Itapé ganha geladeira com 200 livros

Agora os moradores do bairro rural de Itapé, em Rio Claro, tem importante opção de acesso à literatura. No dia 30 foi enviada para o bairro uma geladeira com 200 livros que ao invés de refrescar alimentos, tem como objetivo nutrir conhecimento.

A ação está inserida no Projeto Livro Livre – Refresque Suas Ideias, que consiste em uma pequena biblioteca que funciona em geladeiras usadas deixadas ao alcance da população. A iniciativa faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura.

O objetivo é descentralizar o acesso à literatura como forma de estímulo à leitura em lugares com pouco acesso a bibliotecas. Itapé, área rural de Rio Claro, não possuía biblioteca e por isso contava apenas com iniciativas da comunidade para difundir o hábito da leitura. Assim, a geladeira possibilita nutrir uma ação ainda pouco desenvolvida no local.

A geladeira ficará na estação de Itapé e as pessoas podem retirar e doar livros sem que haja a necessidade de um cadastro formal com qualquer biblioteca. Para personalizar o novo equipamento, a decoração foi providenciada em oficina realizada com moradores locais.