Eventos de carnaval terão coleta seletiva

Cooperativa Novo Tempo fará recolha de recicláveis no desfile do Bloco da Saudade e no Carnaval na Praça.

Em ação ambiental da prefeitura, Rio Claro terá coleta seletiva de recicláveis durante eventos de carnaval. O trabalho será feito a partir desta quinta-feira (28), no desfile do Bloco da Saudade, e prossegue nos quatro dias de atividades do Carnaval na Praça, programados para o sábado (2), domingo, segunda e terça-feira no Jardim Público. “Faremos o gerenciamento do material reutilizável simultaneamente a atividades carnavalescas”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi. “Com isso esperamos reduzir a quantidade de resíduos nas ruas devido os festejos e garantir a destinação correta de vários tipos de materiais”, explica.

Durante essas atividades as equipes de recolha de recicláveis trabalharão no local a partir das 18 horas, e ficarão até o encerramento de cada noite de festa. Neste carnaval, o serviço será feito por intermédio da cooperativa Novo Tempo, que mobilizará cerca de 60 pessoas entre os que estarão recolhendo os recicláveis, motoristas e equipe que trabalhará na sede do grupo recebendo e preparando o material.

De acordo com o diretor do departamento de Resíduos Sólidos da prefeitura, Willian de Oliveira, o município começou a adotar esse padrão de serviço de olho nos ganhos ambientais e nos benefícios às famílias que integram as cooperativas de reciclagem do município. “Fizemos divisão de trabalho para recolha de recicláveis com base em eventos previstos para o longo do ano, de maneira a atender as duas cooperativas que atuam no município”, esclarece.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também pede a colaboração da comunidade em relação ao recolhimento de recicláveis nos bairros, pois haverá mudanças durante o carnaval. O serviço será normal no sábado (2), segunda-feira e  quarta-feira (6). Os moradores dos bairros para onde está programada a coleta seletiva nesses dias podem colocar o material para ser recolhido como de costume. A coleta porta a porta de recicláveis não será realizada na terça-feira (5) de carnaval. Aos domingos, a coleta seletiva não é feita nos bairros.