Arquivo Público recupera acervo da Galeria de Prefeitos

A galeria de prefeitos de Rio Claro, localizada no paço municipal, foi totalmente restaurada em trabalho realizado por equipe do Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado”, que eliminou os cupins, padronizou a apresentação das informações e deixou a galeria mais bonita. “Foram dois meses de trabalho, que incluiu higienização e recuperação de fotos e molduras, com o objetivo de preservar as imagens e dados históricos da galeria”, observa Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público. O acervo vinha sofrendo ações do tempo e poderia ficar comprometido sem essa intervenção.

“Várias etapas de minucioso trabalho foram realizadas pela equipe do Arquivo para que o material pudesse ser recuperado e preservado”, detalha Monica.

Para a realização do trabalho, os quadros foram retirados e desmontados, para em seguida receberem higienização. Cada foto foi higienizada e foram feitos pequenos reparos em todas as fotografias, incluindo correções em rasgos, furos e desgastes diversos. O papel da moldura foi substituído por tipo alcalino, que demora mais para amarelar e na nova colagem das imagens foi utilizada cola metil de celulose, que pode ser removida sem afetar o papel fotográfico e o paspatur.

Os nomes foram impressos em técnica silkscreen, numa padronização próxima à utilizada nos quadros dos primeiros prefeitos. “Com o passar do tempo, cada quadro foi feito com identificação num tipo de fonte e com técnicas diferentes, alguns à mão, outros datilografados, e agora adotamos um padrão”, explica Monica.

A estrutura em que os quadros são fixados também recebeu melhorias. O quadro antigo com fundo compensado e carpete estava danificado e comprometido por cupins. Após nivelamento da parede, o local ganhou nova estrutura com fundo azul.

Na galeria estão fotos e informações dos 36 prefeitos que Rio Claro já teve, além de dois quadros com a cronologia de mandato de cada um. Em 15 de janeiro de 1908 Major José Jacyntho de Moraes tomou posse como prefeito de Rio Claro e a cada novo prefeito que assumiu o município quadro com sua foto e tempo de posse foi fixado na galeria.