Rio Claro terá gás natural encanado para residências

Plano de expansão foi discutido nesta semana no gabinete do prefeito Juninho.

Representantes da Comgás e da Prefeitura de Rio Claro se reuniram terça-feira (14) para discutir o plano de expansão da rede de gás natural encanado na cidade. “É uma notícia muito boa para toda a comunidade, pois os moradores passam a contar com mais uma opção no abastecimento de suas residências”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que colocou os setores municipais à disposição da empresa e pediu que os trabalhos de instalação da rede sejam feitos de maneira a causar o menor incômodo possível.

As obras serão divididas em fases, começando pelo Jardim Quitandinha, na região sul do município, com finalização total do projeto em 2020. A Comgás informou que os processos de construção e ampliação da rede contam com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea de gás natural encanado. Dessa forma, não há necessidade de abrir grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passará a rede. As valas abertas são fechadas provisoriamente quando o trabalho não é concluído, com o objetivo de não prejudicar o fluxo de pedestres e veículos e, após a conclusão do serviço, é realizada a recomposição definitiva dentro do padrão da calçada ou via preexistente.

De acordo com a Comgás, a distribuidora está na região de Rio Claro desde 2002 e atende hoje indústrias e comércios no município, por meio de uma rede de cerca de 57 quilômetros. A ideia do projeto é expandir a rede em 113 quilômetros e ampliar o fornecimento do gás natural encanado para residências.

Para que a população esteja ciente das etapas do processo, o início das obras será comunicado com antecedência aos residentes e comerciantes, por meio de folhetos distribuídos pela Comgás.

A Comgás possui mais de 1,9 milhão de clientes em sua área de concessão, que contempla a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba, e segue trabalhando para ampliar a rede de abastecimento na região de Rio Claro.

Da reunião de terça-feira (13) também participaram os secretários municipais Paulo Roberto de Lima (Obras), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos), Francesco Rotolo (Governo) e Paulo Roberto Bortolotti (Daae), e, pela Comgás, Patrícia M. Nascimento Crevilaro, Flavia Domingos Gonçalves, Denis Vieira e Rodrigo Terasso.

Mais segurança

Conforme esclarece a Comgás, a utilização do gás natural encanado proporciona inúmeros benefícios, como fornecimento contínuo e ininterrupto; mais segurança – por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem; pagamento de acordo com o consumo; além de melhoria da mobilidade urbana, por dispensar o uso de caminhões para entrega, e do meio ambiente, por emitir menos poluentes na atmosfera.

O uso do gás natural encanado já é uma realidade hoje no Brasil e no mundo e são diversas as aplicações para residências, comércios e indústrias, incluindo fogão, fritadeira a gás, piso aquecido, lareira, tocheiro, aquecimento de piscina, climatização de ambientes, secadora de roupas, além da geração de energia com uso de geradores a gás. 

Ponte do Jardim Novo terá trânsito liberado na sexta-feira

Ponte ganhou várias melhorias providenciadas pela prefeitura.

A prefeitura de Rio Claro vai liberar nesta sexta-feira (17) o trânsito de veículos na ponte de madeira que fica entre as ruas 11-JM e 15-JM e interliga os bairros Terra Nova e Jardim Novo. A ponte ganhou uma série de melhorias, como novo madeiramento, calçada para facilitar o acesso de pedestres e nova iluminação. Madeiras do tablado que apresentaram problemas após período de dilatação foram substituídas por novas tábuas compradas pela prefeitura. “Estamos finalizando os trabalhos para entregar a ponte em perfeitas condições para a comunidade”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A reforma da ponte do Jardim Novo foi viabilizada por meio de parcerias. As vigas de madeira foram obtidas a partir de parceria com a Fundação Florestal, vinculada ao governo do estado, via Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e a Prema Tecnologia e Comércio Ltda. “A recuperação da ponte é fruto de trabalho conjunto e quem ganha com isso é a população”, destaca o prefeito, que conferiu os trabalhos nesta quarta-feira (15) acompanhado do secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima.

Além de reconstruir a ponte, a prefeitura também providenciou adaptações necessárias para o escoamento de água das chuvas e implantou lombadas para melhorar a organização do trânsito uma vez que a nova ponte tem passarela para pedestres e haverá aumento do uso por transeuntes. Por isso, também foi colocada nova faixa de pedestres e feito reforço na sinalização ao longo da Avenida 14-JN. O local recebeu ainda oito braços duplos de iluminação, ampliando a segurança e plantio de ipês amarelos.

Atletas de Rio Claro participam da 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso em São João da Boa Vista

Se depender da delegação de Rio Claro, alegria, força de vontade e determinação não irão faltar na 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, cuja abertura aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), em São João da Boa Vista. A animada equipe embarcou no ônibus na manhã desta quarta, em frente ao Ginásio de Esportes “Felipe Karan”, com a presença do Secretário de Esportes e Turismo, Ronald Teixeira Penteado. As competições têm início nesta quinta-feira e seguem até o próximo dia 19 de maio. A delegação de Rio Claro conta com apoio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Esportes e Turismo (Setur).

Rio Claro participa dos Jogos com 65 atletas da terceira idade e mais seis integrantes da equipe técnica.  Os atletas disputam as seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, dominó, coreografia, dama, malha, voleibol adaptado, xadrez, natação, truco e dança de salão.

O titular da Setur, Ronald Penteado, enaltece a força de vontade da equipe de Rio Claro. “Todos estão de parabéns pelo envolvimento e o espírito esportivo. Os Jogos Regionais do Idoso têm por objetivo, além de fomentar a prática esportiva, envolver atletas da terceira idade promovendo momentos de integração e também de lazer. Muito além de resultados e da competição, o que se destaca é a força de vontade de cada um em representar seus municípios”, analisa o secretário.

Os atletas que estão representando Rio Claro nos Jori conquistaram classificação após participação na etapa local, nos Jogos Municipais do Idoso (Jomi), realizado em março.

A 23ª edição dos Jori tem expectativa de 5 mil participantes de aproximadamente 50 cidade da 4ª região administrativa do Estado de São Paulo. A competição envolve 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. O evento reúne idosos a partir dos 60 anos de idade. Os Jogos Regionais do Idoso é uma realização da Secretaria de Estado de Esportes, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Estadual da Saúde.

Equipe Rio Claro/Setur/Pisos Nice se classifica para as semi-finais da 23ª Taça EPTV de Futsal

Em mais um jogo emocionante, realizado no Sesi Rio Claro na noite de segunda-feira (13), a equipe Rio Claro/Setur/Pisos Nice garantiu vaga para as semi-finais da 23ª edição da Taça EPTV de Futsal. O time venceu a equipe de Mococa por 5×1 e conquistou vaga para disputar a 4ª fase da competição. A equipe da Cidade Azul é formada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e o Pisos Nice.

Os goleadores da partida foram: Cleitinho, que marcou dois gols, Gui Honorato, que também balançou a rede por duas vezes, e do artilheiro do time Maicon Marques, que marcou um gol, fechando o placar final em 5×1 em cima do time adversário.

O titular da Setur, Ronald Penteado, mais uma vez parabeniza a equipe pelo excelente desempenho. “A equipe se supera a cada partida, sempre com muita garra e determinação. Todos estão de parabéns por mais esse resultado positivo. Vamos continuar na torcida por esse time que tão bem está representando Rio Claro”, afirma o secretário.

A equipe Rio Claro/Setur/Pisos Nice irá jogar pela 4ª fase do campeonato no próximo dia 23, quando enfrentará o time de São Carlos. O local e horário serão definidos pela organização.

O elenco na temporada 2019 é formado pelos seguintes atletas: Bruno Contó, Rogério Marques, Ricardo da Silva, Fabiano Antunes, Maicon Marques, Luiz Fernando, Felipe Silva, Guilherme da Silva, Jorge Cardoso, Lucas Soares, Cleiton de Oliveira, Cleiton Molina, Marcus Stocco e Fernando Fabris. A comissão técnica é composta por João Felipe, Edes Lavechia e Pedro Flauzino.

Escola de Rio Claro terá mutirão para plantio de horta

Ação será realizada no sábado com participação de alunos, pais e professores.

A Escola Estadual “Profª. Zita de Godoy Camargo”, localizada no bairro Jardim Hipódromo em Rio Claro, recebe no sábado (18) o Mutirão Plantio de Horta realizado pela empresa Rumo com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, e das empresas Rebouças e Companhia Brasileira de Ferro e Aço. “Ficamos felizes em apoiar essa proposta porque a educação ambiental é importante para a formação de crianças e jovens”, observa Emilio Cerri, secretário de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

A atividade será realizada das 8 às 12 horas com participação de alunos de 12 a 14 anos, pais e professores. O evento discutirá temas como meio ambiente e segurança e sustentabilidade. As atividades terão início às 8 horas com café da manhã. Em seguida, às 8h30, será feita apresentação da Rumo e os participantes vão receber orientações sobre segurança. Às 9 horas haverá divisão das equipes que vão participar do jogo “Corrida de Trens”, que irá abordar cuidados com o meio ambiente e dará dicas sobre sustentabilidade.

O plantio da horta está previsto para começar às 9h40. Os estudantes vão utilizar dez barris de alumínio para plantar as mudas de hortaliças. A prefeitura vai fornecer substrato para o plantio, mudas de alface, 15 mudas árvores frutíferas, 24 de ornamentais e seis metros quadrados de forrageira. “Os projetos de horta escolar incentivam nos alunos a criação de hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos”, explica Sérgio Litholdo, diretor municipal de Silvicultura. Para a Rumo, mutirões como esse estreitam as relações com as comunidades onde a companhia está presente.

Durante o mutirão, a Rumo fará arrecadação de tampinhas plásticas para a campanha “Tampinha Solidária” da empresa e a prefeitura vai coletar material reciclável que será trocado por kits de verduras da Horta Municipal. O kit é composto por alface, almeirão e quiabo.

Com incentivos da prefeitura, empresas investem quase R$ 20 milhões e geram empregos

Prefeito destaca que a prefeitura atua como facilitadora para novos investimentos.

O município de Rio Claro está recebendo investimentos da ordem de R$ 19,6 milhões com dois empreendimentos que assinaram parceria com a prefeitura no Programa de Desenvolvimento de Rio Claro (Proderc). Serão gerados 260 novos empregos. “O Poder Público tem que funcionar como um facilitador para os empresários e é isto que temos feito. Além de buscar novas empresas, também estamos incentivando as que aqui já estão instaladas”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A empresa Jaw Plásticos, instalada no município desde 2002, está duplicando sua área, que hoje é de 3.200 m². Atualmente com 140 funcionários, a Jaw deverá ter mais 230 postos de trabalho após as ampliações, que terão investimentos de R$ 17,5 milhões, sendo R$ 8,5 milhões em infraestrutura e o restante em equipamentos. A empresa produz peças para os setores de linha branca, telecomunicações e de embalagens.

“Temos procurado criar um ambiente juridicamente seguro para facilitar os trâmites das empresas que nos procuram”, afirma o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo. “Estamos satisfeitos em assinar novas parcerias”, frisa.

O Colégio Dom Bosco está fazendo ampliação do prédio com o objetivo de atender alunos do Ensino Médio e também ampliar vagas para as séries já existentes. “Hoje temos 440 alunos e deveremos atender mais 350 depois das obras concluídas”, informa o diretor pedagógico Eraldo Joanoni. Os investimentos no Dom Bosco serão de R$ 2,1 milhões e, inicialmente, 30 novos empregos.

Do evento de assinaturas dos convênios também participaram Sara Pinheiro – gerente de planejamento da Jaw, Luciano Svenson – contador da Jaw, João Rego – sócio-proprietário e diretor técnico da Jaw, Marina Donato Crepaldi – mantenedora do Colégio Dom Bosco, Laerte Tebaldi – diretor municipal de Desenvolvimento Econômico, e Fred Martins – assessor do vereador Ruggero Seron, que apoiou os trabalhos para parceria da prefeitura com o Dom Bosco.

Moradores de Assistência se reúnem para discutir asfalto nesta quinta-feira

Moradores do Nova Rio Claro, Maria Cristina, Paulista 1 e Nova Veneza já sinalizam apoio ao projeto.

A terceira reunião para discutir pavimentação asfáltica nos bairros de Rio Claro será realizada nesta quinta-feira (16) com moradores do distrito de Assistência. Toda a comunidade está convidada a participar da reunião com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, secretários municipais e vereadores. O evento será realizado às 19 horas na Escola Municipal João Batista Maule que fica na Avenida 7, número 833. Além do asfalto, o prefeito deverá conversar sobre outros assuntos de interesse da comunidade.

Reuniões semelhantes já foram realizadas com sucesso no Jardim Nova Rio Claro na semana passada e no Jardim Paulista 1 na terça-feira (14), com participação de moradores do Jardim Nova Veneza e Jardim Maria Cristina. Moradores desses bairros sinalizaram apoio ao projeto da prefeitura de obter financiamento de R$ 60 milhões para investir em asfalto, recapeamento, saúde e Daae. A obtenção dos recursos depende de aprovação dos vereadores.

Moradora do Jardim Maria Cristina, Elen Altarugio, avalia que a reunião foi muito esclarecedora. Mãe de dois filhos, ela relata problemas com a poeira. “Meu marido tem asma e meu filho tem bronquite e fica muito difícil sem asfalto”, conta. Também moradora do bairro, Cátia Souza ressaltou que a falta de pavimento prejudica a saúde. “Tenho filho de três anos que fica doente direto”, afirma.

O prefeito Juninho da Padaria destaca a importância de discutir o projeto com a comunidade. “É com vocês, que amassam barro e respiram poeira, que temos que discutir o asfalto”, afirma Juninho, frisando que a prefeitura precisa de apoio para pavimentar os bairros. “Não temos condições de fazer asfalto de graça”, declara.

Para o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, esse é um momento de muita responsabilidade. “Nós, vereadores, somos representantes do povo e temos a obrigação de participar”, pontua. O vereador Paulo Guedes informou aos moradores que a prefeitura tem capacidade de endividamento e pode fazer o financiamento. Morador do Maria Cristina, o vereador Irander Augusto confirmou a necessidade do asfalto.

Também participaram da reunião os vereadores Val Demarchi, Adriano La Torre, Ney Paiva, Hernani Leonhardt, Júlio Lopes e Rafael Andreeta.

Maio Amarelo tem panfletagem e palestra sobre trânsito em Rio Claro

Prefeitura distribui panfletos nesta quinta-feira (16), das 9 às 11 horas, no Jardim Público.

A programação das atividades da campanha Maio Amarelo, que acontece em todo o país e visa conscientizar a população sobre a prevenção a acidentes de trânsito, prossegue em Rio Claro. Nesta quinta-feira (16) haverá palestra de manhã e a noite na Escola Técnica Estadual “Prof. Armando Bayeux da Silva” sob o comando da Guarda Civil Municipal (GCM).

“A prefeitura tem feito várias intervenções no trânsito para aumentar a segurança, porém é fundamental a colaboração de motoristas e pedestres para que essas medidas sejam eficazes”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Também nesta quinta-feira (16) será realizada panfletagem no Jardim Público, das 9 às 11 horas. Equipe do Departamento de Mobilidade Urbana fará a distribuição de folhetos informativos para a população, com foco em pedestres, motociclistas e condutores de veículos. A ação será repetida na sexta-feira (17), também das 9 às 11 horas no Jardim Público.

“O primeiro e mais importante passo para colaborar com o trânsito é obedecer as leis e a sinalização”, alerta o vice-prefeito e secretário de Segurança, coronel Marco Antonio Bellagamba. De acordo com ele, toda a sociedade deve contribuir para que possamos ter um trânsito mais seguro.

No sábado (18) haverá panfletagem no Centro das 9 às 12 horas, quando também será feita distribuição gratuita de 800 antenas anticerol para motociclistas. A atividade ficará concentrada no Jardim Público, na altura da Avenida 1 com Rua 4.

O diretor de Mobilidade Urbana, Adilson Marques, ressalta que as atividades do Maio Amarelo complementam o trabalho da prefeitura para reforçar a segurança no trânsito. “O respeito às regras e à sinalização é o caminho para um trânsito mais seguro”, afirma Marques, ressaltando ainda a importância de fazer a manutenção periódica dos veículos.

Vale lembrar que Rio Claro tem lei municipal, instituída a partir de projeto do vereador André Godoy, que incentiva a realização de atividades que promovam a educação e conscientização no trânsito.

Dois mil animais já foram vacinados contra a raiva

Vacinadores estarão domingo em Ferraz, Batovi e Fazenda São José.

A Secretaria Municipal de Saúde continua fazendo a vacinação antirrábica na área rural de Rio Claro. Desde abril, quando foi iniciada a campanha, cerca de dois mil cães e gatos foram vacinados gratuitamente. Neste domingo (19) equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão percorrer propriedades nos distritos de Ferraz e Batovi e também na Fazenda São José.

O atendimento nesses locais terá início às 8 horas, será feito casa a casa e se estenderá até que todas as propriedades sejam atendidas.

“Se porventura algum proprietário de animal perdeu a visita dos vacinadores, pode procurar o CCZ de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas, onde a vacina é aplicada gratuitamente”, lembra Milene Weissmann, chefe de núcleo do CCZ. Cães e gatos com mais de três meses de idade também devem ser vacinados.

Já foram imunizados animais no bairro Mata Negra e das propriedades localizadas na estrada velha Ajapi-Leme, Itapé e Alan Grey. A abordagem nos sítios e fazendas é feita por funcionários devidamente identificados. A estimativa é de que neste ano cerca de 3.500 cães e gatos sejam vacinados na área rural. Já os animais de grande porte como equinos e bovinos devem ter a vacina providenciada pelos proprietários.

A vacinação dos animais na área urbana já está sendo organizada e deve acontecer em agosto. O cronograma está sendo elaborado e o município deve contar com vários pontos de vacinação.

Prefeitura inaugura sábado unidade de saúde do Brasília

Esta é a quarta unidade de saúde inaugurada de seis que estavam abandonadas em janeiro de 2017.

A prefeitura de Rio Claro inaugura no sábado (18) às 9 horas a Unidade de Saúde da Família do Jardim Brasília “Enfermeira Neusa Maria Mortari”. Esta é quarta unidade de saúde da família entregue pela atual administração. Outras duas serão inauguradas em breve.

“Quando assumimos encontramos seis prédios abandonados e firmamos o compromisso de concluí-los e colocá-los para atender a população, ampliando nossa rede de atenção básica e possibilitando aos moradores terem uma unidade de saúde mais próxima de sua casa”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando que a saúde é uma das prioridades desta administração.  

A prefeitura concluiu a construção dos seis prédios e hoje os do Mãe Preta, Progresso e Santa Elisa estão atendendo as famílias. Em breve os do São Miguel e Bela Vista também estarão em funcionamento.

“As unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde são porta de entrada para o atendimento na saúde pública e investindo na ampliação deste acolhimento possibilitamos redução de casos não urgentes nas unidades de pronto atendimento”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

Além das novas unidades, os prédios que já abrigam USF e UBS também têm recebido atenção da administração municipal. Recentemente foi concluída reforma da unidade de saúde da família do Jardim das Palmeiras. Também recebem melhorias as unidades do Wenzel e do Cervezão. Em outras áreas da saúde, o pronto-socorro da Avenida 15 teve o telhado reformado e o Centro de Especialidades Odontológicas foi transferido para nova sede. Também foi providenciado novo prédio para o Núcleo de Combate à Dengue.