Prefeitura e Whirlpool discutem mudanças no sistema viário do Distrito Industrial

O secretário José Maria Chiossi está coordenando o projeto com as mudanças no sistema viário na região do Distrito Industrial

A prefeitura de Rio Claro a empresa Whirlpool estão trabalhando juntas para implantar uma série de melhorias no trecho que vai da Avenida 80 até a Avenida dos Estudantes, na região do Distrito Industrial. A idéia é fazer mudanças no trânsito, promover a reurbanização e implantar novo paisagismo no local, que é importante referência na área norte do município.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário já finalizou a parte técnica do projeto, que está sendo discutido entre o poder público e a Whirlpool. Estabelecer um cronograma de trabalho, com detalhamento de prazos e custos, é a preocupação nesse estágio das reuniões.

O secretário de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi, explica que o primeiro passo para disciplinar o trânsito no local será a instalação de um semáforo com laço detector de volume de veículos em frente à Whirlpool, onde o movimento diário de veículos e pedestres é intenso. “Simultaneamente, deverá ser feita uma abertura no canteiro central (também controlada por este semáforo), em frente à empresa, para disciplinar a saída e entrada dos cerca de 1200 funcionários, por turno, nas dependências da fábrica” esclarece.

O diretor de trânsito, Luis Carlos Luz durante apresentação do projeto que vai da Avenida 80 até a Avenida dos Estudantes

O projeto prevê também mudanças no tráfego de caminhões. Os veículos serão desviados para a Rua 19 RV que fica nos fundos da Whirlpool. Essa mudança na rota irá criar condições para os caminhões trafegarem com mais segurança e desafogar parte do tráfego naquela região do Distrito Industrial, principalmente da Avenida 80.

Além das intervenções diretas que estão previstas nas imediações da fábrica da Whirlpool, o projeto estabelece ações em outros pontos, como a instalação de um conjunto de semáforos interligados e “inteligentes” em pontos estratégicos, como o cruzamento da Avenida dos Estudantes, próximo à creche existente no local, e na avenida 1, no bairro Mãe Preta.  Segundo Chiossi, essa medida irá organizar o trafego e criar condições seguras para a circulação de pedestres.

Em outras frentes, o projeto, desenvolvido pelo departamento municipal de Trânsito, prevê a construção de faixa de ciclovia nos dois lados da pista, e reurbanização de lotes ociosos que poderão ser destinados a área de lazer e contar com intervenção paisagística.

“Em se efetivando esse projeto, conseguiremos atingir nosso principal objetivo, que é organizar e disciplinar o tráfego na região, levando, em conseqüência, mais segurança para pedestres e motoristas”, finaliza Chiossi.