Manutenção do direito à Saúde pelo SUS será tema de Conferência Municipal no dia 13

Evento é aberto ao público e terá início às 8 horas no Claretiano Faculdade.


Profissionais de Saúde, gestores, e público em geral estarão reunidos no próximo dia 13 para a 14ª edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto a toda a população, será realizado no Claretiano Faculdade, das 8 às 17 horas.
O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Fundação de Saúde de Rio Claro, contará com a palestra de Arnaldo Marcolino Silva Filho, diretor nacional de projetos e pesquisas no Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat). 
Arnaldo falará sobre os assuntos relacionados ao tema central da Conferência que é “A consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”.
Em seguida haverá o debate em grupos formados com direcionamento do que já foi discutido nas pré-conferências realizadas ao longo do mês de março.
No total são quatro eixos temáticos a serem discutidos: O papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à Saúde; A função reguladora do Estado na estruturação do SUS; A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento; Participação Social – Cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo. 
Propostas e reivindicações votadas durante a conferência municipal podem ser aceitas e incorporadas ao SUS em todo o País. A participação de todos os cidadãos nas decisões relativas ao Sistema Único de Saúde é garantida pela Lei  Federal 8142/90. O Claretiano Faculdade fica na Avenida Santo Antônio Maria Claret, 1724, no  Jardim Claret.