Campanha em Rio Claro terá consulta grátis para identificar glaucoma e catarata

A Faculdade Anhanguera de Rio Claro realizará dias 20 e 21 (sábado e domingo) deste mês a Campanha de Prevenção à Cegueira Proveniente de Glaucoma e Catarata. A iniciativa, que tem apoio da Fundação Municipal de Saúde é dirigida a pessoas com mais de 50 anos e consiste numa consulta-triagem gratuita, feita por uma equipe de profissionais qualificados coordenada por médicos oftalmologistas.
As consultas serão feitas gratuitamente na sede da faculdade, localizada na Rua 22, nº 669, na Chácara Luza, que pertence ao bairro do Estádio. Além disso, o atendimento é costumeiramente bem organizado, com distribuição de senhas, palestras e informações
relacionadas com a visão.
O objetivo da campanha é proporcionar às pessoas que tenham glaucoma ou catarata condições plenas de amenizar e recuperar a visão. “O tratamento dessas doenças é bem mais simples atualmente e isso explica a razão de desenvolvermos a campanha, esperando que a população nos procure e passe por essa avaliação que é fundamental para diagnosticar esses problemas de visão”, explica o coordenador dessa mobilização em favor da saúde visual, Omar Guilherme Ibrahim Ahmad.
Potencialmente bem mais grave do que a catarata, o glaucoma exige atenção redobrada, lembra Omar. “Em geral, o tratamento é feito com um colírio apropriado, mas é importante o diagnóstico precoce”, afirma.
No caso da catarata, comprovada a doença, “a indicação é de cirurgia, mas todos esses procedimentos evoluíram muito nas últimas décadas”, esclarece o coordenador.
Segundo Omar, na última campanha, realizada no início deste ano, 780 pessoas foram atendidas. “Naquela ocasião foram identificados 38 casos de glaucoma e 240 de catarata”, acrescenta.