Segundo elevador começa a funcionar no paço municipal

Equipamento foi instalado após 50 anos de espera.

O paço municipal de Rio Claro conta com mais um elevador para atender os munícipes que procuraram diariamente os vários departamentos da prefeitura e a Câmara Municipal. O equipamento começou a funcionar nesta sexta-feira (8) e já está disponível para uso da comunidade. “Era uma reivindicação antiga dos nossos colaboradores e munícipes, que felizmente estamos conseguindo atender”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O prédio do paço municipal completou 50 anos em 2018 e sempre contou com apenas um elevador. O fosso foi construído, mas o equipamento nunca foi instalado. O novo elevador fica ao lado do outro, que está em frente ao Núcleo de Orientação ao Idoso, próximo à entrada do paço pela Avenida 3 entre as ruas 3 e 4, Centro. “É uma medida que garante a acessibilidade de todas as pessoas, principalmente cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que trabalham ou vão buscar atendimento no paço”, afirma Juninho.

Além de solicitações da comunidade, a instalação do segundo elevador também atende pedidos dos vereadores. “Era uma necessidade, uma vez que o paço municipal recebe um grande número de pessoas diariamente e contava com um único elevador. Agora essas pessoas terão uma segunda opção”, declara o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, ressaltando que o equipamento também beneficia a Câmara que fica no terceiro andar do paço e tem um vereador cadeirante que necessita de acessibilidade.

O vereador Ney Paiva utilizou o novo elevador nesta sexta-feira (8) e aprovou a iniciativa e o equipamento. “Muito boa essa iniciativa que amplia as opções de acessibilidade”, elogia. Para o vereador Yves Carbinatti, que é cadeirante, é importante que todas as pessoas tenham atendimento sem qualquer obstáculo.

O segundo elevador também facilitará os serviços periódicos de manutenção, que são realizados pelo menos a cada seis meses. Com um único elevador, era preciso desligar o equipamento e o acesso aos pisos superiores era feito somente pelas escadas. Agora, a manutenção pode ser feita de forma alternada, garantindo a segurança e a acessibilidade dos usuários”, observa o coronel, Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

O início de operação do elevador também foi acompanhado pelo secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante e o administrador do paço, Waldir José de Carvalho. Assim como no paço municipal, a prefeitura também instalou elevador na Escola Municipal “Jardim das Palmeiras – Caic”, no Jardim Brasília, após mais de 20 anos de espera. O equipamento já está em funcionamento.