Mutirão contra Aedes será realizado neste sábado no bairro Mãe Preta

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza nesse sábado (8) o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos se concentrarão no bairro Mãe Preta. A ação no local estava programada para a semana passada, mas precisou ser adiada devido às forte chuvas que caíram naquele dia.

Neste sábado, se não chover, as equipes da CCZ estarão no bairro Mãe Preta das 7 às 13 horas, para orientações aos moradores e fazer recolha, em residências, de recipientes que possam servir de criadouros. Também serão recolhidos materiais descartados em terrenos e calçadas que podem servir de criadourosa do mosquito da dengue.
O tempo chuvoso está de volta e com isso os ovos depositados pelo Aedes nos meses de inverno começam a eclodir, ameaçando a saúde das pessoas. Pneus, vasilhames, potes plásticos, plantas aquáticas, pratos usados nos vasos de plantas e até uma simples tampinha de refrigerante podem trazer perigo. De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, os mutirões seguem durante este mês de dezembro.
A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população não descarte lixo em terrenos baldios e locais inapropriados e nem mantenha em casa entulho ou qualquer material que possa acumular água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito. Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.