Lançada em Rio Claro, Campanha da Hanseníase vai até 31 de outubro

Começou dia 10 deste mês e prosseguirá até 31 de outubro a Campanha Estadual de Hanseníase, que acontece neste período também em Rio Claro, sob a coordenação da Fundação Municipal de Saúde.  A hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos das mãos e dos pés. É causada por uma bactéria que demora muito tempo para se multiplicar. Por isso, pode levar anos desde o contágio até o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas. Apesar de ser contagiosa, na grande maioria dos casos é destruída pelo corpo assim que a bactéria entra pelo nariz ou pela boca da pessoa.

A hanseníase não é transmitida pelo uso de copos, talheres e pratos. A transmissão ocorre pela respiração. Os primeiros sinais e sintomas da doença estão associados ao aparecimento de manchas na pele que apresentam dormência, além do que a poeira não adere no local como grudaria numa pele normal.  Pode haver diminuição de pelos no local.

Dormência persistente nas mãos e pés também deve ser encarada como sinal de alerta.  Se a pessoa não procurar tratamento, as complicações poderão surgir com o passar dos anos, incluindo a diminuição da força nos músculos das mãos e dos pés, bem como problemas sérios nos olhos e nariz.

A hanseníase, no entanto, tem tratamento e cura, lembrando que os remédios são fornecidos gratuitamente. Uma vez por mês o paciente comparece ao Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (CEAD) e toma alguns comprimidos, levando o restante da cartela para se medicar em casa, diariamente.

O tratamento dura de seis meses a um ano, dependendo do tempo que transcorreu entre o adoecimento e o início da medicação. É um tratamento relativamente curto se comprado com aqueles feitos por pacientes portadores de doenças crônicas, que devem se medicar diariamente pelo resto de suas vidas. Rio Claro tem, atualmente, 14 pacientes de hanseníase em tratamento.

Mais informações no Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (CEAD) que fica na Rua 10, entre a Avenida 19 e Via da Saudade, bairro do Estádio. Quem for pessoalmente, deve procurar o técnico de enfermagem Paulo, no período da manhã. O telefone do serviço é 3524-1463.