Rio Claro realiza encontro ambiental com participação de 650 crianças

Rio Claro realiza nesta quarta-feira (6) e no dia 14 de junho o 1º Encontro dos Agentes Ambientais Mirins promovido pela prefeitura, através das secretarias da Educação e Meio Ambiente. A atividade irá reunir aproximadamente 650 alunos de 23 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. O evento será realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas. As propostas discutidas e aprovadas pelas crianças serão entregues ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em encontro agendado para o dia 15 de junho.

As atividades fazem parte do projeto Junho Verde Azul, mês no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ideia é intensificar as ações ambientais através da realização de palestras, plantios, feiras de outras e outras atividades que contribuam para a construção de propostas com fins ambientais buscando uma melhor qualidade de vida para todos. “Um dos objetivos do evento é integrar alunos de diferentes escolas, propondo debates e buscando propostas ambientais para o município”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, o planeta tem passado por grave crise ambiental e medidas urgentes precisam ser tomadas. “É necessário realizar ações para minimizar e conter os impactos causados pelo uso indiscriminado de recursos naturais”, afirma.

“O Encontro de Agentes Ambientais Mirins tem por finalidade estimular a participação social das crianças, oferecendo momentos de reflexão sobre relações ambientais, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que elas estão inseridas”, reforça Edison Norberto Andrade, coordenador Ambiental da Secretaria da Educação.

Além do encontro de agentes ambientais, o calendário de atividades Junho Verde Azul terá ainda oficina de horta caseira, caminhada e corrida ecológica, brincadeiras ambientais e feira de trocas, cine-ambiental à luz do luar, ecofaxina, exposição fotográfica, plantio consciente, encontro de adoção de cães e gatos, plantio na zona rural, ciclo de palestras com temáticas ambientais e blitz educativa.

O evento é realizado pela prefeitura, com patrocínio da Construtora Caprem, e apoio da BRK Ambiental, do Grupo Komedi, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Shopping Rio Claro, Grupo Palhaços Espaguetes e Covabra Supermercados. Mais informações pelo e-mail semarioclaro@gmail.com.