Prevenção ao suicídio é tema de palestra no Cead nessa quarta

A psicóloga Glaucia de Freitas fará palestra nessa quarta-feira (26) às 13h30 em Rio Claro sobre prevenção ao suicídio. O evento é gratuito e será realizado no segundo andar do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), na Avenida 24 entre Ruas 8 e 9, no Santana.

A palestra faz parte das atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio em todo o País. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio e como evitá-lo. É neste mês que, no dia 10, se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o tema é uma forma de entender quem tem ideias suicidas, que podem ser ajudadas a partir do momento em que essas ideias são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas. O slogan da campanha destaca que “Falar é a melhor solução” e os organizadores da palestra enfatizam que a conscientização sobre o assunto pode salvar vidas.