Rio Claro capacita 90 alunos em cursos de qualificação

Depois de participarem de cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), 90 alunos de Rio Claro receberam certificados na segunda-feira (27), em evento que contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro.

Os sorrisos de quem exibia orgulhoso o certificado recém-conquistado já diziam o que isso representava para cada um: a chance de conquistar um novo emprego. É o caso de Leila Souza, do curso de Assistente Administrativo. “O curso foi ótimo e certamente agrega muito ao currículo”, afirmou. A opinião foi compartilhada por Bruno Bronzelli, que frequentou o curso de Departamento de Pessoal. “Não tenho dúvidas de que o conhecimento adquirido vai fazer a diferença”, destacou.

A cerimônia foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc). O secretário estadual de Emprego manifestou satisfação em estar na cidade. “Rio Claro tem se destacado e feito a diferença no estado de São Paulo”, frisou, ressaltando que neste momento de crise que o país atravessa o curso representa oportunidade de agregar conhecimento. “Na economia moderna as tecnologias estão cada vez mais avançadas, mas não são as máquinas que fazem a diferença, o grande diferencial são as pessoas”, discursou José Luiz Ribeiro.

O prefeito Juninho falou sobre o quanto é importante a vontade de cada um em querer aprender algo novo e buscar seus objetivos. “Assumimos o governo para fazer a diferença e neste momento isso representa dar oportunidades”, observou o prefeito, dizendo aos alunos sobre a importância da dedicação de cada um. “O desafio é grande, já que herdamos uma administração com muitos problemas financeiros, mas em menos de um ano a cidade já tem novas perspectivas, com um grande atacadista sendo inaugurado e com nossos esforços para trazer novas empresas, o que ampliará a oferta de empregos”, ressaltou Juninho.

Sara Diego, coordenadora estadual de Políticas de Emprego e Renda, falou sobre o quanto a qualificação profissional pode fazer a diferença na busca por uma vaga. “De 20 mil pessoas que participaram recentemente do Time do Emprego em nosso estado, 10 mil conseguiram voltar ao mercado”, pontuou Sara.

A importância de Rio Claro ter sido escolhida para receber os cursos foi lembrada por Gilberto Brina, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “Hoje em nossa região, Rio Claro é cidade que mais vem gerando empregos, o que resulta da seriedade do trabalho realizado, que inclui a oportunidades de capacitação”, afirmou Brina.

O deputado estadual Aldo Demarchi, por conta de compromisso na Assembleia Legislativa, não pôde estar presente, mas por meio de carta enviou seus cumprimentos a quem concluiu os cursos. Na cerimônia foi representado pelo assessor Ivan Castanho. Também estiveram presentes Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social; Laerte Tebaldi, diretor do PAT Rio Claro; Maricy da Costa Baumeyer, diretora regional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho; e Francisco Quintino, presidente do Sindicato dos Químicos.

Os professores Ana Aparecida Lima, Denise Iacope e Marcelo Bilauta foram homenageados e sua importância para o sucesso dos cursos foi tema na fala de todas as autoridades, assim como a eficiência da equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador, que ajudou a conduzir o treinamento.

Os alunos participaram dos cursos de Departamento de Pessoal, Técnicas de Vendas e Assistente Administrativo. As aulas foram ministradas de setembro a novembro na Faculdade Asser e no Centro de Qualificação Profissional na Avenida Visconde do Rio Claro.

Essa foi a primeira turma do PEQ deste ano em Rio Claro. Ao concluir o curso, cada aluno participante recebe bolsa-auxílio de até R$ 660,00. O PEQ é um programa estadual que busca capacitar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.