Semáforos da Av 50-A entram em funcionamento nesta quarta-feira

    Na manhã desta quarta-feira, 14, a partir das 7h30, a Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, coloca em funcionamento para um período de teste o novo conjunto de semáforos instalados em pontos estratégicos da Avenida 50-A com a Avenida Brasil, região de acesso ao Distrito Industrial de Rio Claro.

    Inicialmente, será feito um monitoramento do local para detectar a necessidade de eventuais adequações no sistema, tido como essencial para organizar o trânsito no local.

     O secretário José Maria Chiossi explica que a ativação dos semáforos ajudará a melhorar o trânsito na região e também dará mais segurança a motoristas e pedestres. “Os motoristas devem fazer sua parte e respeitar o controle do tráfego feito pelos semáforos”, frisa. “Nestes primeiros dias, é importante atenção redobrada dos motoristas”, afirma Chiossi.

    Os serviços fazem parte do cronograma de reformulação da rotatória do local, que foi ampliada para resolver um antigo problema no trânsito da região nordeste da cidade. Naquele ponto, em média, eram registrados três acidentes graves por mês.

    Na Avenida Brasil e na Rua 3-A foram instalados laços detectores que tornam o semáforo “inteligente”, isto é, o equipamento regula automaticamente os tempos de passagem nas vias quando necessário.

    Os semáforos inteligentes vão reduzir o tempo de espera nas filas e eliminar os tempos verdes ociosos. “Com esses equipamentos, vamos adequar a relação do tempo dos semáforos com o fluxo de veículos”, afirma Chiossi.

    A equipe do Departamento de Trânsito iniciou na segunda quinzena de junho a instalação dos novos equipamentos.