Prefeitura instala semáforos inteligentes na Avenida 50A

    A Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário iniciou a instalação de sete pontos de semáforos em pontos estratégicos da Avenida 50-A com a Avenida Brasil. Os serviços fazem parte do cronograma de reformulação da rotatória do local, que foi ampliada para resolver um antigo problema no trânsito da região nordeste da cidade. Registrava-se naquele ponto, em média, três acidentes graves por mês.

    O diretor de trânsito da prefeitura, Luis Carlos Luz, destaca que a Avenida Brasil e a Rua 3-A terão laços detectores que tornam esse semáforo “inteligente”, isto é, o equipamento regula automaticamente os tempos de passagem nas vias quando necessário.

     Os semáforos inteligentes vão reduzir o tempo de espera nas filas e eliminar os tempos verdes ociosos. “Com esses equipamentos, vamos adequar a relação do tempo dos semáforos com o fluxo de veículos”, afirma o secretário José Maria Chiossi.

    O Departamento de Trânsito deixará os equipamentos instalados e prontos para entrar em funcionamento assim que as obras da rotatória forem concluídas.

    O setor aguarda a finalização dos serviços de pavimentação asfáltica para que os laços detectores possam ser instalados no solo, assim como o medidor de energia para alimentação dos novos equipamentos.

    Também nessa nova fase, o projeto está focado no fechamento de mais um cruzamento e na construção, recuperação e acessibilidade de guias e sarjetas numa extensão de 50 metros até a avenida 50A.

    No inicio de maio, um trecho da obra foi concluído e o trânsito de veículos foi liberado na nova rotatória.

    Após concluir todo o serviço na rotatória da Avenida 50, será iniciada a etapa do projeto de reurbanização, paisagismo, melhorias na ciclovia e mudanças no setor viário da Avenida 80 até a Avenida dos Estudantes. A obra na rotatória da Avenida 50-A foi iniciada em novembro do ano passado.

    Além da Vila Alemã, Jardim América, Vila Martins e Jardim Floridiana, a obra beneficia diretamente moradores e quem trafega dos e para os bairros Vila Cristina, Distrito Industrial e Grande Cervezão, entre outros.