Arquivo Público de Rio Claro desenvolve ações educativas com alunos

Na terça-feira (12) estudantes da escola Sylvio de Araújo participaram de atividades no local.

Alunos da Escola Municipal Sylvio de Araújo, em Rio Claro, estiveram na terça-feira (12) no Arquivo Público e Histórico do Município para participarem de atividade educativa. “O objetivo deste tipo de ação é apresentar o acervo documental de forma lúdica, aproximando as crianças dos temas relacionados à história e ao desenvolvimento da nossa cidade, cujos registros se encontram sob a guarda da autarquia”, destaca Mônica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo.

Os estudantes foram recebidos pela equipe da Coordenadoria de Difusão da autarquia e puderam montar quebra-cabeças com imagens de prédios históricos da cidade, além de ter contato com cópias de edições do Jornal O Alpha, de 1925. As brincadeiras alinharam conteúdo do acervo com o assunto trabalhado em sala de aula.

As atividades também possibilitaram aos alunos acesso a documentos originais com a equipe da Coordenadoria do Arquivo Permanente. As crianças receberam explicações sobre a diversidade das fontes documentais, o cuidado com a higienização, pequenos reparos e acondicionamento do material e foram orientadas sobre como consultar e utilizar as fontes originais.

A superintendente Mônica Ferreira observa que dentre as atribuições legais da autarquia estão o desenvolvimento e a implantação de programas de ação educativa, com visitas monitoradas e produção de material de apoio, a partir de documentos do acervo. “A partir destas atividades contribuímos para maior difusão e aproximação do Arquivo às instituições educacionais e à sociedade em geral”, finaliza Mônica.