​TCE aprova condições do almoxarifado da Fundação de Saúde de ​Rio Claro

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) vistoriaram e aprovaram as condições do almoxarifado da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. Na mesma ação, os fiscais encontraram irregularidades em almoxarifados da rede pública de saúde em 13 das 16 cidades vistoriadas na região de São Carlos. A vistoria identificou em algumas dessas cidades almoxarifados com produtos armazenados de forma irregular, problemas na rede elétrica, paredes com mofo e infiltrações.

Essa foi a quarta fiscalização-surpresa realizada pelo TCE-SP neste ano. Já foram efetuadas checagens em unidades de saúde, frotas de carros oficiais da rede e também no Programa Saúde da Família. Em todas as averiguações Rio Claro obteve aprovação do TCE. O objetivo da fiscalização é verificar a legalidade e a qualidade do gasto público com a saúde.

Recentemente a atual gestão da Fundação de Saúde de Rio Claro reorganizou todo estoque de itens e insumos para as unidades de Saúde. “No início do ano encontramos um cenário de total desordem nos depósitos, deixada pelo governo anterior”, comenta o secretário municipal de saúde de Rio Claro, Djair Claudio Francisco. “Não havia controle algum do que entrava e do que saía e tivemos que reorganizar tudo”.

Após a reorganização, a saída e entrada de qualquer item dos depósitos da Fundação de Saúde são controladas pelo Sistema Integrado de Administração de Materiais, o Siam. É situação oposta à que acontecia quando o sistema de controle de estoques informatizado era ignorado e o armazenamento, por estar sem controle nenhum, comprometia o setor de compras.

O secretário de Saúde destaca o trabalho realizado pela equipe do almoxarifado e do dispensário de medicamentos, comandada pelo gerente Luiz Carlos Lauriano Jardim.  Entre materiais e insumos do setor municipal de Saúde constam itens, como formulários, caixas de copos descartáveis, material de limpeza, entre outros. O dispensário tem remédios, soros, medicamentos controlados e centenas de outros itens.