Curso ensina boas práticas na manipulação de alimentos

Termina nesta quarta-feira (25) o curso gratuito de boas práticas na manipulação de alimentos oferecido pela prefeitura de Rio Claro. Cinquenta alunos estão realizando a capacitação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária e Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd). A abertura do curso, na segunda-feira (23), contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, do secretário de Saúde, Djair Francisco, e do secretário de Governo, Francesco Rotolo.

A maioria dos alunos é formada por trabalhadores que manipulam alimentos. O curso tem apostilas com orientações a respeito de prevenção à contaminação alimentar, armazenamento, temperaturas e as maneiras corretas de se manipular os alimentos.

“As boas práticas na manipulação de alimentos é essencial também como prevenção em saúde”, comentou o prefeito Juninho durante a abertura do curso na segunda-feira, no Núcleo Administrativo Municipal. Devido à grande procura, a Vigilância Sanitária estuda realizar em breve novas edições do curso.

De acordo com o secretário de Saúde, “as orientações passadas neste curso são muito importantes para os profissionais do comércio e indústria trabalharem com segurança e conhecimento em suas atividades, evitando contaminações e disseminação de doenças”.

As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa,  que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados  à legislação sanitária.