Novo aparelho de raios-x começa a funcionar na UPA do Cervezão

A prefeitura de Rio Claro concluiu nesta terça-feira (13) a instalação do novo aparelho de raios-x na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão. Ainda na tarde desta terça foram feitos os cinco primeiros exames com o novo equipamento, de última geração, que representa grande avanço para o setor de saúde do município. A UPA do Cervezão funciona 24 horas.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou o final da instalação do equipamento na terça-feira e comenta que a aquisição do aparelho é mais um resultado dos esforços da atual gestão, que definiu a saúde como prioridade. “Com o novo aparelho de raios-x, os profissionais têm equipamento de primeira linha para trabalhar e prestar melhor atendimento aos pacientes, com maior rapidez e qualidade de imagem”, explica Juninho, lembrando que em breve também será instalado um novo aparelho de raios-x na UPA da Avenida 29, e que a prefeitura já instalou um aparelho semelhante no pronto-socorro da Avenida 15.

Os dois novos aparelhos dispensam o uso de filmes radiológicos, uma vez que suas imagens são geradas digitalmente em alta resolução na tela de um computador e podem, inclusive, serem usadas para envio aos especialistas via internet, tornando o processo mais rápido e mais preciso.

Para a instalação do equipamento foi necessário refazer todo o sistema elétrico, que não comportava o aparelho. A sala onde foi instalado o aparelho também foi reformada. “Tudo foi preparado com o objetivo de melhor atender a população, que terá um aparelho novinho em substituição ao antigo que vivia dando problemas”, lembra Juninho. 

Os técnicos que operam o aparelho de raios-x fizeram treinamento para aprender a manusear o equipamento. “Esse treinamento foi necessário para uma utilização mais eficiente do aparelho, com o objetivo de oferecer atendimento mais eficaz para os pacientes que precisam fazer exames”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. Nessa mesma linha, Fábio Santin, técnico de radiologia há 26 anos, afirma que “com o novo aparelho, será possível ter maior precisão no diagnóstico dos exames”.

A finalização da instalação do novo equipamento de raios-x na UPA do Cervezão também foi acompanhada pelos vereadores Paulo Guedes, Hernani Leonhardt e Júlio Lopes. Os recursos destinados à compra dos novos equipamentos de raios-x são parte do R$ 1 milhão que a Câmara de Vereadores devolveu à prefeitura, para ser aplicado no programa Mais Saúde. O vereador André Godoy, presidente da Câmara, frisa que “a Câmara Municipal tem sentimento único neste momento de dever cumprido. Esperamos que estes aparelhos possam agilizar os atendimentos com qualidade para a nossa comunidade”, frisou.