Avenida 33 entre ruas 22 e 13, Avenida 35 entre ruas 22 e 19, Avenida 35 entre ruas 16 e 14, Avenida 37 entre ruas 22 e 19, Avenida 39 entre ruas 22 e 19, Avenida 41 entre ruas 22 e 20 e Avenida 43 entre ruas 22 e 20.

Nova Veneza, Paulista 1 e Maria Cristina também discutirão asfalto

Moradores do Nova Rio Claro já se manifestaram favoráveis a financiamento para obras de pavimentação.

Depois de se reunir na noite de quinta-feira (9) com moradores do Jardim Nova Rio Claro, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, estará na próxima terça-feira (14) conversando com moradores dos bairros Jardim Paulista 1, Jardim Nova Veneza e Jardim Maria Cristina para explicar aos moradores que para fazer pavimentação em bairros a prefeitura precisa conseguir financiamento para as obras. O prefeito também irá fazer outros esclarecimentos sobre o assunto. Projeto de financiamento de R$ 60 milhões tramita na Câmara Municipal para análise e votação dos vereadores. A reunião será na Capela Sagrado Coração de Jesus e Maria, que fica na Avenida 9, número 152, Jardim Paulista I, a partir das 19 horas.

Os moradores do Jardim Nova Rio Claro já manifestaram apoio ao financiamento para pavimentar o bairro. “Tem que asfaltar não tem jeito”, afirmou Aparecido Rodriguez, proprietário de terreno no Jardim Nova Rio Claro. “Com certeza precisamos do asfalto”, reforçou a moradora Elisangela dos Anjos Vieira, que também pleiteia outras melhorias para o bairro. “Quero pedir ao Executivo e Legislativo que façam com o coração”, declarou o líder de bairro, Gilson Santos. Também morador do bairro, Ben Hur Aparecida da Silva observou que os moradores estão lutando pelo asfalto assim como fizeram para conseguirem iluminação, ônibus e esgoto.

Na reunião, o prefeito Juninho da Padaria destacou a importância da reunião com os moradores. “Temos que discutir o assunto com os principais interessados e trabalhar para tirar a população da poeira e da lama. O dinheiro da prefeitura é pouco e não se faz asfalto sem dinheiro”, afirmou o prefeito pedindo que a população compareça à Câmara no dia da votação do projeto de financiamento.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, valorizou o custo-benefício da obra. “Pagar uma contribuição mensal de R$ 100,00 para ter asfalto é mais barato que remédio e balanceamento do carro”, comparou.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, secretários municipais e os vereadores Adriano La Torre, Júlio Lopes, Irander Augusto, Rafael Andreeta, Geraldo Voluntário, Paulo Guedes, Hernani Leonhardt e Ney Paiva.

Cerca de 100 guardas civis de 16 cidades fizeram treinamento em RC

Intercâmbio de técnicas operacionais abordou vários assuntos ligados à rotina dos GCMs. 

Com a participação de cerca de 100 profissionais de 16 municípios, o intercâmbio de técnicas operacionais entre as guardas civis, encerrado na sexta-feira (10) em Rio Claro, foi sucesso. Novo treinamento já está sendo organizado e deve ser realizado neste ano. “Manter a Guarda Civil bem preparada e treinada é essencial para o bom atendimento à comunidade, por isso a capacitação é prioridade em nosso governo”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O “Training day GAP – Rio Claro” foi realizado na segunda, quarta e sexta-feira (10) em área localizada na Rua 14 com Avenida 23, bairro Consolação. A programação somou 12 horas de atividades por dia, com aperfeiçoamento na atuação de guardas municipais em técnicas de documentação, inteligência, posturas e atuação.

Participaram guardas municipais Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Araras, Leme, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Holambra, Espírito Santo do Pinhal,  Limeira, Iracemápolis, São Carlos, Ibaté, São José do Rio Pardo, Estiva Gerbi e São José do Rio Preto. “A troca de experiências também é muito importante, pois amplia as perspectivas”, resume o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

De acordo com o GCM Pinhatti, do Núcleo de Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal, o próximo treinamento da GCM de Rio Claro será divido em módulos. “Nosso objetivo é trabalhar de forma cada vez mais aprofundada os temas de nossos cursos”, adianta.

O treinamento realizado nesta semana também incluiu, com atividades teóricas e práticas, assuntos como funções de cada integrante da equipe em patrulhamentos, técnicas e dinâmicas de abordagem, diálogo e revista pessoal, busca veicular a motos e carros, uso de algemas, técnicas de transposições de obstáculos com varredura, remoção de guardas civis feridos e incursão em local de alto risco sob estresse.

Alimentos são arrecadados em supermercados neste sábado

Mobilização organizada pelo Fundo Social de Solidariedade será das 8 às 17 horas em 22 supermercados participantes.

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro realiza neste sábado (11) campanha de arrecadação de alimentos, que terá mobilização em 22 supermercados participantes. Das 8 às 17 horas atiradores do Tiro de Guerra e voluntários estarão nos supermercados participantes para orientar a população sobre a campanha e recolher as doações de alimentos não perecíveis.

“A população rio-clarense sempre se mostra solidária e participa das campanhas que organizamos, certamente não será diferente neste sábado e teremos condições de atender quem mais precisa e muitas vezes depende deste apoio para poder ter comida na mesa”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Os itens arrecadados serão destinados a 32 entidades de atendimento a famílias. A ação solidária terá o apoio da Defesa Civil, Tiro de Guerra, Banco de Alimentos e entidades assistenciais. Os itens arrecadados serão entregues às entidades no dia 21 de maio na sede da União de Amigos – Udam+.

Os supermercados participantes da campanha são: Assaí, Bom Jesus, Brasil Frios (Avenida Brasil e Avenida 12), Covabra (Rua 8 e Rua 6), Duarte, Enxuto (Avenida 34 e Rua 14), Examine, Furquim, Irmãos Casagrande, Mercadão das Frutas, Mercado Qualidade, Paulistão, Rede Horti Mais, Savegnago (Rua 14, Avenida 29 e Avenida 68-A) e Tropical (Avenida 40 e Jardim das Palmeiras).Área de anexos

Prefeitura inaugura novo prédio do Centro de Controle de Zoonoses

Setor cumpre papel importante para saúde pública.

Quando o assunto é prevenção a doenças que podem ser transmitidas por animais aos humanos, os serviços realizados em Rio Claro pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são referência. Entre eles destaque para o combate à dengue. Para dar melhores condições de trabalho às equipes que atuam neste setor de saúde, a prefeitura inaugura neste sábado (11) às 9 horas nova sede do CCZ.

“Na semana passada entregamos à comunidade o prédio da Unidade da Saúde da Família do Jardim das Palmeiras reformado, em breve serão entregues três novas unidades de saúde e estão sendo feitas melhorias em outras duas unidades, além do PSMI que recebeu novo telhado e Centro de Especialidades Odontológicas que foi transferido para nova sede”, enumera o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que a saúde é uma das grandes prioridades de sua administração.

“Muitas vezes o setor de saúde é vinculado exclusivamente ao tratamento de doenças, mas o trabalho preventivo realizado é fundamental para evitar que elas apareçam”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

O novo prédio será base para todas as equipes que atuam no combate a zoonoses no município, diferente do que acontece hoje. Haverá também uma sala destinada ao trabalho da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Além do controle de arboviroses, que incluem dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, o CCZ atua no controle populacional de cães e gatos, com serviço de castração gratuita, e vacinação antirrábica. Conforme informa Diego Reis, gerente do CCZ, esses dois serviços, de vacinação e castração, continuarão sendo feitos no Distrito Industrial.

Orientações sobre animais peçonhentos, palestras sobre posse responsável de animais e buscas ativas de focos de leptospirose e leishmaniose também estão na relação de serviços realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses. Para fazer solicitações ou pedir orientações, a comunidade pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone  
Área de anexos