Evento destaca parceria entre prefeitura e Rotary na campanha de vacinação

O sucesso da parceria entre a prefeitura e as unidades do Rotary Club de Rio Claro na campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo foi um dos temas abordados em evento realizado na Associação de Rotarianos do município, na quinta-feira (13). Estiveram presentes o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa, e o secretário de Saúde, Djair Francisco e a diretora das Vigilâncias da Fundação Municipal de Saúde, Paula Kannebley.

O evento reuniu membros das unidades dos Rotarys de Rio Claro, Rotary e-Club do Distrito 4590, do Rotaract Club de Rio Claro, do Interact Club de Rio Claro Cidade Azul e da Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio Claro.

O prefeito Juninho destacou a importância da parceria. “Esse trabalho conjunto foi fundamental para a o sucesso da campanha de vacinação deste ano, e garantiu um valioso apoio ao trabalho das equipes da Saúde”, destaca Juninho. “Por isso agradecemos muito as unidades do Rotary Club”, acrescenta, acrescentando que para o município é maravilhoso poder contar com o apoio do Rotary que, além dessa parceria, também oferece à comunidade o projeto Mãos de Mães, com o Fundo Social, e o Mãos na Massa, com a padaria-escola na Udam (União de Amigos). Juninho entregou certificado de agradecimento pela parceria à
a presidente do Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul no biênio 2018-2019, Lucia Helena Hebling Almeida.

“O trabalho feito pelo Rotary na campanha de vacinação, providenciando confecção dos materiais informativos e ajudando na conscientização dos pais sobre a importância de vacinar seus filhos, foi essencial para chegarmos ao resultado acima das expectativas, e por isso reforçamos nosso ‘muito obrigado’ ao Rotary”, salienta o secretário de Saúde, Djair Francisco.

No apoio à campanha de vacinação contra a pólio e sarampo, as unidades do Rotary Club de Rio Claro providenciaram trenzinho que percorreu a região central com as crianças nos Dias D de vacinação. Além do trenzinho, os Rotarys também providenciaram fantasia do mascote Zé Gotinha, materiais de apoio (cartolinas, bexigas) para enfeitar as unidades de saúde, além da confecção de 10 mil folders que foram distribuídos nas escolas.
Dados contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, mostram que desde o início da campanha, em 4 de agosto, foram aplicadas 18.441 doses, sendo 9.272 da vacina contra a poliomielite e 9.169 contra o sarampo. A campanha foi encerrada na sexta-feira (14).

Os números mostram que Rio Claro vacinou 103% das crianças que precisavam tomar as vacinas no município, ultrapassando a recomendação do Ministério da Saúde, que era de se vacinar pelo menos 8.492 crianças, ou seja, 95% das 8.939 doses determinadas como meta pelo governo federal.
O foco da campanha de vacinação deste ano foram as doses contra a poliomielite e contra sarampo, para crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) foi  aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.