Livros são opção de lazer e cultura nas férias

Com acervo de 146 mil livros, as bibliotecas públicas de Rio Claro representam importante opção cultural para os leitores nas férias. Romance, aventura, suspense, poesia e outros gêneros literários estão disponíveis nas quatro bibliotecas que integram o Sistema Público de Bibliotecas do município.

“Os livros são fontes inesgotáveis de conhecimento, aliados imprescindíveis para o desenvolvimento da educação e da cultura”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. Dentre os títulos disponíveis há muitas opções para os públicos infantil e infanto-juvenil. “A leitura é importante em qualquer idade, especialmente na infância, já que o hábito e o prazer da leitura desenvolvidos na infância muito possivelmente seguirão com a pessoa durante a vida adulta”, acrescenta Daniela.

Na hora de decidir qual livro escolher o leitor pode solicitar ajuda da equipe de funcionários das bibliotecas, que orientam sobre os títulos à disposição e sobre a faixa etária para o qual o livro é destinado. Romance, suspense e autoajuda estão entre os gêneros mais solicitados. “Entre o público infantil, Diário de um Banana é um dos títulos mais procurados”, comenta Cristina Babone, responsável pelo Gabinete de Leitura.

Para ter acesso aos títulos disponíveis, o interessado deve comparecer a uma das bibliotecas e providenciar o cadastro a partir de apresentação de documento de identidade e comprovante de endereço e, no caso de menores de idade, autorização do responsável. No Gabinete de Leitura, que fica na Avenida 4, entre ruas 6 e 5, o atendimento é de segunda a sexta das 8 às 19 horas e aos sábados das 8 às 17 horas. O telefone é 3532-4077. No Centro Cultural a biblioteca funciona de segunda a sexta das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 ao meio dia. A biblioteca fica na Rua 2, 2.880, Vila Operária. O telefone é o 3522-8002. Há ainda as bibliotecas que ficam no CEU Mãe Preta e no Cervezão. Ambas atendem de segunda a sexta das 8 às 17 horas. A biblioteca do Cervezão fica na Rua M-15, 411, telefone 3532-1947. O CEU fica na Avenida 1, sem número, telefone 3524-1380.