Reserva técnica do museu ganha novo prédio

Além de mais segurança aos materiais do acervo, novo prédio terá aluguel mais barato.

Os itens da reserva técnica do Museu Amador Bueno da Veiga, em Rio Claro, estão sendo transferidos para novo espaço. O novo local oferece melhores condições para acondicionar os quatro mil itens da reserva técnica com maior segurança.

“O espaço é mais amplo e seguro e a mudança representa também economia para os cofres municipais, já que o aluguel é mais barato”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura, acrescentando que com a medida, a prefeitura está otimizando os recursos e cuidando da preservação das peças.  “O imóvel que hoje abriga a reserva técnica está em péssimas condições, o que compromete a preservação do acervo”, observa Daniela.

Por se tratar de trabalho minucioso, a estimativa é de que sua finalização ainda leve meses. As peças estão sendo higienizadas, catalogadas e embaladas para que sejam transferidas em segurança. O novo espaço também fica na região central e custa menos. O valor mensal do aluguel do novo espaço é R$ 2.500, mais barato que os R$ 2.700 pagos pelo imóvel antigo.

“Mesmo após a inauguração do museu, o imóvel destinado para a reserva técnica é fundamental, já que no museu não há espaço suficiente para abrigar todo o material”, explica Daniela.

O trabalho é resultado de parceria do município com o governo estadual, que destinou recursos para a compra dos itens necessários, como pincéis e caixas, e também para o transporte das peças. Também foi oferecido pelo governo estadual treinamento para os funcionários municipais que atuam nesse trabalho.

As obras de restauração do Museu Amador Bueno da Veiga estão sendo finalizadas. O museu foi atingido por incêndio em 2010 e as obras tiveram início em 2011. Com a restauração, a parte interna está sendo modernizada, inclusive com instalação de elevador. Na parte externa as características exteriores originais do prédio foram recuperadas e o local está ganhando novo paisagismo e novos equipamentos, como teatro de arena.