Saúde realiza mudanças para o novo Centro de Especialidades Odontológicas

Ceosbi da Rua 1 e o CEO da Rua 4 já ocupam novo espaço. Ganho será de R$ 260 mil por ano, com economia em alugueis e novos recursos.

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira (4) as mudanças dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) para novo prédio na Rua 7, entre as avenidas 12 e 14, onde funcionará o CEO unificado. As três unidades funcionavam em locais diferentes e agora vão ocupar um único espaço, facilitando o atendimento à comunidade.

Além de dar mais qualidade no atendimento à população, a mudança para o novo prédio representará um ganho de aproximadamente R$ 260 mil por ano, decorrente da economia com o fim dos alugueis dos prédios das unidades descentralizadas e da mudança de categoria de CEO I para CEO III, que possibilitará o envio de mais recursos federais à Saúde Bucal.

 “Mais importante que a economia de recursos, é a qualidade do atendimento aos usuários que será ainda melhor, com acolhimento, conforto e acessibilidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando que essa é mais uma conquista para o setor de saúde do município.

A Secretaria de Saúde já fez a mudança de todos os equipamentos e móveis do Centro de Especialidades Odontológicas de Saúde Bucal do Idoso, o Ceosbi, da Rua 1 para o novo prédio, assim como do CEO da Rua 4. Tão logo todos os equipamentos estejam montados e testados, os atendimentos serão retomados. Na próxima semana será realizada a mudança do CEO pediátrico, que funcionava na Rua 7, 839. A secretaria ressalta que as mudanças estão sendo feitas sem prejuízo para os agendamentos.

O CEO unificado foi totalmente reformado e ampliado. A unidade conta com consultórios modernos, equipamentos novos e aparelhos de ar-condicionado em todas as salas, além de elevador com acessibilidade para pessoas com deficiência. O novo CEO também contará com um laboratório de próteses. Ao todo foram recebidas 20 novas cadeiras odontológicas, do programa federal Brasil Sorridente, do qual o CEO faz parte.

“Muito em breve a população rio-clarense contará com o novo CEO, e toda uma estrutura de primeira para acolher e atender os pacientes num só local, com acesso facilitado e mais agilidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco.

Nos últimos dois anos, Rio Claro ampliou em mais de 40% o atendimento em saúde bucal. A rede de saúde bucal do município conta com equipe de 58 cirurgiões dentistas, 27 auxiliares de saúde bucal e uma protética, entre outros profissionais. O atendimento à população é feito mediante agendamento em um dos três centros odontológicos ou nas unidades de saúde da família (USF).

Os profissionais atendem também alunos das escolas municipais, além do Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” e Departamento de Saúde Ocupacional das unidades básicas de saúde. Um dos destaques da saúde bucal em 2017 foi a reativação do trailer odontológico, abandonado pela gestão passada. Para mais informações e ou agendamento de consultas, a Secretaria de Saúde orienta a comunidade a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.